Buscar

AVALIANDO DIREITO DO TRABALHO II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0132_SM_201603249249 V.1 
	DIREITO DO TRABALHO II
	
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	09/04/2018 11:21:08 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603471447)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC-2013-TRT/9ªRegião) Considerando as previsões da CLT sobre rescisão do contrato de trabalho, é INCORRETO afirmar:
		
	
	Nos contratos que tenham termo estipulado, o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o término do contrato.
	
	No caso de morte do empregador constituído em empresa individual, é facultado ao empregado rescindir o contrato de trabalho.
	 
	Havendo culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, não há que se falar em recebimento de indenização.
	
	Aos contratos por prazo determinado que contiverem cláusula assecuratória do direito recíproco de rescisão antes de expirado o termo ajustado, aplicam-se, caso seja exercido tal direito por qualquer das partes, os princípios que regem a rescisão dos contratos por prazo indeterminado.
	
	No caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade municipal, estadual ou federal, ou pela promulgação de lei ou resolução que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604018993)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: CESGRANRIO - 2013 - BNDES - Profissional Básico - Direito . O contrato de trabalho brasileiro tem como regra a indeterminação de prazo, podendo ser rescindido sem justa causa, por qualquer das partes, mediante a concessão de um aviso prévio à outra parte. O instituto do aviso prévio assegura que este
		
	
	Deve ser de 30 dias para qualquer trabalhador, independentemente da periodicidade do pagamento do salário, se mensal ou outro inferior.
	
	Deve ser de, no máximo 30 dias, podendo ser de 8 dias para os trabalhadores que recebem salário por semana ou periodicidade inferior.
	 
	É devido mesmo na hipótese de rescisão indireta do contrato de trabalho.
	
	Não é devido na hipótese de rescisão por fato do príncipe (factum principis).
	
	Deve ser de, no mínimo 30 dias, acrescendo-se 3 dias por ano trabalhado ou fração superior a 6 meses, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603533251)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as alternativas abaixo de após marque a alternativa correta: I) É correto afirmar que é legal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes. II) O pagamento do aviso prévio indenizado, não está sujeito a contribuição para o FGTS. III) Nas rescisões antecipadas do contrato de experiência, na forma do Art. 481 da CLT (com a Clausula Assecuratória de Direito Recíproco) não há o que se falar em aviso prévio. IV) É legalmente possível o comunicado do aviso prévio durante os dias que antecede o término do período da estabilidade do empregado. V) O Trabalhador que durante o aviso prévio trabalhado, se candidatar a cargo de dirigente sindical, se eleito, adquire a Estabilidade.
		
	
	Somente está correta a alternativa II.
	
	Somente está correta a alternativa III.
	
	Somente está errada a alternativa V.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603960644)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV 2012) Após 5 anos de trabalho numa empresa, Renato é dispensado sem justa causa, no dia 31 de janeiro de 2012. Na hipótese, ele fará jus ao aviso prévio de
		
	 
	45 dias.
	
	42 dias.
	
	39 dias.
	
	30 dias.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603392893)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As irmãs Simone, Sinara e Soraya tiveram seus contratos de trabalho rescindidos. A dissolução do contrato de trabalho de Simone decorreu de culpa recíproca de ambas as partes; a rescisão do contrato de trabalho de Sinara foi indireta, tendo em vista que a sua empregadora praticou uma das faltas graves passíveis de rescisão contratual; e Soraya foi dispensada com justa causa. Nestes casos, o aviso prévio
		
	
	será devido a Simone, Sinara e Soraya, sendo o seu valor integral para Simone e Sinara e de 50% para Soraya.
	
	será devido apenas a Simone e Sinara, sendo para ambas em valor integral.
	 
	será devido apenas a Simone e Sinara, sendo o seu valor integral para Sinara e de 50% para Simone.
	
	será devido apenas a Simone, em 50% do seu valor.
	
	 não será devido a Simone, Sinara e Soraya, por expressa disposição legal.

Continue navegando