Buscar

Lista 1 engenharia de transportes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Introdução à Engenharia de Transportes
Professora: Viviane Falcão
Lista de exercícios 1
Bruna Chaves de Almeida T01
Lucas Lucio da Silva T01
Qual é o propósito de um sistema de transporte em uma região ou nação?
	 O objetivo do transporte é deslocar mercadorias e pessoas de um ponto a outro. Através do transporte ocorre o movimento de dinheiro e conduz o desenvolvimento da nação.
Se lhe pedisse, para definir transportes, o que você diria? 
	 O transporte é a parte da logística responsável pelo deslocamento de pessoas ou coisas a fim de chegar ao local desejado, através dos vários modais existentes. 
					
Como a qualidade de um sistema de transporte afeta a vantagem competitiva de uma área geográfica em detrimento de outra?
 O transporte tem grande importância na economia, uma vez que a exportação tem grande influencia na economia brasileira. As empresas que conseguem transportar mercadorias aos portos e/ou aeroportos de forma mais eficiência tem grande vantagem nesse mercado pela importância do tempo de entrega. 
Forneça cinco exemplos para convencer alguém da importância do transporte na sociedade.
 Ele é responsável por toda movimentação de mercadorias de exportação, que por sua vez é essencial na economia brasileira;
 O transporte permite que todos nós possamos chegar aos locais necessários para realizar nossas atividades diárias (trabalho, lazer, estudo, etc.);
 Em decorrência do bom sistema de transporte, os cuidados com a saúde melhoraram drasticamente, os medicamentos, transplantes e equipamentos médicos podem ser transportados em situações de emergência a um hospital remoto, ou os pacientes podem ser removidos rapidamente para centros médicos especializados;
 As melhorias no transporte têm contribuído para o declínio mundial da fome, pois, quando há escassez de alimentos em decorrência da miséria, guerras ou do clima, os transportes aéreo e marítimo são fundamentais para o reabastecimento;
 É responsável também pela redução das desigualdades na educação e no emprego, e maior participação em experiências multiculturais em todo o mundo;
O transporte afeta os padrões do uso do solo (zoneamento urbano)? Se sim, como?
 O uso do solo, que é a forma pela qual o espaço geográfico está sendo ocupado pelo homem e seus feitos nela, está diretamente relacionado com o transporte, porque a viagem acontece de um tipo de solo para outro. Anteriormente quando as caminhadas e o deslocamento em cavalos eram as modalidades e transporte predominantes, os usos de solo localizavam-se próximos uns dos outros, devido a baixa velocidade de transporte. Quando a estrada de ferro e o transporte ferroviário de massa dominavam, as formas desse uso assumiram um padrão em formato radial. O centro da cidade com a sua atividade comercial e industrial, era o ponto focal, e as residências ficavam ao longo das vias radiais.
Os avanços da tecnologia de transporte podem ser mensurados pela redução do tempo de viagem entre cidades. Considere uma viagem de 100km entre duas cidades. Compare o tempo de viagem por avião, navio, trem e automóvel. Faça a mesma comparação para uma viagem de 4000km. Não esqueça de considerar o custo associado ao modal, além de fazer um comparativo com passageiros e carga.
 Em um trecho de viagem de 100km entre duas cidades a viagem de avião geralmente não é utilizada pelo custo da viagem ser muito elevado, o navio também é raramente utilizado, e há necessidade de um canal de navegação entre as duas cidades o custo seria bem baixo nessa modalidade. O mais utilizado seria o automóvel, porque o Brasil tem mais rodovias que a ferrovias e, além disso, o tempo de viagem seria mais rápido com o automóvel em relação a um trem comum, mas o custo de viagem do trem seria menor por haver menor necessidade de manutenção da via e o fato de transportar maior quantidade de passageiros em uma única vez.
 A viagem de 4000km não é comum a utilização de automóveis, pois seria uma viagem muito demorada e o custo muito elevado. O mais utilizado é o avião, pelo fato de ser o mais rápido e mais comum, o trem e o navio necessitam de uma infraestrutura muito maior para serem utilizados, já que há necessidade de haver no trecho que precisa ser feito canais ou ferrovias e o Brasil tem não tem muitos recursos para utilização desse tipo de transporte. 
O transporte é responsável pelo desenvolvimento econômico de regiões inteiras. Comente e explique essa afirmação.
 O transporte é o responsável pelo desenvolvimento econômico de regiões inteiras, e é atividade primordial devido a sua importância nos custos logísticos, já que ele é quem determina o prazo, a quantidade e o custo da operação. Além disso é responsável por disseminar novas tecnologias e inovações em alguns locais, e também coisas básicas como alimentos. 
Discorra sobre a Tabela 1, o que podemos inferir a partir dela?
	 Podemos inferir que quanto maior o a produção mais caro é o valor do veiculo de transporte e também mais caro seus acessórios, mas podemos perceber que a tabela não mostrou dados sobre o transporte por meio do avião ou navio. O navio seria uma boa opção de transporte para grandes cargas, pelo seu custo, apesar da baixa velocidade.

Continue navegando