Buscar

AVS LETRAMENTO

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0547_AVS_» MET. PRAT. DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
	Tipo de Avaliação: AVS 
	Aluno: ADRIANA 
	Professor:
	ANGELA MARIA PAIVA GAMA
	Turma: 9004/AC
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 2        Data: 30/06/2014 15:22:54 
	
	 1a Questão (Ref.: 201301085022)
	2a sem.: LEITURA
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Para Cagiari (2009, p. 310), no livro Alfabetizando Sem o Ba Be Bi Bo Bu, a leitura envolve aspectos semânticos e fonéticos, pois possibilita "[...] o leitor apropriar-se das idéias que descobriu, ao decifrar o texto, e acrescentar suas próprias idéias às do autor". Classifique a concepção de leitura que Cagliari se refere no texto acima e discuta como suas características são vivenciadas no cotidiano escolar.  
		
	
Resposta: Para Cagiari o ideal é que busque mais informações sobre o autor, o conhecendo melhor para que assim se tenha uma melhor aprrenção doque está sendo lindo, que busque mais oralidade, que no cotidiano escolar se use gibis, encartes etc para que os alunos interajam de forma consciente.
	
Gabarito: 
Cagliari trabalha com a concepção dialógica de leitura em que o leitor interage como autor do texto e constrói um significado inteiramente novo para material lido. No ambiente escolar, esse tipo de leitura implica a permissão para ter uma interpretação de acordo com a subjetividade do leitor, seus presumidos e os sentidos que emergem no ato da leitura. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301056919)
	4a sem.: MÉTODO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A visão do processo de alfabetização mudou a partir da incorporação das pesquisas de Emília Ferreiro. Como consequência dessa mudança, tem-se: 
		
	
	o uso de método mecanicista de treinamento da escrita para a construção do saber do professor; 
	
	o estabelecimento de projeto de ensino controlado em etapas para a prática pedagógica construída no dia a dia. 
	
	a mudança do foco educativo: do professor que ensina para o aluno que aprende; 
	
	a mudança de concepção de aluno, pois agora ele é compreendido como aquele que deve construir sozinho o seu percurso de escrita. 
	
	uma visão reduzida e inflexível no que diz respeito ao tempo do aluno. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301062313)
	5a sem.: VYGOTSKY
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Nas afirmativas abaixo, tem-se as contribuições de Vygotsky para a alfabetização, EXCETO. 
		
	
	A aprendizagem é a aquisição de uma técnica e para tal deve-se preparar o aluno com exercícios de cópia. 
	
	Leitura pode ser trabalhada partir de diferentes gêneros discursivos,pois quanto mais a criança conhece os gêneros, mais fácil será a sua compreensão. 
	
	Os discursos orais que poderão se organizar em discursos escritos das crianças serão os conteúdos de trabalho do professor alfabetizador mediador. 
	
	A proposta pedagógica deve estar organizada para dar voz e vez a criança. 
	
	Deve-se considerar o discurso da própria criança durante o processo de alfabetização. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301056909)
	2a sem.: ALFABETIZAÇÃO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Métodos sintéticos, analíticos e mistos. Muitas realidades que podem confundir o educador no momento de alfabetizar. Sobre o método analítico de alfabetização NÃO se pode afirmar que: 
		
	
	procura fazer a construção do significado de cada leitura a partir de um a interação entre leitor e autor do texto. 
	
	se baseia no conceito de que palavras e sentenças são o ponto de partida. 
	
	enfatiza à compreensão da leitura desde a sua fase inicial. 
	
	o processo de análise da língua se dá do todo para as partes. 
	
	considera que as unidades significativas da língua - sons e letras - é que devem ser o ponto de partida. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301056373)
	6a sem.: LEITURA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Alguns órgãos de pesquisa utilizam escalas para avaliar em que nível de letramento um indivíduo se encontra. Através das nomenclaturas utilizadas, é INCORRETO afirmar que um indivíduo que apresente nível de alfabetismo rudimentar é capaz de: 
		
	
	localizar informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta). 
	
	escrever um pequeno bilhete para transmitir uma informação. 
	
	leitura e compreensão de textos com média extensão e de fazer pequenas inferências. 
	
	realizar operações simples de matemática como o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica. 
	
	realizar a leitura e escrita de números simples.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301062328)
	7a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	De acordo com Marlene Carvalho (2001), o conceito de letramento envolve a "inserção nas práticas sociais da leitura e da escrita". O que significa essa inserção? (CARVALHO, M. Guia Prático do alfabetizador. São Paulo: Ática, 2001, p. 11). 
		
	
	Conseguir assinar o próprio nome 
	
	Compreender a relação entre letra e som. 
	
	Identificar diferentes tipos de textos e seus usos. 
	
	Reconhecer que escrevemos da esquerda para a direita. 
	
	Ser capaz de juntar letras em sílaba e as sílabas em palavras. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301253776)
	sem. N/A: Analfabetismo Funcional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	No Brasil, percebemos que o processo de alfabetização das grandes camadas populares foi uma conquista recente que envolveu lutas políticas e uma mudança em toda a metodologia utilizada para alfabetizar. Entretanto, ainda temos muitos analfabetos funcionais que são: 
		
	
	O analfabeto funcional é qualquer sujeito que já passou por 4 anos de escolaridade após a alfabetização, mas que não apresenta eficiência na utilização dos processos de leitura e escrita dentro das funções sociais que elas apresentam na sociedade.
	
	Os analfabetos funcionais são adultos que sabem apenas escrever e ler o próprio nome e por isso, usam a alfabetização com a função social de assinarem seu nome.
	
	Leitores que leem apenas jornais e artigos jornalísticos por requererem menor grau de compreensão das sentenças lidas.
	
	Os analfabetos funcionais são as crianças que já foram alfabetizadas, mas que apresentam dificuldade com a leitura por serem portadoras de dislexia e de outras transtornos de linguagem.
	
	Crianças que foram alfabetizadas nos últimos 4 anos e que por isso, ainda estão se apropriando da leitura. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301084156)
	3a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Maurício tem 6 anos de idade e chegou para o seu primeiro dia de aula no colégio. Estava ansioso e curioso para conhecer o parque e o jardim. Mas a grande novidade foi a sala de atividades, pois ela tinha um enorme mural em que a professora já tinha pregado a 1ª lição - Abelha. Logo no primeiro dia, as crianças foram avaliadas quanto a qualidade de sua escrita através de um ditado e, para terminar, levaram 2 folhas mimeografadas para a casa cujo tema era a letra A. Qual a concepção de conhecimento parece fazer parte da prática de alfabetização da professora? 
		
	
	Analítica 
	
	Sintética e fonológica 
	
	Construtivista 
	
	Empirista 
	
	Sócio-interacionista 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301240380)
	sem. N/A: A importancia do corpo para a Alfabetização
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Entendemos que os exercícios mecânicos da caligrafia ou cópias sem sentido para o aluno, não englobam a movimentação, expressão e desejo de todo o corpo, pois estão fundamentados numa concepção de linguagem estática, com treinamento mecânico da escrita a partir dos modelos que a escola oferece. A movimentação que possibilita controle do corpo e o desenvolvimento da percepção espacial, oferecida pela psicomotricidade , quando presente no cotidiano da turma de alfabetização , são habilidades fundamentais para o desenvolvimento da escrita. Justificamosque a psicomotricidade. 
		
	
	não é uma ciência mas ocorre em dinâmica própria para o desenvolvimento infantil 
	
	 permite aprender brincando fazendo a escrita das letras através do uso de tintas e,gomas e material de diferentes texturas. 
	
	promove o treino de habilidade responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita como a coordenação motora, a discriminação visual e a organização espacial, segundo COLELLO( 1993, p. 59). 
	
	 são atividades a serem planejadas e desenvolvidas com as crianças apenas pelos profissionais de educação física que devem estar presente no quadro de profissionais da escola de alfabetização 
	
	contribui para o exercício intencional e planejado de exercitar o esquema corporal, o equilíbrio, a coordenação motora grossa e fina, a estruturação espaço-temporal e a lateralidade. 
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301085020)
	8a sem.: LETRAMENTO
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Maria e Cristina estão se alfabetizando aos 6 anos de idade. Entretanto na escola de Maria, muitas crianças se desinteressaram pela alfabetização por se sentirem cansadas com tantas atividades percepto-motores que objetivam levar a criança à prontidão e ao êxito na alfabetização. Cite 3 características do ambiente alfabetizador fundamentado na concepção do conhecimento e alfabetização empirista e analise as conseqüências de sua utilização para a formação dos alunos como leitores e escritores. 
		
	
Resposta: Na concepção Empirista o aluno é apenas receptor do conhecimento, ele faz exercícios com cópias se sentido algum , e teem muitas atividades percepto- motores e desde cedo são inseridos ao conhecimento de escrita e leitura mesmo sem estar na faixa etária para o qual, dessa forma fica inviável ou pouco provável que esse educando se torne um leitor ou escritor em sau fase adulta.
	
Gabarito: É uma concepção que concebe a língua como um código que precisa ser aprendido através das ações de decodificação (leitura) e codificação (escrita). Para isso, a forma da escrita é mais valorizada que o próprio conteúdo para produção textual e a criança aprende a escrever corretamente  respeitando as regras da gramática normativa e da escrita alfabética, antes de aprender a estruturar um texto com coesão e coerência. Como conseqüência, teremos leitores mais voltados para os aspectos sonoros do texto do que propriamente para os aspectos semânticos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes