Buscar

Reforma da Previdência e Seguro Desemprego

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
A princípio, essa reforma rege diretamente na arrecadação já que teve um grande déficit na previdência, e na vida dos brasileiros.
Portanto, a reforma prejudicará os setores mais pobres, visto que, saúde, segurança e educação, são mais ausentes nos estados do norte e nordeste sendo uma reforma desigual, pois são poucos que tem a capacidade de chegar nessa idade em tais regiões. 
Questão 2
Com a reforma o pais terá uma maior produtividade, pois com o aumento da idade de se aposentar, a população trabalhará mais tempo, contribuindo com a renda do pais e consequentemente ter um acréscimo no PIB, já que a população está envelhecendo e à queda na taxa de fecundidade. 
Já os pontos negativos são a desigualdade prejudicando as classes mais pobres, e com mais tempo de trabalho e menos tempo de privilégios da previdência. Outro fato negativo é por ela ter ocorrido junto com a reforma trabalhista. Com isso os trabalhadores se sentem prejudicados. 
Questão 3
Ás novas mudanças da lei são que o trabalhador poderá ter o direito de receber o seguro pela primeira vez, desde que comprovar o recebimento de salários em 18 meses na segunda cai para 12 meses e terá o recebimento de 4 parcelas, e caso tenha 24 meses de salário fará jus a 5 parcelas
A finalidade e importância do seguro desemprego, é promover uma assistência financeira para o trabalhador, por alguns meses para que ele possa conseguir outro trabalho sem se preocupar com seu sustento, e não prejudicar o sustento de sua família.
Resposta (sim)

Continue navegando