Buscar

Estágio Supervisionado na Educação Infantil

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER 
DAIANE APARECIDA AMARAL LEMOS- RU 1320118, Turma-201602
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
CURITIBA 
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
DAIANE APARECIDA AMARAL LEMOS- RU 1320118, Turma-201602
MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO
 Memorial Reflexivo de Estágio 
Supervisionado Educação 
Infantil: apresentado ao curso
de Licenciatura em Pedagogia
 do Centro Universitário
Internacional UNINTER.
CURITIBA 
2017
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................03
2. Desenvolvimento...........................................................................................04
2.1 Contextualização do local de estágio..........................................................04
2.2 Atividades desenvolvida durante o período de observação participativa..05
2.3 A realização da docência: Os desafios de aprender a ser professor.........06
2.4 Conclusões: Dificuldades e superações .....................................................07
3. Referências....................................................................................................08
4. Modelo de Plano de Aula...............................................................................09
5. Carta de Apresentação .................................................................................10
6. Termo de compromisso.................................................................................11
7.Ficha de frequência.........................................................................................12
INTRODUÇÃO
	O presente trabalho tem por objetivo relatar ás observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola C.E.I Lauriane Rosalves Ribeiro, localizado na rua Joaquim Marciano de Carvalho, nº20, tendo carga horária de 50 horas, tendo com base aprimorar a prática na sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-las com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.
	A educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar á criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.
	Conhecer o espaço escolar é fundamental para formular ideias que aprimorem os conhecimentos que cercam o processo educacional. A disciplina de estágio dá ao acadêmico todo este norte como se desenvolvem as competências em sala de aula. A Prática de estágios nos cursos de pedagogia é fundamental para a formação de um profissional da educação que diante da situação reais e diversas no âmbito escolar refleti como lidar com tais situações e aproveitam estas experiências para suas atividades futuras na educação. Neste relatório mostrarei como aconteceram as observações em sala de aula, trazemos a proposta pedagógica das escolas e descrevemos a experiência do estágio detalhadamente.
 	Encontram-se nesse trabalho as observações não só do processo em sala de aula, como também, do ambiente escolar como um todo.
03
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Contextualização do local de estágio
 
	A escola C.E.I Lauriane Rosalves Ribeiro, funciona nos turnos matutinos e vespertino, atendendo a Educação Infantil de 6 meses a 4 anos. Pode-se dizer que a estrutura física da escola é muito boa e proporciona segurança aos alunos que ali estudam, os espaços físicos são próprios do uso dos alunos, as salas de aula são iluminadas e espaçosas, os banheiros são adaptados ao tamanho das crianças e possuem acessibilidade para cadeirantes. A escola possui 1 sala de diretoria, e secretária, 1 banheiro para funcionários, 1 refeitório, 1 pátio descoberto, 1 parque na área externa aberto, 1 banheiro para meninas e 1 banheiro para meninos, 1 banheiro com chuveiro e uma lavanderia.
	O corpo docente e formado por 35 funcionários, dentre os quais estão professores, diretor, coordenador, cozinheiro, secretária, e faxineiro. Toda equipe pedagógica do C.E.I Lauriane Rosalves Ribeiro, coordenação e professores foram atenciosa e pude observá-los quanto a preocupação em realizar um bom trabalho para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
	 A população atendida é de classe baixa, tendo em sua maioria pais que trabalham como empregados domésticas, comerciantes, professores, policiais e outros. As famílias atendidas são bem diversificadas, com famílias bem estruturadas e também famílias desestruturadas, existem alunos que moram somente com as mães, outros com os avós.
	A função da escola é com uma educação onde ocorra á promoção educativa dos alunos, buscar traduzir valores que assumidos coletivamente pela comunidade escolar e a família, viabilizando o cumprimento de suas finalidades e objetivos buscando a correlação entre o conteúdo acadêmico que se pretende ensinar e o compromisso social d instituição na formação de cidadãos críticos, reflexivos diante da realidade social onde se encontra inserido. Seja esta, a família a escola, o trabalho e a vida em comunidade. 	 					 
												 04
2.2 Atividades desenvolvida durante o período de observação participativa
	Toda equipe pedagógica do C.E.I Centro Educacional Luriane Rosalves Ribeiro, coordenação e professores foram atenciosos e pude observá-los quanto á preocupação em realizar um bom trabalho para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
	Durante o estágio, observei a turma de 4 anos da professora Carla Renata com 13 crianças, com rotina fixa que envolve a higienização alimentação, atividades pedagógicas e brincadeiras. O seu planejamento é elaborado semanalmente, dentro das propostas e de acordo com o currículo. Todos os dias a professora consultava o seu caderno para verificar os possíveis materiais para a realização da aula. Sempre preocupada em atender as necessidades dessa faixa etária levando em considerações a organização de suas propostas pedagógicas visando o desenvolvimento cognitivo das crianças.
	A professora relatou que o horário do turno desfavorece o desenvolvimento do trabalho pedagógico pois o início das aulas geralmente é lento. Os alunos chegam sonolentos por isso ela da início á aula cantando com as crianças músicas para facilitar que as crianças assim despertem. A professora informou que seu planejamento tem como o objetivo proposto, estimular o aluno para que se desenvolva de modo global alcançando metas ao final de cada bimestre. As estratégias didáticas são dadas com o respeito ao ritmo e as particularidades de cada aluno, oferecendo oportunidades iguais para todos, para que eles possam escolher seus próprios materiais, estimulando a autonomia e a socialização. Ao observar, a professora busca manter o ambiente mais tranquilo, porém alguns alunos apresentam atitudes mais agressivas (de aluno com aluno) e outras são "mais energéticos". A professora busca alternativas para sanar essas dificuldades elaborando estratégias para a participação dos alunos, seja de forma mais ativa, oferecendo estímulos através de atividades diversificadas como: jogos, pinturas, modelagem e do trabalho lúdico, como música, histórias e brincadeiras. Trabalhando com diversas áreas de conhecimento: a linguagem oral e escrita 3 vezes por semana, atividades de raciocínio lógico 1 vez por semana, atividades artísticas, 
 05
atividades psicomotoras, leitura de histórias além de Recreação Dirigida. 	
	A educação Infantil e cativante, vivenciar o cotidiano escolar; auxiliando nas diversas atividades propostas; contribuir em questões relevantes é aindaparticipar das atividades em sala de aula, como por exemplo, criar cartazes para exposição com a letra da música do projeto de Vinícios de Morais, a montagem sobre as atividades "cômodos de casa" e a organização das atividades dos alunos. É um lugar de construções, desconstruções diárias e reformulação de ações, mas também muito enriquecedor e prazeroso.
	A instituição de Educação Infantil tem um papel muito importante nos primeiros passos das crianças, pois a mesma tem o papel de educar e instruir, porque a escola é uma espécie de segundo lar, uma boa parte da infância elas passam nas creches C.E.I e escola de uma forma geral, então cabe a todos os educadores o papel de ensinar regras de educação e convivência, regras morais e sociais, e tudo isso de forma lúdica, educativa e criativa, desta forma são inseridas na sociedade com a luz do conhecimento e aprendizado, foi muito interessante observar o quanto tudo é muito bem pensado e planejado com total preocupação na segurança e bem estar das crianças, a cada progresso no desenvolvimento os professores vibram de alegria, eu que passei pelo berçário e também vibrava quando os bebês alcançavam objetivos, rolavam pelo chão, quando eles começavam a andar é como se fossem nossos filhos, e a emoção é a mesma. O dia a dia das crianças é bastante divertido, através de jogos educativos vão construindo o seu conhecimento num mundo de faz de conta e de imaginação, nenhuma data passa em branco, eles vivenciam tudo de um forma rica e construtiva. Tudo foi de forma bem intensa neste período, foi muito emocionante e prazeroso, foi visto professores extraordinários dedicados, e entusiasmados, porque professor tem que saber transmitir amor aos alunos, o aprendizado e bem mais eficaz quando é passado com amor é paciência, desta forma o futuro da educação será garantido, porque quem aprende com amor, também ensinara com amor. O estágio é muito 
 										05
interessante porque através dele podemos sentir e viver na prática o que aprendemos na teoria, é estando ali que poderemos nos encontrar, e saber se queremos realmente sermos educadores, e saber a escolher qual campo iremos abraçar, uma coisa é certa onde tem criança tem alegria, onde tem professor tem educação, onde há educação podemos chamar de escola, e o estágio é uma verdadeira escola de aprendizado. Observei também a generosidade de todos em querer ensinar os estagiárias, e compartilhar experiências, realmente a escola é um jardim repleto de flores e luz, estas flores vão desabrochar para a vida e a sociedade, e com certeza colheremos a satisfação e o prazer de alguma forma ter contribuindo para o bem estar e aprendizado de todos elas. Uma das coisas que absorvei e que as crianças que apresentam mau comportamento são advertidas, se o comportamento persisti, a professora ameaça deixá-las sem parquinho ou de levá-la para a sala de coordenação. A brincadeira é a principal atividade da infância e não deve ser usada como punição ou premiação. Brincar é um direito da criança e , , brincando ela aprende e se desenvolve, por isso a professora deveria buscar outros meios de lidar com o mau comportamento, como o diálogo e as regras combinadas.
	O planejamento é um aspecto fundamental na prática docente. O ensino não pode ser espontaneísta, sem embasamento, é preciso pesquisa e traçar objetivos que se queira alcançar com execução de cada atividade. Isso não significa que o ensino deva ser engessado, sem possibilidade de mudanças, é preciso haver reflexibilidade a fim de que os interesses dos alunos possam ser respeitados. Na turma estagiada, a professora planejava as aulas com antecedência na maioria das vezes. Mas havia momentos que as crianças ficavam ociosas enquanto a professora preparava algo de improviso. Nesses momentos, ela oferecia massa de modelar às crianças. Nessas atividades, os objetivos nem sempre estavam claros, pois algumas serviam apenas para preencher o tempo.
	O embasamento da prática pedagógica demonstrou ser tradicional com a introdução de letras soltas, exercícios de cobrir as letras, exercícios de ligar abelhinhas ao potinho de mel. Quando perguntei sobre esses exercícios , ela respondeu que na educação infantil as crianças precisam treinar coordenação motora fina, pois isso fará diferença no ensino fundamental.				 									 												05
2.3 A realização da docência: Os desafios de aprender a ser professor
	
	Um bom professor tem um papel fundamental na vida do seu aluno. A decisão sobre como devem ser formados os novos profissionais impacta no projeto educacional de qualquer nação. Com as mudanças constantes nas formas de aprender e ensinar, os cursos de licenciatura devem preparar os futuros professores para dialogarem com a nova realidade da sala de aula, atuando como mediadores e designers de aprendizagem. Sobre o ato de ensinar, podemos dizer que ensinar é um processo de trasmisão de conhecimento, é passar para o docente algo que para ele até então era desconhecimento, ensinar sem mais palavras significa instruir o saber. O verdadeiro papel do pedagogo é estimular o crescimento cognitivo de cada individuo, fazendo com que a criança busque dentre de si a “formula da inteligência”, com o intuito de acelerar o processo de aprendizagem, e em outras palavras o professor deve estimular a mente do aluno para que o próprio alcance o conhecimento necessário para o próprio desenvolvimento.
	Educar uma criança, ensinar exige do professor, além de amor e dedicação, o conhecimento da característica em cada fase de desenvolvimento, seus interesses, necessidades, motivação e possibilidades. Ao ensinar uma atividade a uma criança é preciso saber como ela é, e se ela está madura para aquelas atividades, quais os melhores meios de ensina-la e de tornar madura a aprendizagem. Em cada idade a criança vai aprendendo características diferentes, novas maneiras de ser, tanto fisicamente quanto em seus aspectos intelectuais, emocionais e sociais. Deve-se observar e anotar as mudanças, em seu modo de pensar, seus julgamentos morais, seus relacionamentos com os familiares e amigos que também sofrem evoluções.
	Contudo ser professor pode ter vários significados, e as respostas independem de onde o professor atua, sendo em escolas publicas ou privadas, seu primeiro objetivo e educar, e com amor e dedicação isso se torna mais eficaz, estas são características que não podem faltar a estes profissionais, a prática educativa pode se desenvolver em qualquer realidade. 
												 												 06
2.4 Conclusões: Dificuldades e superações
	Este relatório de estágio sobre a Educação Infantil me permitiu ter uma visão mais ampla sobre o que de fato a educação infantil. Sabemos que a escola é um meio pelo qual podemos alcançar objetivos que envolvam toda a sociedade, para tanto é preciso que a mesma seja democrática, inclusiva, participativa, qualificada, dinâmica e organizada. Trabalhar com educação infantil, não basta só gostar de criança, é necessário que o educador tenha uma boa formação para que as crianças sejam capazes de desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções e suas limitações, e que mais tarde venha a ser um cidadão crítico, participativo e responsável, capaz de compreender a realidade em que se vive.
	Portanto, um processo pedagógico de qualidade garante que as crianças sejam atendidas em suas necessidades (brincar, criar, aprender), e que o trabalho seja planejado e acompanhado pelos educadores, visando contribuir para uma prática profissional mais segura e condizente com as necessidades de cada educando. Se construirmos uma trajetória de formação de professores que coloque em prática princípios e conhecimentos valiosos, estamos contribuindo para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social de cada criança.
	E importante que na formação do professor se conheça de perto trabalhos desenvolvidosna educação, os professores da Educação Infantil precisam de experiências que contribuem para que tenha uma escola viva onde se exercite a cidadania. São inúmeras as dificuldades que se enfrenta um educador ao trabalhar com educação, em especial a infantil, mas devemos dar o melhor que aprendemos durante a nossa formação, para que o ensino-aprendizagem seja significativo; portanto as crianças precisam de bons educadores que leve até elas o necessário para o seu processo de desenvolvimento sócio-cognitivo. Foi muito enriquecedora a experiência pedagógica proposta pela disciplina Prática de Ensino, através das etapas dispostas para o estágio, pude conhecer toda a estrutura da Escola, sua 
									 												 07
organização, sua situação pedagógica e também o relacionamento entre a escola e a comunidade.
	Ao término de estágio avalio que foi muito bom conhecer a realidade de uma instituição escolar, seu funcionamento, a relação entre os funcionários, e ter observado a interação entre professores e alunos no dia a dia de uma sala de aula. 
	Este estágio foi com certeza uma experiência única e que se possibilitou crescimento como acadêmico, encaminhando-me e transformando- me para ser uma professora que é o objetivo que desejo alcançar ao terminar a graduação.
	Mas não basta se apenas um professor, e sim um ótimo professor que acredita na educação, que está disposto a lutar a cada dia de aula superando as dificuldades, o salário baixo, a falta de apoio, de recursos pedagógicos e principalmente a ter confiança e contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos que se iniciam seu desenvolvimento através da escola e do ensino. Concluo este estágio com uma nova consciência pedagógica, o que certamente irei colocar em pratica em meu futuro como pedagogo. 
												
 										 07
3.0 Referências
* Livros e revistas 
																								 08 
PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL 
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário (a): Daiane Aparecida Amaral Lemos
Escola: Lauriane Rosalves Ribeiro
Componente curricular: Educação Ambiental
Turma: 201602
CONTEÚDO: RELAÇÃO HOMEM E O MEIO AMBIENTE
O lixo que não e lixo - Para entender a importância da reciclagem.
Cuidando do Nosso entorno- Ensinando a Preservar os recursos naturais ndo nosso município
O homem e o meio ambiente, mostrar aos alunos que eles também são parte do meio ambiente e que o influenciam.
OBJETIVOS:
Fazer com que os alunos percebam que fazem parte do ambiente em que vivem e que suas atitudes influenciam o meio ambiente
Levá-los a repensar suas atitudes, tornando-se mais conscientes da relação entre os seres vivos.
Produzir um panfleto para divulgação, na escola e na comunidade, sobre a preservação do meio ambiente.
Provocar mudanças de hábitos nos familiares dos alunos, estimulada pela conscientização dos mesmos a respeito da preservação do meio ambiente.
 
 MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS: Fotos tiradas da cidade, utilização de um computador e um datashow para a apresentação de slides, caneta e folha de papel para anotações e avaliações, e panfletos confeccionados em uma gramática.
SÍNTESE DO ASSUNTO: Propondo um atendimento do que realmente significa a reciclagem através da apresentação dos slides mostraremos fotos que foram tiradas em nossa cidade, como por exemplo:
 			09
	O primeiro momento consiste em instigar nos alunos a percepção da serventia das latas de recolhimento do lixo que serve a coleta seletiva. Eles devem ser questionados como estaria esse local se houvesse latas de lixo. E conscientizá-los de que mesmo quando não há recolhimento de lixo em determinado local, eles não devem jogar lixo pelas ruas.
Com o objetivo de ensiná-los sobre a coleta de lixo e lavá-las ao conhecimento de para onde o lixo vai, e qual importância de separar os resíduos em casa. Ensinando sobre o descarte consciente e responsável do lixo.
 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO: Onde chegaram a conclusão de que para acabar com a poluição do meio ambiente deveriam começar a reciclando o lixo de suas próprias casas e tiveram como tarefa de todos os lixos separam os lixos de suas casas e trazerem para a escola, onde á mesma dará um destino próprio para o lixo, vendendo o mesmo em beneficio aos próprios alunos como, comparando materiais escolares, jogos educativos, brinquedos, etc.
REFERÊNCIAS : http://www.smartkids.com.br/trabalho/meio-ambiente
https://novaescola.org.br/conteudo/297/preservar-tambem-e-coisa-crianca
. 
						 						 						 09 
 5. Carta de Apresentação 
 												 10
06. Termo de Compromisso
 11
 
						
												 11
07. Ficha de Frequência 
												 12
												 12

Continue navegando