Buscar

1 SEMANA DE GESTAÇÃO

Prévia do material em texto

1 SEMANA DE GESTAÇÃO
Durante as duas primeiras semanas do seu ciclo, seu corpo está se preparando para ovular.
Hormônios estimulam os ovários a produzir e liberar o óvulo
sinalizando para engrossar o endométrio preparando-o para receber um óvulo fecundado
3ª Semana
O espermatozóide e o óvulo se unem em uma das trompas de falópio para formar uma nova célula (do bebê) chamada de ovo ou zigoto com 46 cromossomos – 23 da mãe e 23 do pai.
Cerca de 30 horas após a fecundação é iniciado o processo de divisão do zigoto em 2, 4, 8, 16 células e assim sucessivamente…
4ª Semana
 o processo de nidação (fixação do blastocisto ao útero) se completa. 
Neste período, o blastocisto se divide ao meio, sendo uma parte (parte interna) se transformará no bebê e a outra (parte externa) se transformará em placenta que por sua vez já começa a produzir o hormônio da gravidez (gonadotrofina coriônica humana ou HCG) avisando os ovários para pararem de liberar óvulos.  
2º Mês – da 5ª a 8ª semana de gestação…
5ª Semana:  marca o início do período embrionário. Isto é, quando o cérebro do bebê, espinha dorsal, coração e outros órgãos começam a se formar.  O embrião agora é formado de três camadas (endoderma, mesoderma e ectoderma) cada uma com a importante função de formar órgãos e tecidos distintos – A camada interior (endoderma) formará os pulmões, o fígado, o sistema digestivo e o pâncreas. A camada média (mesoderma) formará o esqueleto, músculos, rins, vasos sanguíneos e o coração. A camada externa
(ectoderma) formará a pele, cabelo, olhos, esmalte dos dentes e o sistema nervoso.  Ainda nesta semana, a cavidade amniótica se expande e a membrana amniótica passa a envolver estruturas, como o saco vitelino originando o cordão umbilical.
O embrião poderá ser visualizado através da ultrassonografia transvaginal, mas não há garantias que isso aconteça por ser ainda minúsculo.
6ª Semana:  O crescimento é bastante rápido esta semana. Apenas quatro semanas após a concepção, seu tubo neural conectado a medula espinhal ao cérebro está se fechando e o coração está batendo cerca de 100 a 130 vezes por minuto e  bombeando sangue. As características básicas faciais começam a aparecer como olhos e narinas e o corpinho assumi uma curvatura em formato de C onde pode-se notar pequenos sinais de braços e pernas.
7ª Semana: ou cinco semanas após a concepção, o cérebro do bebê e o rosto estão se desenvolvendo rapidamente. Em imagens de ultra-som pode revelar a formação do cérebro e as mãos e pés assemelham a pequenas nadadeiras. Por incrível que possa parecer, os testículos (menino) ou ovários (menina) já começam a se formar nesta fase. E o bebezinho começa a se mexer, porém, ainda é muito cedo para conseguir senti-lo!
8ª Semana: Ou seis semanas após a concepção, os braços e pernas do bebê crescem mais, os dedinhos começaram a se formar. Características faciais do bebê estão se tornando mais evidentes, como lábios, língua e narinas. O processo de ossificação (endurecimento dos ossos) começa com os ossos dos dedos das mãos e dos pés já alcançando a primeira articulação. Vinte minúsculos dentinhos de leite começam a se formar na mandíbula.
Os intestinos começam a se desenvolver dentro do cordão umbilical que migrarão para o abdomen do bebê quando tiver o tamanho suficiente para acomodá-los.Seu cérebro continua a se desenvolver tornando-se mais complexo. O bebezinho começa a mostrar sinais de atividade reflexa – uma resposta automática a determinados tipos de estímulos.

Continue navegando