Buscar

ativ 28812

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II
ATIVIDADE AULA 03
01 - Conceitue e Caracterize Treinamento Organizacional; 
Atualmente nas organizações faz-se necessário a estimulação dos profissionais para um pleno conhecimento, direcionando-os para um diferencial estratégico, competitivo e de sucesso. Aumenta-se a necessidade da geração de informações e que as mesmas sejam úteis e significativas para que promovam o aprendizado individual e organizacional, produzindo assim melhores resultados. É importante ressaltar que treinamento e desenvolvimento são coisas distintas, por mais que possuam semelhanças e cheguem a utilizar técnicas em comum. Para Volpe (2009), treinamento remete a um processo educacional de curto e médio prazo, aplicado de maneira organizada, por meio do qual as pessoas adquirem conhecimentos, posições e habilidades em função de objetivos previamente definidos dentro de uma instituição organizacional, com o propósito de aumentar a produtividade sem prejudicar ou influenciar em seus comportamentos. Já o desenvolvimento, está caracterizado mediante um processo dinâmico de melhoria, que implica em uma mudança na evolução, no crescimento, incremento e avanço de uma nova tecnologia.
02 – Faça uma relação entre desenvolvimento e treinamento de pessoas em uma organização. Comente sobre sua importância no processo de crescimento e desenvolvimento do negócio. 
Treinamento
O treinamento tem por objetivo impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e diminuir os refugos e necessidade de refazer os trabalhos. Em geral, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios.
Desenvolvimento: por sua vez, está relacionado ao aprimoramento do conhecimento e das habilidades de natureza complexa e não estruturada. Trata-se da capacidade de acumular conhecimentos e informações capazes de melhorar o desempenho de um colaborador em sua função, em um processo de aprimoramento profissional contínuo.
Por maximizar o desempenho e melhorar os resultados, o desenvolvimento impacta também no clima organizacional. Este é um processo que tem retorno a médio e longo prazo, o que dificulta um pouco a sua aplicação.
03 – Liste e caracterize as etapas de um Treinamento;
Entradas (inputs), como treinandos, recursos organizacionais, informação, conhecimentos etc.
Processamento ou operação (throughputs), como processos de ensino, aprendizagem individual, programa de treinamento etc.
Saídas (outputs), como pessoal habilitado, conhecimentos, competências, sucesso ou eficácia organizacional etc.
Retroação (feedback), como avaliação dos procedimentos e resultados do treinamento através de meios informais ou pesquisas sistemáticas.
04 – Na aula 03, há um modelo de plano de treinamento para cargo de Gerencia de uma empresa. Você deverá exercitar a confecção de um plano de treinamento, pode ser mais simples, porém, seguindo o exemplo que está na aula. O cargo para treinamento é Recepcionista e Telefonistas de uma agência de emprego. Fique a vontade para utilizar da criatividade.
Vontade para utilizar da criatividade.
Plano de treinamento:
Empresa: Vendedores
Referência: atendimento ao cliente e vendas
Objetivo: deixar o cliente satisfeito, e saber mostrar e apresentar e oferecer produtos a serem vendidos.
Público alvo: Colaboradores e caixas.
Total de Participantes: 10 pessoas
O Problema: Pessoas que entram na loja sendo mal atendidas e que não são abordadas, produto mal exposto e sem preço.
Justificativa: Aumentar as vendas em 70% e deixar os clientes 100% satisfeito, e com isso clientes sempre fieis a loja.
Facilitadores: Gerentes
Carga Horária: 03 horas.
Data e realização: Treinamento a ser realizados após o expediente em 1 sábado do mês de outubro com duração de 3 horas.
Local: Será realizado no local de trabalho sem obter remoção dos colaboradores para outro ambiente.
Recursos Instrumentais: data-show, e cartilhas
Recursos de Materiais: caneta, e folhas para anotações.
Recursos Humanos: Um representante com experiência em atendimento ao cliente
Obs. Os itens que estão no plano de treinamento como modelo, podem sofrer alterações. Faça um com as características que o cargo e a organização necessitar. 
ATIVIDADE AULA 04
01 - Conceitue Salário e Remuneração, caracterizando suas particularidades;
Salário: Valor relativo a uma tarefa ou cargo, onde o mesmo é calculado pelo valor hora ou mensal, é efetivamente estabelecido para cargos e registro em carteira ou contrato.
Remuneração: Consiste Na somatória dos salários e das vantagens e benefícios atrativos no qual as organizações concede aos seus funcionários onde refere-se ao conjunto de todos os valores pago a seus funcionários.
02 – Como determinar uma remuneração? Como Administrador(a), quais aspectos julga necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz? Justifique sua resposta. 
 A remuneração por cargo ainda é a forma mais utilizada pelas empresas para remunerar seus empregados, ou seja, o sistema de remuneração tradicional baseados em cargos e funções. Salario é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho. 
 Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem etc.
 Não é mais novidade a constatação de que hoje se vive em tempos de grandes mudanças em todas as esferas da sociedade. Elas ocorrem numa velocidade assustadora, causando um grande impacto nas organizações, que precisam iniciar uma luta pela sobrevivência dentro de uma paisagem competitiva, onde a informação, conhecimento e tecnologia são aspectos primordiais para o alcance do sucesso. Em função desses fatores as empresas estão percebendo que é necessário passar por um processo de modernização, para poder continuar no mercado competitivo. O modelo de organização baseado na hierarquia parece estar em desuso, surgindo em seu lugar o modelo empreendedor que baseia-se na melhoria contínua do processo e do produto. Assim, as empresas têm procurado, em maior ou menor grau, aplicar processos de reestruturação que possibilitem seu enquadramento no contexto atual. Cabe salientar que esse processo de mudança não deve ser visto como a busca por um modelo definitivo, mas a procura por uma forma de estrutura organizacional menos rígida, mais ágil, constantemente adaptável a modificações contínuas.
 
03 – Quanto ao composto salarial, liste as formas como podem ser caracterizados, exemplificando a resposta. 
Fatores externo: consiste nas variáveis predominante no ambiente externo, que de uma maneira ou de outra que influenciam os salários ou praticas salariais da organização como situação no mercado de trabalho, onde os sindicatos e suas práticas de negociações coletivas ou situação econômicas do país e a concorrência do mercado.
Fatores internos: consistem em todos os esforços e dos elementos predominante nas organizações e a quem dependem decisões ou fatores culturais internos de uma organização tais como tipos de cargos existente pela política salarial e a capacidade financeira da organização e sua competitividade.
04 – O que são benefícios? Podem ser Legais e por liberalidade da empresa. Liste pelo menos 03 exemplos de cada tipo e caracterize-os. 
Benefício: é o conjunto de programa ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salário onde a somatória compõe a remuneração do empregado.
Legais: Férias, 13º salario, 1/3 férias, DRS descanso semanal remunerado, auxilio doença, vale transporte, etc.
Liberalidade: Cesta básica, auxilio alimentação, seguro de vida, participação nos lucros, prêmio produção, etc.
.
BOM ESTUDO!

Outros materiais