Buscar

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência PORTIFOLIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, tem como o dever incluir processos de melhorias púbicas, e com isso fortalecer o direito da mesma em locais de esporte e lazer.
A lei estar destinada a assegurar e a promover melhores acessibilidades, em condições de igualdade dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência , visando a sua inclusão social a cidadania.
Como podemos garantir que pessoas com deficiência tenham acesso ao esporte e lazer?
Aplicando a lei para a melhoria e inclusão, essas pessoas possui o direito de ser incluida na sociedade em diversas áreas, como cultura, lazer, esporte, educação e trabalho, pois faz parte deste social como todos os outros. Os locais de esporte e lazer tem o dever e as regras que deverão ser observadas e aplicada para a garantia do exercício dos direitos das pessoas com deficiência no país. Além disso deve-se construir locais de bom acesso para a locomoção dessas pessoas.
- O que é importante observar nos espaços de esporte e lazer, tendo como referência a lei?
É importante observar se o local estar adaptado as regras de acordo com a lei de inclusão, facilitando o acesso e os espaços que devem estar preparados arquitetonicamente para receber as pessoas com deficiências. Somente assim será viabilizado o seu direito de acesso à cultura, esporte e lazer. Não esquecendo de aplicar a lei de inclusão. Pois, não há justificativas para que esses espaços não estejam perfeitamente adaptados. Como diz no Art. 4o  Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades como as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação
Quais são as dificuldades desses espaços e seus gestores em aplicar a lei no dia-adia?
As dificuldades desses espaços impedem a participação e o acesso dessas pessoas. Em alguns locais ainda encontramos barreiras e obstáculo que impede o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança, nos transportes públicos, na locomoção urbana, entre outras barreiras, e essas pessoas acabam não praticando seu direito de cidadão que possuem de ir e vir
Para os gestores a garantia de acesso a esses locais indicam respeito a cada pessoa, facilitando a ida dessas pessoas a locais de esporte, cultura e lazer. E com isso proteger e garantir o total e igual acesso a todos.

Outros materiais