Buscar

Desafio Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO HORTOLÂNDIA
ADMINISTRAÇÃO
 DESAFIO PROFISSIONAL
RESTAURANTE SMAK
ANDREIA MUNIZ – RA 1705189867
BRUNA GUIMARÃES MATOS - RA 2847247285
ELIANA SILVA - RA 2850225092
GLAUCIA MAYANA CANELA NUNES – RA 2844266035
HORTOLÂNDIA, 16 DE ABRIL DE 2015�
INDICE
Introdução											 
1. “Séries de problemas que afetam os negócios de um restaurante.” 		 
2. “Soluções para uma melhor gestão no Restaurante.” 				 
Conclusão											 
	
ANEXOS
	Anexo 1
	Referências Bibliográficas
�
INTRODUÇÃO
Abrir um negócio exige um conjunto de habilidades e conhecimentos, é preciso entender o mercado, o público e planejar bem o negócio.
Para abrir um restaurante precisa ser bem planejado, para obter sucesso deve-se ainda ter metas e buscar alternativas que melhor consigam cumprir com seus objetivos, ganhando estabilidade. A análise dos gastos e rendimentos é fundamental para que não ocorram problemas inesperados. Uma idéia é manter-se sempre aberto para as novidades do mercado. É necessário estar o par do que seus concorrentes têm proporcionado, para não ficar de fora dessa competição. 
Logo de início é normal encontrar problemas com o fornecimento do material, por isso é recomendável uma pesquisa detalhada em busca dos melhores fornecedores, prazo e qualidade são fundamentais. Neste ponto é preciso analisar também a qualidade de contato, alguns fornecedores disponibilizam inúmeros contatos e quando o cliente busca nenhum deles funciona. É bom ter na agenda fornecedora que não precise obrigatoriamente de grandes prazos para entregar determinada encomenda, afinal temos que esta sempre prevenidos.
 Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Vamos então ajudar a Irena a melhor sua forma de trabalhar!
1. SÉRIES DE PROBLEMAS QUE AFETAM OS NEGÓCIOS DE UM RESTAURANTE
	Irena Partala é a proprietária do restaurante “Smak" e ultimamente está tendo problemas em administrar seu negócio, tendo mais prejuízos do que lucros. “O ideal seria ela está atualizada a tecnologia, temos uma ferramenta nos dias de hoje que é fundamental é o termo ‘SWOT”. 
	A ferramenta SWOT é pouco utilizada em micro e pequenas empresas, mas é necessária sua implantação a qualquer momento para a identificação de problemas e possíveis soluções, fortalecendo e fazendo prosperar os negócios da empresa. A análise SWOT é utilizada também para identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, assim como as oportunidades e ameaças das quais a mesma está exposta.
Com base nessas informações, vemos as oportunidades que Irena pode conseguir como também as ameaças. É muito interessante observarmos esses pontos, que fará grande diferença, para obter um restaurante de sucesso.
	
PONTOS FORTES/OPORTUNIDADES
	
PONTOS FRACOS/AMEAÇAS
	Aumento de turistas na região.
	Aumento de restaurantes da região. (Aumento na concorrência).
	Agricultura familiar. O estabelecimento guarda tradições polonesas (O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes poloneses).
	Cardápio escrito à mão em polonês. Fachada em madeira. (Cardápio sem atrativos visuais. Arquitetura antiga).
	Excelente localização.
	Outros restaurantes servem comida por quilo, churrasco, lanches prontos. (Um diferencial da concorrência).
�
	Diferencial do Restaurante Smak: comida caseira, com produtos naturais da região, sem conservantes, cultivados na própria região do vale, como o trigo para a produção do prato típico polonês Pierogi. (Ajudando também na preservação da natureza, sendo uma empresa sustentável). 
	Atendimento lento. Falta de planejamento no negócio, e falta de motivação nos colaboradores.
2. SOLUÇÕES PARA UMA MELHOR GESTÃO NO RESTAURANTE
	Após a verificação dos pontos fortes e fracos do restaurante Smak, conseguimos achar possíveis soluções que podem diminuir, ou até mesmo solucionar problemas atualmente presentes.
	Com essa nova tabela podemos verificar os problemas é também planos para mudar o quadro do restaurante.
Proposta de Soluções
	PROBLEMAS IDENTIFICADOS
	PLANO DE AÇÃO
	Aumento de restaurantes da região. 
	Não é porque houve aumento na concorrência que devemos deixar o desânimo prevalecer. Essa é a hora da mudança, tentar chamar a atenção da clientela.
	 (Cardápio sem atrativos visuais)
	Elaborar comidas diferentes, com promoções, criar novidades para obter sucesso.
	Cores do interior branco e vermelho. Arquitetura polonesa, mesas rústicas de cedro. Espaço físico restrito. 
	O restaurante pode ser antigo e com tradição, mas o conforto deve prevalecer. Mudar as cores seria um bom começo.
	
Como pudemos observar, Irena deve ser mais profissional, procurar fazer investimentos em seu restaurante, para obter retorno.
	Irena tem que estar mais próxima de seus clientes e colaboradores. Um líder deve sempre estar à frente, tendo uma visão ampla dos erros cometidos e dos pontos atrativos do seu negócio, nunca deixando de estar presente, participando juntamente com a equipe nos momentos bons, mas principalmente nos momentos ruins, dando motivação e confiança aos funcionários.
	A implantação de treinamentos permite desenvolver nos colaboradores motivação para o trabalho, além de prepará-los profissionalmente para o atendimento ao cliente. 
	Um líder deve conhecer seus funcionários, e ter sensibilidade, sabendo quando há a necessidade de conversas, abrindo oportunidades para que os funcionários também participem, expondo seus pensamentos e idéias. Assim o restaurante vai conseguir se reerguer em meias as dificuldades, ela precisa ser forte para encarar a realidade.
	Além de sempre implantar a ferramenta SWOT a qualquer momento na empresa, já que, como vimos, é fundamental na identificação de problemas, nos ajudando a solucioná-los.
 Em questão da Gestão Financeira, e tem por finalidade mostrar a importância de um administrador financeiro em uma empresa, fornecendo a este subsidio no que se refere a melhor administração financeira, através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. Isso só acontece devido à falta de controle interno de profissionais qualificados e habilitados para fazerem um planejamento adequado. Neste trabalho foram explorados alguns conceitos relacionados ao tema, mostrando de forma simples e objetiva a importância do administrador ter um controle eficiente dos recursos financeiros da empresa, de forma a garantir a estabilidade das operações da organização e por outro lado a estabilidade. 
CONCLUSÃO
 Para obter sucesso, basta apenas lutar em meio às dificuldades, administrar bem é saber planejar ações, controlar vários recursos que devem ser bem distribuídos, assim se obtém experiência, aprendendo a administrar seja o restaurante ou outro negócio, com o passar do tempo isso vai trazer apenas benefícios, maior agilidade para resolver os problemas, ganhando credibilidade no mercado.
 A sobrevivência das pequenas empresas depende da sua capacidade de competir no mercado. Ao identificar suas principais necessidades, a empresa consegue adotar um sistema que aprimore sua gestão, aumente sua competividade e proporciona mais chances de sucesso.
 Inovar nos produtos, serviços, processos e métodos de gestão é um passo fundamental para garantir o crescimento de negócios. Estabelecer estratégias para alcançar objetivos e muito importantes.
 O plano de negócios é como se fosse um mapa de percurso, um documento que serve para orientar o empreendedor na busca de informações detalhadas
sobre o ramo de negócio, os produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo pra a excelência de uma empresa bem sucedida.
A boa administração de uma empresa dentro de uma organização deve haver um fator chamado hierarquia. Ela é que vai disciplinar os atos entre pessoas. Quando definimos um cargo para uma pessoa, estamos definindo quais os seus limites dentro da organização. Alguns não entendem esta hierarquia e colocam a estrutura da empresa em risco. Quando damos certos poderes para os gerentes de setores e retiramos estes poderes de forma repentina e brusca, estamos criando um paradigma, insatisfação, clima desconfortável, etc. Cada empresa deve criar seu modelo próprio de gestão, onde se administra todos os recursos de forma profissional e direcionada a toda conjuntura em que a empresa está inserida, observando suas particularidades e efeitos estratégicos no mercado. Nenhuma empresa é igual à outra e modelos iguais não podem ser aplicados em empresas diferentes, por isso, recomendamos sempre estudos e avaliações individuais para se criar meios especiais de se administrar e de aplicar a contabilidade gerencial a cada empreendimento. Até mesmo com empresas do mesmo dono, ou do mesmo grupo, estudo especial deve definir o melhor modelo de gestão para cada uma delas. Os controles internos de uma empresa devem ser criteriosamente organizados para aperfeiçoar todos os trabalhos desenvolvidos internamente.
O restaurante de Irena se bem administrado e seguir todas as dicas para uma boa administração, pode chegar a ser um grande ponto de referencias para outros empreendimentos próximos ao seu.
ANEXOS
ANEXO 1
 Corte Custos, mas com cuidado!
Em um momento de alta inflação, a empresa precisa está mais atenta os seus custos e tentar reduzi-los, mas sem comprometer a qualidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Disponível em: < http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/12/1388373-veja-como-administrar-sua-empresa-de-maneira-mais-profissional-para-2014.shtml> Acesso em: 13/04/2015
Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/momento/quero-melhorar-minha-empresa/comece-por-voce/empreendedorismo>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais