Buscar

Seminário Jevons – Economia Política

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário Jevons – Economia Política
Importância da troca na Economia
O processo de troca assume grande importância, pois ela consegue aumentar a utilidade na economia. A utilidade é adquirida através da aquisição dos bens que cada agente necessita em quantidade adequada, fato consumado pela troca.
Jevons concorda com Mill ao dizer que uma sociedade deve ter uma conclusão solida de e adequada de valor, pois um pequeno erro no conceito de valor pode dificulta a formações de outros conceitos e concussões.
A ambiguidade do termo valor
Jevons faz criticas ao termo valor per conter ambiguidade tratada por cada autor como Smith, e critica Mill pelo significado que deu ao termo.
“O valor é um termo relativo. O valor de uma coisa significa a quantidade de alguma outra coisa, ou das coisas em geral, pela qual é trocada”.
A critica feita é que o valor não é como uma coisa, o valor deve ser expresso, o valor de troca não pode ser um objeto.
Para Jevons valor de troca “expressa somente a circunstância de sua troca em certa proporção por alguma outra substância.”
O valor expressa uma relação de troca
As coisas eu são trocadas por outras não são valor, exemplo uma tonelada de ferro trocada por uma onça de ouro, o valor da tonelada de ferro não é uma onça de ouro mas sim “o valor da tonelada de ferro é igual ao valor da onça de ouro” 
O valor de troca expressa apenas a relação das mercadorias determinar a relação das quantidades trocadas, e não apenas um valor absoluto.
O uso popular do termo valor
1) Valor de uso;
2) Apreço, ou premência do desejo;
3) Relação de troca. (pode ser poder de compra)
Jevons usa o significado de valor de Smith para valor de uso e valor de troca. (1 e 3)
“Deve-se observar que a palavra valor tem dois sentidos diferentes, e algumas vezes expressa o poder de comprar outras mercadorias conferido pela posse daquele objeto.”
Jevons deixa bem explicito a escassez no valor, bem escassos mesmo com pouca utilidade tendem a ter maior valor de troca.
Devido a isso, sou levado a pensar que a palavra valor é freqüentemente usada significando intensidade de desejo ou apreço por uma coisa. 
Dessa forma, chego à conclusão de que, ao se empregar a palavra valor, confundem-se habitualmente três sentidos distintos, que precisam, portanto, ser separados:
1) Valor de uso = utilidade total;
2) Apreço = grau final de utilidade;
3) Poder de compra = relação de troca.
Dimensão do valor
Termos de significado popular Termos científicos Dimensões
1) Valor de uso = Utilidade total MU
2) Apreço ou desejo premente por mais = Grau final de utilidade U
3) Poder de compra = Relação de troca
Definição de mercado
Por mercado quero dizer duas ou mais pessoas que negociam dois ou mais bens, e cujas intenções de troca e estoque desses bens são do conhecimento de todos. Também é essencial que a relação de troca entre duas pessoas quaisquer seja conhecida por todas as outras.
Em qualquer grande mercado, é trabalho dos corretores organizar a troca de forma que qualquer compra seja feita com o mais completo conhecimento das condições de comércio.
Portanto, um mercado é teoricamente perfeito apenas quando todos os comerciantes têm perfeito conhecimento das condições de oferta e procura, e da relação de troca.
Definição de uma comunidade comercial
Qualquer número de pessoas cuja influência conjunta num mercado, tanto no tocante à oferta quanto à demanda.
Deve-se observar, contudo, que as leis econômicas, representando a conduta de grandes conjuntos de indivíduos, jamais representarão exatamente a conduta de um único indivíduo.
A lei da indiferença
Quando um bem é de qualidade perfeitamente uniforme ou homogênea, qualquer quantidade dele pode ser usada indiferentemente no lugar de uma quantidade igual: assim, no mesmo mercado, em dado momento, todas as quantidades desse bem devem ser trocadas na mesma proporção. Não há razão para uma pessoa tratar coisas idênticas de modo diferente.
É verdade incontestável, com os devidos esclarecimentos, que no mesmo mercado livre, em qualquer momento, não podem existir dois preços para o mesmo tipo de artigo.
A teoria da troca
O ponto central de toda a teoria da troca e dos principais problemas da Economia reside nesta proposição: A relação de troca de dois bens quaisquer será correspondente à relação dos graus finais de utilidade das quantidades dos bens disponíveis para consumo depois que a troca se completa.
Exposição simbólica da teoria
Mil fala aqui que uma equação é apenas uma analogia matemática apropriada. Mas se a Economia deve tornar-se algum dia uma verdadeira ciência, não deve tratar com meras analogias, ela deve raciocinar por meio de equações reais, como todas as outras ciências que de algum modo chegaram a um caráter sistemático.
Obstáculos à troca
Ao custo do simples transporte, deve-se somar uma variedade de despesas com corretores, agentes, empacotadores, desembarque, armazenamento, tributos etc. Todos esses encargos, sejam necessários ou arbitrários, são obstáculos ao comércio e tendem a reduzir suas vantagens.
Problemas da teoria da troca
Situação, com respeito a determinado bem, de um país muito pequeno que negocia com um muito maior.
A concorrência na troca
Um caso da teoria da troca que é de considerável importância surge quando duas partes interessadas concorrem ao mesmo tempo para fornecer certo bem a uma terceira parte.
Ineficácia das equações de troca
No primeiro caso, pode acontecer que o bem possuído por A tenha alto grau de utilidade para A, e um grau baixo para B. 
Quando não há beneficio na troca a mesma não ocorre.
A pode ter tão pouco desejo de consumir seu próprio bem que mesmo a última porção deste tem um grau de utilidade menor para A do que um pequeno acréscimo do bem recebido em troca.
Utilidade adicional decrescente.
Utilidade adquirida dos bens 
Por seu grau final de utilidade, ou seja, pela intensidade da necessidade que temos por mais dele. O poder de trocar um bem por outro, porém, aumenta muito a extensão da utilidade.
O bem pode ter uma utilidade maior para alguma outra pessoa e pode ser transferido para essa pessoa em troca de algum bem de maior grau de utilidade para o comprador.
Na teoria geral da troca verificamos que o possuidor de qualquer bem divisível trocará uma porção tal deste que o último acréscimo irá ter utilidade exatamente igual ao acréscimo do outro produto que ele recebe em troca daquele.
O ganho pela troca
Jevons concorda com Mill
“Os países que conduzem seu comércio internacional em termos mais vantajosos são aqueles cujos bens são mais demandados pelos países estrangeiros, tendo eles mesmos a menor demanda de bens estrangeiros.”
Opiniões acerca da variação de preço
A variação de preço é muito mais acentuada no caso dos bens essenciais à vida do que no dos supérfluos.
A origem do valor
Falando apenas de coisas que são transferíveis ou capazes de serem passadas de mão em mão, descobrimos que duas das mais claras definições de valor reconhecem a utilidade e a escassez como sendo as qualidades essenciais.
Ocorre que o trabalho, uma vez despendido, não tem nenhuma influência no valor futuro de qualquer artigo: foi-se e está perdido para sempre.
Mas, embora o trabalho não seja nunca a causa do valor, ele é em grande proporção dos casos a circunstância determinante, da seguinte forma: O trabalho afeta o suprimento, e o suprimento afeta o grau de utilidade, que rege o valor ou a relação de troca.
O custo de produção determina o suprimento;
O suprimento determina o grau final de utilidade;
O grau final de utilidade determina o valor.

Outros materiais