Buscar

Extrato de repolho roxo como indicador ácido 2

Prévia do material em texto

Extrato de repolho roxo como indicador ácido-base de pH
Fundamentação Teórica:
	As funções inorgânicas, em especial os ácidos e bases, tem ampla ligação com nosso dia a dia. Um exemplo é que a estrutura do dente pode ser danificada por meio da cárie, que é uma doença infecciosa causada por bactérias. Essas bactérias produzem ácidos que provocam a desmineralização de alguns tecidos duros do dente.
Acontece da seguinte maneira: os restos alimentares que ficam no dente formam a placa bacteriana, uma camada que adere à superfície dos dentes e contém muitas bactérias, principalmente o Streptococcus mutans. Essas bactérias, em contato  principalmente o açúcar, promovem uma fermentação, liberando o ácido lático e outros tipos de ácidos. Esses ácidos, por sua vez, causam a descalcificação de algumas camadas do dente, o que resulta a formação da cárie. Os orifícios causados pela cárie podem se aprofundar até atingir a polpa do dente, caso a cárie não seja detida. Então, ocorrem inflamação e dor. Em fases mais avançadas, a cárie pode levar à destruição e a perda do dente. Mas não só as bactérias produzem esses ácidos, alguns produtos que consumimos diariamente podem ser ácidos ou básicos, como os remédios que tomamos para amenizar a azia e a “queimação” do estômago. A esses elementos quando adicionados um indicador de ácido-base percebe-se uma mudança na coloração, apresentando um pH, e esta nos mostra se trata-se de um ácido ou uma base.
No experimento abaixo vocês vão descobrir se os elementos abaixo utilizados no cotidiano são ácidos ou básicos, através da utilização do suco de repolho roxo como indicador.
Atividades Pré-laboratório:
Como você diferencia um ácido de uma base? Dê exemplos para cada um deles.
Qual função da solução de repolho roxo?
Como você identifica se o meio é ácido ou básico?
Materiais e reagentes:
Béquer
Pipeta
Água destilada
Suco de limão
Mistura de água e sabão
Vinagre
Leite
Solução de Bicarbonato de Sódio
Refrigerante 
Extrato de repolho roxo
Procedimento:
Numere os béquers de 1 a 6, colocando de 25 a 30 gotas, as diferentes substâncias na seguinte ordem: limão, sabão, vinagre, leite, bicarbonato de sódio e refrigerante.
A seguir, adicione de 3 a 5 gotas na solução de repolho roxo a cada béquer.
 
Atividades pós-laboratório:
Porque ocorreu a mudança na cor da solução ao adicionar o repolho roxo?
Cada solução obteve uma coloração diferente, porque isso ocorreu?
Quais substâncias são as mais ácidas e quais as mais básicas?
Complete os dados da tabela abaixo:
	Béquer
	Solução
	Indicador
	Cor observada
	Ph
	Ácido ou Base
	Limão
	
	
	
	
	
	Sabão
	
	
	
	
	
	Vinagre
	
	
	
	
	
	Leite
	
	
	
	
	
	Bicarbonato de Sódio
	
	
	
	
	
	Refrigerante

Continue navegando