Buscar

Conceito de Etica Pimeira Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e EOAB 
PROFESSORA – POLIANA BRAGA
 CONCEITO DE ÉTICA .
1 Considerações iniciais
Invocação exagerada do termo ÉTICA em vários contextos traz a banalização de seu conteúdo.
Atualidade – reabilitação da ética diante da crise da humanidade (crise moral).
Recomposição de um referencial de valores básicos de orientação do comportamento para a reformulação de um futuro mais promissor para a humanidade.
2 Conceito de ética
Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.[1: NALINI, José Renato. Ética Geral e Profissional. 5 ed. rev. e atual.: São Paulo, RT. 2006. p. 25.]
Ciência – Tem objeto próprio, leis próprias e método próprio para a identificação do caráter cientifico
Objeto da ética – moral (aspectos do comportamento humano).
Origem – derivação da palavra romana mores, no sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.
Objeto da ética – identificação com a moralidade positiva, ou seja, conjunto de regras do comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem. (Eduardo Garcia Maynez).
Expressões intercambiáveis (Ética x Moral) 
Origem epistemológica – Ética vem do “grego ethos” que significa morada, lugar onde se habita. Também quer dizer “modo de ser” (aquisição de características resultantes de nossa forma de vida) ou “caráter” (reiteração da conduta dos homens).
“ETHOS” - caráter impresso na alma por hábitos.
‘’Etica e moral representam expressões próximas.
Diferenças:
ÉTICA – é considerada ciência dos costumes. Já a moral não é considerada ciência, senão objeto da ciência. Assim, a ética como ciência extrai dos fatos morais os princípios gerais a ela aplicáveis.
A distinção mais compreensível entre ética e moral é de que a ética se reveste de um conteúdo mais teórico que a moral, já que a ética é mais direcionada a uma reflexão sobre os fundamentos do que a moral. É uma doutrina direcionada além da moral. Daí a primazia da ética sobre a moral.
ÉTICA – disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobri-las e elucida-las, pois seu conteúdo mostra às pessoas os valores e princípios que devem nortear a sua existência. Ela consegue desenvolver e aprimorar o sentido moral do comportamento e influencia a conduta humana.
Assim para melhor entendimento do conceito é preciso identificarmos quais as tarefas da ética:
A) Elucidar em que consiste a moral;
B) Tentar fundamentar a moral;
C) Tentar a aplicação dos princípios éticos descobertos no âmbito da vida cotidiana.
ÉTICA representa atualização ou experiência de valores.
Norma é considerada conduta que postula o dever. Mas sabemos, que todo dever ser está fundado em valores, mas os valores não estão fundamentados no dever ser.
Reflexão – “A POTENCIALIDADE DE CONVERSÃO DE UM SER HUMANO – APARENTEMENTE VUNERÁVEL-, PARA COMPORTAR-SE ETICAMENTE EM SEU UNIVERSO, É UMA HIPOTESE SIGNIFICATIVA DE TRABALHO.” Ainda que possa parecer contrário, a humanidade só avança se a grande maioria dos homens acreditarem na recuperação do individuo. A luta da parcela da humanidade para a ampliação desse espaço de trabalho comunitário, apesar dos desalentadores exemplos, é o que justifica o estudo, a pregação e a vivencia ética. [2: Idem, p. 30.]
Para entender a moral de uma forma mais simplista é preciso saber que a mesma esta na formação do caráter individual das pessoas, ou seja, podem haver homens imorais em relação a determinados códigos vigentes, mas não existem homens amorais, pois todos tem uma determinada moral e a qualquer pessoa é importante manter a sua moral.
A moral deve ser estudada como objeto da ética do comportamento das pessoas em sociedade.
Preceitos éticos são imperativos.
Divergências – absolutista e aprorista (validez atemporal e absoluta) e relativista e empirista (norma ;ética vigência convencional e mutável)
Absolutista – todo ser humano sabe diferenciar o certo e o errado.
Relativistas – O bem é fruto de uma criação objetiva e a norma moral é um mero convencionalismo. Autentica criação de valores por vontade do homem, dentro de determinado momento histórico e comportamental.
Escolhas se justificam mediante a autonomia da vontade.
Conclusão – À pessoa ética deveria corresponder uma conduta compatível com um núcleo comum de valores, consensualmente aceitos e com permanência na história da humanidade. 
REFLEXÃO PARA A AULA DE HOJE

Outros materiais