Buscar

Resumo Cultura e Arte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Renam de Souza Pereira
Resumo: Cultura Áudio Visual e Arte Contemporânea
A cultura áudio visual e arte contemporânea tem ocupado um espaço importante e especial nas exposições de arte nos últimos tempos, com historia, critica e teoria próprias. Mas sua consolidação foi um trabalho que envolveu políticas culturais, alterações nas legislações, criação de novos mecanismos fiscais e, sobretudo, aplicação de um volume de capitais considerável.
Foi no cenário norte americano que a cultura e as artes se expandiram, mas precisamente nos Estados Unidos, na década de 30, com a grande explosão da indústria cinematográfica de Hollywood e a emergência dos museus de arte moderna em Nova York.
A arte e a cultura tiveram uma mudança qualitativa na década de 60 onde deixaram de serem simples reduto de lazer e passaram a ser uma das principais esferas de construção de identidade.
Já nos anos 70 uma nova revolução surgiu dessa vez envolvendo a tecnologia. Equipamentos de difícil manipulação e alto custo podendo ser acessível ao uso doméstico, transformando as relações das pessoas com o universo audiovisual, fazendo delas o próprio produtor virtual, que a partir dos anos 80 e 90 teve uma ampliação considerável do número de produtores que conseguiram entrar no mercado utilizando a tecnologia doméstica.
Nos tempos da era digital, a arte e a cultura se transformam em um meio artístico com novas possibilidades expressivas. Com a globalização, as imagens e os conteúdos culturais passam a circular e interagir em escala cada vez maior, saindo de suas casas, passando pelos bairros, rodando as cidades, depois estados, países, até atingir uma escala planetária.
A partir de então aumentou a atuação do Estado na área, fomentando o crescimento do setor cultural, sem deixá-lo inteiramente ao sabor do mercado em globalização, procurando fornecer respaldo aos núcleos de produção nacionais.

Continue navegando