Buscar

25 - Correlações clínicas Berne - Estrutura e função do sistema respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura e função do sistema respiratório
Correlações clínicas
Berne
	 Como os músculos respiratórios provêm a força motriz para a ventilação, as doenças que afetam as propriedades mecânicas do pulmão afetam os músculos da respiração. Por exemplo, em doenças pulmonares obstrutivas crônicas, o trabalho respiratório, secundário à obstrução do fluxo de ar, está aumentado. A expiração não é mais passiva, mas requer contração ativa dos músculos expiratórios. Além disso, a capacidade pulmonar total (CPT) está aumentada. A maior CPT força o diafragma para baixo, encurta as suas fibras musculares e diminui o raio de sua curvatura. Como resultado, a função e a eficiência do diafragma estão diminuídas. Adicionalmente, os músculos respiratórios podem ser acometidos por fadiga, exatamente como se dá com outros músculos esqueléticos, quando o trabalho aumenta. 
	 Os músculos respiratórios também podem sofrer paresia nos pacientes com doenças neuromusculares, síndrome de Guillain-Barré e miastenia grave. Nessas patologias, o enfraquecimento significativo dos músculos respiratórios pode comprometer a movimentação da parede torácica. A insuficiência respiratória pode ocorrer ainda que as propriedades mecânicas do pulmão e parede torácica estejam normais. 
	 Em 1959 Avery e Mead descobriram que os pulmões de crianças prematuras que morriam de doença da membrana hialina (DMH) eram deficientes em surfactante. A DMH, também conhecida como síndrome do desconforto respiratório (SDR), caracteriza-se por progressiva atelectasia e insuficiência respiratória em prematuros. É a principal causa de morbidade e mortalidade no período neonatal. A principal deficiência em surfactante nos prematuros é a falta de PG. Em geral, quando o nível de PG aumenta no líquido amniótico, a taxa de mortalidade diminui. Recentemente, essa pesquisa culminou em tentativas bem -sucedidas de tratar a DMH em prematuros, com terapia de reposição de surfactante. Hoje, essa terapia de reposição do surfactante é o cuidado padrão para os prematuros.

Outros materiais