Buscar

Aula 15-tgp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O STF é o órgão de cúpula do poder judiciário brasileiro, é a suprema corte brasileira. Ele exerce o papel de guardião da CF, ele deve zelar pela observância das disposições constitucionais. O recurso extraordinário é o principal recurso julgado por esse órgão, esse recurso sempre tem fundamento constitucional. Sua jurisdição é nacional; é formado por 11 ministros que devem ter idade de no mínimo 35 e no máximo 65 anos, devem ser brasileiros natos, a escolha desses ministros é um ato do presidente da república, o escolhido deve ter notável saber jurídico e reputação ilibada. O presidente submete, indica o nome ao senado federal, a aprovação se dá pela maioria absoluta do senado (metade + 1),o nome passa pela previa aprovação da comissão de constituição e justiça, onde ocorre uma sabatina, depois é levado ao plenário onde também deve ter metade + 1 dos votos. Art, 102
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ)Tem por finalidades principais o controle das atividades administrativas e financeiras do poder judiciário, bem como a verificação da observância dos deveres funcionais dos juízes. É integrado por 15 conselheiros que, com exceção de seu presidente, serão nomeados pelo presidente da república após aprovação do nome pela maioria absoluta do senado. Os 15 conselheiros tem um mandato de 2 anos, sendo permitida uma recondução, eles são o presidente do supremo tribunal federal, um ministro do superior tribunal de justiça, um ministro do tribunal superior d trabalho indicado por este mesmo tribunal, um desembargador de tribunal de justiça estadual indicado pelo STF, um juiz de supremo tribunal federal indicado pelo superior tribunal de justiça, um juiz de tribunal regional d trabalho indicado por tribunal superior do trabalho, um juiz de direito indicado pelo supremo tribunal federal, um juiz federal indicado pelo superior tribunal de justiça, juiz de trabalho indicado pelo tribunal superior do trabalho, um membro do ministério púbico federal, um membro do ministério publico estadual indicado pelo procurador gera da republica, dois advogados indicados pelo conselho federal da OAB e dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, sendo um indicados pela câmera dos deputados e um pelo senado federal.
O STJ é o guardião da legislação federal infraconstitucional, o recurso que ele julga é o recurso especial que trata de assuntos pertinentes à matéria infraconstitucional. Sua jurisdição também é nacional; é formado por 33 ministros, sendo que um terço é de desembargadores estaduais, um terço é de juízes de tribunais regionais federal e um terço é de advogados e membros do ministério público.

Outros materiais