Buscar

Psoríase SBCD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD)
Psoríase
O que é?
A psoríase é uma doença de de pele inflamatória comum e não contagiosa, que provoca o aparecimento de lesões de aspecto variado, distribuídas por várias partes do corpo. Embora sua causa seja desconhecida, trata-se de uma doença relacionada à transmissão genética ( 30% dos pacientes têm histórico familiar psoríase) e que requer fatores desencadeantes para aparecer ou piorar. Homens e mulheres são atingidos indistintamente pela psoríase, que acomente entre 1% e 3% da população em geral. A doença pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os 20 e os 40 anos.
Como se manifesta?
A psoríase se manifesta de diversas formas. Em alguns casos há o aparecimento de pouquíssimas lesões, quando em outros a pele toda pode ser atingida. Em geral, as lesões têm coloração rósea ou avermelhadas, e são recobertas por escamas secas e de cor branca. Normalmente, a doença se manifesta em regiões de maior traumatismo, como o couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos. Os tipos mais comuns de psoríase são:
Psoríase em placas – tipo mais comum, com lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas de cor branca;
Psoríase invertida – lesões vermelhas leves que surgem normalmente em regiões de dobra, como axílas e virilhas;
Psoríase em gotas – segundo tipo mais comum, com lesões pequenas que se assemelham a gotas;
Psoríasepalmo-plantar – lesões localizadas na palma das mãos ou na planta dos pés;
Psoríase eritrodérmica – forma mais grave e menos comum, com inflamações e manchas vermelhas em grandes áreas da pele;
Psoríase ugeal – quando as lesões de psoríase atacam as unhas, podendo fazer com que elas endureçam e se descolem da pele que está por baixo;
Artrite psoriática – uma pequena porcentagem de portadores de psoríase pode apresentar inflamações nas cartilagens e articulações, desenvolvendo dor física e dificuldade de movimentação;
Psoríase pustulosa: forma aguda, com pústulas amicrobianas (embora haja aparência de “pus” as lesões não contém bactérias).
Como tratar?
Embora haja diversas modalidades terapêuticas que possam ser utilizadas pelos pacientes de psoríase, não há garantias de que as lesões não vão reaparecer. A terapia varia conforme a manifestação e a gravidade de cada caso.
A maioria dos pacientes pode ser tratada com medicações tópicas de uso local. Casos mais graves podem receber medicação oral. A exposição moderada ao Sol e a hidratação constante da pele favorecem o sucesso da terapia.
Como a psoríase é uma fortemente associada a fatores emocionais – que podem desencadear o aparecimento da doença – recomenda-se que os pacientes procurem evitar o estresse e adotem um estilo de vida o mais saudável possível.

Outros materiais