Buscar

Trabalho Auditoria 1avd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário de Volta Redonda- UniFOA
Curso de Engenharia Ambiental
Auditoria Ambiental
 Pesquisa sobre Legislação 
Aluna : Tatiana Ribeiro Barbosa, matrícula: 201111930
Profº : Samuel Pigozzo Silva
Volta Redonda, 20 de agosto de 2013.
Pesquisa
Conceitue: 
Legislação:
Nos regimes democráticos, três poderes apresentam-se bem definidos e atuantes: o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário.
Ao Poder Executivo compete exercer o comando da nação. 
O Poder Judiciário tem a incumbência de aplicar a lei em casos concretos, para assegurar a justiça e a realização dos direitos individuais e coletivos.
O Poder Legislativo, a ele compete produzir e manter o sistema normativo, ou seja, o conjunto de leis que asseguram a soberania da justiça para todos - cidadãos, instituições públicas e empresas privadas.
A legislação de um estado democrático de direito é originária de processo legislativo que constrói, a partir de uma sucessão de atos, fatos e decisões políticas, econômicas e sociais, um conjunto de leis com valor jurídico, nos planos nacional e internacional, para assegurar estabilidade governamental e segurança jurídica às relações sociais entre cidadãos, instituições e empresas.
Direito Ambiental:
Conjunto de normas, princípios, institutos sistematicamente organizados, visando-se a defesa e a preservação do meio ambiente para as presentes e futuras gerações.
Política:
Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.
Como se dá a hierarquia das normas: Federais, Estaduais e Municipais:
A teoria da hierarquia das normas jurídicas é um sistema de escalonamento das normas, proposto por Hans Kelsen, jurista alemão do século passado, que também é chamada de "Pirâmide de Kelsen".
No Brasil, a Pirâmide de Kelsen é de fácil visualização, quando olhamos para o sistema jurídico pátrio: CF; Leis complementares; Leis ordinárias; Medidas Provisórias e leis delegadas. Resoluções.
A estrutura criada por Kelsen consagra a supremacia da Norma Constitucional e estabelece uma dependência entre as normas escalonadas, já que a norma de grau inferior sempre será válida se, e somente se, fundar-se nas normas superiores.
A hierarquia das normas entre Federais, Estaduais e Municipais também seguem uma dependências escalonada entre suas instâncias, ou seja: uma Lei municipal deve-se estar fundamentada em outra Federal ou Estadual e assim por diante.
Defina:
Decreto:
Um decreto é usualmente utilizado pelo chefe do poder executivo para fazer nomeações e regulamentações de leis, entre outras coisas.
É a forma de que se revestem dos atos individuais ou gerais, emanados do Chefe do Poder executivo Presidente da República, Governador e Prefeito. Pode subdividir-se em decreto geral e decreto individual - este a pessoa ou grupo e aquele a pessoas que se encontram em mesma situação.
O decreto tem efeitos regulamentar ou de execução - expedido com base no artigo 84, VI da CF, para fiel execução da lei, ou seja, o decreto detalha a lei. Não podendo ir contra a lei ou além dela.
Lei:
A palavra lei procede do Latim "lex" que significa "regra, norma". Trata-se de uma norma ou um conjunto de normas concebidas por um poder soberano para regular a conduta social e impor sanções a quem não as cumpre.
Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. Em geral, as ações puníveis por lei são ponderadas pelos cidadãos antes de serem praticadas.
No âmbito do Direito, a lei em sentido formal é um conjunto de normas jurídicas elaboradas pelas autoridades competentes para constituírem os direitos e obrigações dos indivíduos.
No âmbito constitucional, as leis são as normas produzidas pelo Estado. São emanadas do Poder Legislativo e promulgadas pelo Presidente da República.
No sentido científico, lei é uma regra que estabelece uma relação constante entre fenômenos ou entre fases de um só fenômeno. Através de observação sistemática, a lei descreve um fenômeno que ocorre com certa regularidade, associando as relações de causa e efeito, como por exemplo, a Lei de Gravitação Universal ou a Lei de Ação e Reação, determinadas por Isaac Newton.
Resolução:
As resoluções são atos administrativos normativos que partem de autoridades superiores, mas não do chefe do executivo, através das quais disciplinam matéria de sua competência específica. 
As resoluções não podem contrariar os regulamentos e os regimentos, mas explicá-los.
Portarias: 
Um documento de ato administrativo de qualquer autoridade pública, que contém instruções acerca da aplicação de leis ou regulamentos, recomendações de caráter geral, normas de execução de serviço, nomeações, demissões, punições, ou qualquer outra determinação da sua competência.
Bibliografia
MEDAUAR ODETE, Coletânea de legislação Ambiental, Constituição Federal,1360 p – 12. ed. Editora Revista dos Tribunais, 2013
REBELLO FILHO, Wanderley; BERNARDO, Christianne. Guia prático de direito ambiental, 392 p - 3. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. 
CANOTILHO, José Joaquim Gomes (Organizador); LEITE, José Rubens Morato (Organizador). Direito constitucional ambiental brasileiro. CANOTILHO, José Joaquim Gomes (Organizador); LEITE, José Rubens Morato (Organizador), 390p. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
FIGUEIREDO, Antônio Carlos. Vade mecum acadêmico da Legislação Brasileira. São Paulo: [s.n.], 2976p. 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando