Buscar

historia 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino da História – Unidade 2
1-Discutir questões que abordem a alteridade (capacidade de se colocar no lugar do outro, sentindo o que ele sente, observando o mundo a partir do olhar do outro) é de extrema relevância tanto no contexto internacional quanto no brasileiro. É cada vez mais comum o deslocamento de pessoas entre países, o que pode desencadear ondas de perseguição e de etnocentrismo. Por isso torna-se imprescindível problematizar e diminuir embates que levem a atitudes preconceituosas em relação ao outro. Sobre esta temática, marque a alternativa que NÃO corrobora positivamente com a questão.
	a.	A diversidade cultural e a alteridade são elaborações sociais e, logo, tem sua passagem pela escola.
	b.	O professor e os demais sujeitos da escola precisam ter atenção para que se evitem formas de discriminação e preconceito dos mais diversos tipos.
	c.	Tanto a França quanto o Brasil são países nos quais é preciso ampliar a discussão sobre a alteridade.
	d.	A escola, enquanto espaço de convivência, é um dos lugares mais adequados e corretos para que a hegemonia social se torne uma realidade.
2-Tanto a História das Mentalidades quanto as Representações Sociais são formadas por conceitos forjados por autores diversos. Associe o autor à sua afirmação/postura.
1. LUCIEN FEBVE
2. LE GOFF 
3. S. MOSCOVICI 
4. CHARTIER
( ) Atesta que as estruturas políticas e sociais são as primeiras nas quais se pode verificar mudanças importantes e substantivas, enquanto certos comportamentos e formas de pensamento demorariam significativamente mais para sofrer alterações.
( ) Foi o responsável por iniciar uma revisão crítica e profunda dos estudos sobre as mentalidades, bem como se tornou o principal nome da história social das práticas culturais a partir de 1990.
( ) A noção de representações sociais recupera o conhecimento do sentido que inclui tanto aspectos quanto afetivos e orienta a conduta dos indivíduos no mundo social.
( ) O nível da História das Mentalidades é o do cotidiano e o do automático, o que escapa aos sujeitos individuais da História porque é revelador do conteúdo impessoal do seu pensamento.
	a.	4 – 3 – 2 – 1
	b.	1 – 4 – 3 – 2
	c.	1 – 2 – 3 – 4
	d.	2 – 4 – 3 – 1
3-Muitos são os fatores que interferiram na organização dos conteúdos históricos. De acordo com Cerri (2009), algumas características podem ser percebidas como influenciadoras até os dias atuais, quer seja na forma tradicional, quer seja nas propostas inovadoras do ensinar histórico. Aponte a alternativa que apresenta as três grandes influências para se compreender o início da história ensinada. Marque a alternativa CORRETA:
	a.	Modernidade, Reforma Protestante e Desenvolvimento
	b.	Modernidade, Nacionalismo e Foco Europeu
	c.	Nacionalismo, Contemporaneidade e Americanismo
	d.	Contemporaneidade, Inclusão Social e Capital Humano
4-A organização dos fatos históricos passa pela seleção da memória – principalmente a coletiva. Assim, é comum, em algumas situações, haver a “supressão” de situações constrangedoras e a exaltação de fatos com os quais se quer “inscrever” uma memória “positiva”, sacralizando-a ou dando-lhe um valor maior do que ela tem de fato. Sobre este tema, qual dos eventos abaixo não condiz com a realidade? 
Marque a alternativa INCORRETA:
	a.	Os elementos simbólicos, presentes numa sociedade, são partes constitutivas dela demonstrando sua íntima relação, tanto com o poder instituído quanto com as relações e os conchavos políticos subjacentes.
	b.	Desnaturalizar algumas datas comemorativas como o 21 de abril e o 13 de maio, evitando a caricaturização do indígena, do negro, por exemplo, são saídas positivas quanto à gestão reflexiva da memória.
	c.	Nos mitos fundadores brasileiros pouco ou quase nada se omitiu quanto ao passado de nossa nação.
	d.	É importante que o historiador seja crítico ao apresentar temas de construção simbólica, uma vez ele deve estar atento às intenções implícitas que tal postura encerra.
5-Nas décadas de 80 e 90 (século XX) houve reformulações curriculares em várias disciplinas, inclusive História, na educação básica. Duas propostas tornaram-se paradigmas para o restante do país. Marque a alternativa CORRETA que aponta a proposta:
	a.	Temas Geradores e Marxismo
	b.	História Local e História Econômica
	c.	Marxismo e Educação Popular
	d.	Positivismo e História Local
6-A noção de tempo e o que ela encerra não é de fácil compreensão para crianças do segundo ciclo.
Assim, torna-se um desafio para o professor trabalhar o passado e com as instituições forjadas nele com esse público escolar.
De acordo com Jean Piaget é a partir dos 8-9 anos que a criança começa a desenvolver estruturas mentais capazes de entender instituições e novos conceitos desde que ensinados de forma clara.
Outros autores ampliaram as pesquisas de Piaget no século XX.
Dentre estes, um grupo liderado por Lee e Ashby, a partir da década de 1980, realizaram um estudo com crianças de 7 a 14 anos no qual o resultado apresentou 4 níveis, do simples ao complexo.
Ordene os níveis de acordo com a sequência apresentada no texto:
( ) Empatia Histórica ou restritiva
( ) Empatia cotidiana ou comum
( ) O passado que deixa perplexo
( ) Empatia História ou contextual
	a.	3 – 2 – 1 – 4
	b.	1 – 2 – 3 – 4
	c.	4 – 3 – 2 – 1
	d.	1 – 4 – 3 – 2
7-A História das Mentalidades (cujas bases são “formas duradouras de pensamento que caracterizam longos espaços de tempo”) apoiou-se nos fundamentos da Psicologia Moderna para desenvolver-se. Ela propôs a tese de que as mudanças que ocorrem no pensamento e no comportamento humano são mais lentas e difíceis de serem processadas (e aceitas) que aquelas da ordem social e política. Esse entendimento e essa articulação com o cotidiano proporcionou um novo jeito de estudar e fazer história. Dentre as assertivas que seguem, aponte aquela que não atende à proposta da História das Mentalidades. Marque a alternativa INCORRETA:
	a.	Designa os sistemas de valores e crenças próprias de uma época ou de um grupo.
	b.	Apesar de sua relevância, a História das Mentalidades sofreu uma revisão crítica da quarta geração dos Annales, principalmente partir de 1990 com Roger Chartier.
	c.	É importante tomar ciência dessa articulação (Psicologia-História-Mentalidades), pois a partir dela foi possível refletir acerca de como o sujeito aprende.
	d.	Lucien Febvre, um dos fundadores desta nova escola, os Annales, deu inicio às suas pesquisas no pós 2ª Guerra Mundial, em 1956.
8-Algumas modificações no ensino da História, da década de 1970, foram implementadas, inclusive o uso do livro didático foi incentivado. Dentre as assertivas abaixo, marque ( V ) Verdadeiro ( F ) Falso.
( ) I. Os Guias Metodológicos lançados pelo Ministério da Educação e Cultura, no final da década de 1970, tinha como objetivo principal colaborar com a aplicação dos conteúdos dos Cadernos de História Geral, sendo um roteiro para os professores, uma orientação e não uma obrigatoriedade.
( ) II. Jose Jobson Arruda e Heródoto Barbeiro foram os únicos autores que demonstraram a preocupação em vincular os conteúdos da história geral com os da história do Brasil.
( ) III. O Estado de São Paulo elaborou um guia específico para orientar os professores de História. 
( ) IV. Alguns livros didáticos, em especial os utilizados entre o final da década de 1970 e a metade da década de 1980, apresentavam alguns diferenciais como fotografias, mapas, gravuras, quadros cronológicos e resumos no final dos capítulos.
	a.	Apenas a alternativa II e III são verdadeiras
	b.	Todas as alternativas são falsas
	c.	Todas as alternativas são verdadeiras
	d.	As alternativas I e III são falsas
9-No segundo ciclo, bem como no ensino fundamental como um todo, os alunos são levados a identificar relações de poder, aprender sobre ascendência e descendência, estabelecer relações com o presente e o passado, dentre outros objetivos. Neste sentido, a memória e a gestão desta são importantes fatores que precisam serdesnaturalizados, tanto de forma individual quanto coletiva. De acordo com o texto de Helenice Rodrigues, associe os termos aos seus respectivos significados.
A. Rememoração 
B. Comemoração 
C. Manipulação da memória 
D. História oficial 
( ) Trabalho de construção de uma memória coletiva
( ) Memória ideológica
( ) Parte de um processo de elaboração individual
( ) Utilização deliberada do esquecimento
	a.	C – D – B – A
	b.	B – D – A – C
	c.	A – B – C – D
	d.	D – A – C – A
10-Problematizar as temáticas nas quais o ensino de história é forjado, construído, não é tarefa fácil. No entanto, é imprescindível que se discuta o assunto. Para além do que é planejado, apresentado, Cerri (2009) aponta que, nem sempre, inserir um ou outro tema (como a história da China, por exemplo), isenta o currículo de ser eurocentrista. O autor relata que “o aluno não aprende apenas os conteúdos que o currículo traz e as mensagens explícitas disponibilizadas, mas também os elementos e formas de pensar e organizar o pensamento, referentes às concepções que fundamentam as lógicas”. 
Nesse caso, ele aborda qual currículo? Marque a alternativa CORRETA:
	a.	Prescrito
	b.	Oculto
	c.	Implícito ou nulo
	d.	Real ou implícito

Outros materiais