Buscar

AV4 - Valendo 2

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I - O avanço das tecnologias não significou apenas mudanças profundas na composição das subjetividades contemporâneas. Na verdade, todas as esferas das relações humanas foram substancialmente recompostas. Entre os diversos âmbitos da vida humana que alteraram radicalmente sua composição, está o trabalho.
II - A cultura das organizações passou por profundas mudanças a partir do desenvolvimento e avanço das tecnologias da informação.
III- Os usos das tecnologias e das tecnologias de informação adentraram, na última década, em todos os espaços da vida humana cotidiana e trouxeram também muitas facilidades.
IV- A crescente flexibilização das relações de trabalho, sobretudo se considerarmos a despolarização das relações de trabalho para as regiões periféricas do globo é um exemplo de consequências do processo de desenvolvimento tecnológico
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as proposições são verdadeiras.
	Resposta Correta:
	d. 
Todas as proposições são verdadeiras.
	Feedback da resposta:
	O avanço das tecnologias não significou apenas mudanças profundas na composição das subjetividades contemporâneas. Na verdade, todas as esferas das relações humanas foram substancialmente recompostas. Entre os diversos âmbitos da vida humana que alteraram radicalmente sua composição, está o trabalho (p. 15). A cultura das organizações passou por profundas mudanças a partir do desenvolvimento e avanço das tecnologias da informação (p. 17). Os usos das tecnologias e das tecnologias de informação adentraram, na última década, em todos os espaços da vida humana cotidiana e trouxeram também muitas facilidades (p. 16). Uma das consequências do processo de desenvolvimento tecnológico que podem ser elencadas são: A crescente flexibilização das relações de trabalho, sobretudo se considerarmos a despolarização das relações de trabalho para as regiões periféricas do globo (p. 16).
	
	
	
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre a pós-modernidade, observe as afirmações a seguir:
I. Trata-se de um conceito que pode ser abordado a partir da lógica cronológica ou a partir da distinção das características do sujeito antes e depois do marco cronológico da década de 1950.
II. A pós-modernidade é marcada pela rejeição das metanarrativas, ou seja, dos discursos totalizantes e universais.
III. Uma das principais características da pós-modernidade é a fragmentação do sujeito.
IV. O sujeito pós-moderno tem como um de seus traços a aceitação da efemeridade, da mutabilidade.
A alternativa que analisa essa afirmações corretamente é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V – V – V – V
	Resposta Correta:
	a. 
V – V – V – V
	Feedback da resposta:
	Podemos dizer que todas as afirmações são verdadeiras. A pós-modernidade pode ser definida a partir da cronologia (o período que se inicia a partir de 1950). Ela também pode ser definida a partir das características do sujeito antes e depois desse marco. Se antes havia uma busca por metanarrativas, ou seja, por discursos totalizantes e universais, a segunda metade do século XX se caracteriza pela fragmentação do sujeito e a substituição dessas metanarrativas por discursos que abraçam e aceitam a efemeridade e a mutabilidade, o fast, o inevitável.
	
	
	
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sendo V para verdadeira e F para falsa, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I- A pós-modernidade pode ser conceituada a partir de duas abordagens distintas: a primeira está relacionada ao período cronológico iniciado a partir dos anos 1960 e 1970; a segunda diz respeito às características que marcam a distinção entre os principais elementos da modernidade e da pós-modernidade.
II- A cultura técnica é o traço intersubjetivo dos procedimentos técnicos compartilhados pelos trabalhadores e compõe o conjunto de fazeres técnicos que habilitam os trabalhadores a assumirem funcionalidades de decisão e negociação.
III- o pós-modernismo resgata a dimensão histórica dos conceitos, admitindo-os como um artefato da história ou, mais especificamente, das histórias.
IV – “Fluxo” está para a “pós-modernidade”, assim como “estabilidade” está para “modernidade”.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I=V,
II=V,
III=V,
IV=V.
	Resposta Correta:
	c. 
I=V,
II=V,
III=V,
IV=V.
	Feedback da resposta:
	A pós-modernidade pode ser conceituada a partir de duas abordagens distintas: a primeira está relacionada ao período cronológico iniciado na segunda metade do século XX; a segunda diz respeito às características que marcam a distinção entre os principais elementos do período moderno e da pós-modernidade. Nesse sentido, pós-moderno é o período histórico que se inicia, para a maioria dos autores, entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970 (pp. 9 e 19). A cultura técnica é o traço intersubjetivo dos procedimentos técnicos compartilhados pelos trabalhadores e compõe o conjunto de fazeres técnicos que habilitam os trabalhadores a assumirem funcionalidades de decisão e negociação (p. 19). O pós-modernismo resgata a dimensão histórica dos conceitos, admitindo-os como um artefato da história ou, mais especificamente, das histórias (p. 10). No modelo moderno, ainda persistia uma “[...] relativa estabilidade das identidades” (ACCIOLY; BRUNO, 2007, p. 294) (p. 15). Nos termos de Harvey (1994, p. 49), “[...] o pós-modernismo nada, e até se espoja, nas fragmentárias e caóticas correntes da mudança, como se isso fosse tudo o que existisse”. O efêmero e o transitório, portanto, também o fluxo, são elementos constituintes dessa nova realidade.
	
	
	
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Ao “mecanismo aplicado a uma interface com o objetivo de conectar os usuários a um sistema informatizado, a fim de proporcionar-lhes uma sensação mais próxima à realidade” (EBOOK, 2015, 15), chamamos de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Realidade Virtual
	Resposta Correta:
	c. 
Realidade Virtual
	Feedback da resposta:
	A realidade virtual é “um mecanismo aplicado a uma interface com o objetivo de conectar os usuários a um sistema informatizado, a fim de proporcionar-lhes uma sensação ainda mais próxima à realidade. Utilizando o formato tridimensional, permite uma elevada experiência de interação e imersão. Usa as linguagens de programação VRML, X3D, Java3D e OpenGL e pode ser empregada em ambientes de comunicação a distância, em jogos, em simuladores de aviação e, inclusive, na medicina” (EBOOK, 2015, 15).
	
	
	
Pergunta 5
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Sobre o pós-moderno definido por David  Harvey, podemos afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Valoriza o "outro" nos campos da ética, da política e da antropologia.
	Resposta Correta:
	e. 
Valoriza o "outro" nos campos da ética, da política e da antropologia.
	Feedback da resposta:
	Para Harvey (1994), um dos pontos essenciais das mudanças trazidas pelo pós-moderno está no ressurgimento "da validade e da dignidade do 'outro' na ética, na política e na antropologia".
	
	
	
Pergunta 6
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para Harvey (1994) o “efêmero” e o “transitório” são elementos constituintes de qual realidade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
realidade pós-moderna.
	Resposta Correta:
	d. 
realidade pós-moderna.
	Feedback da resposta:
	Nos termos de Harvey (1994, p. 49), “[...] o pós-modernismo nada, e até se espoja, nas fragmentárias e caóticas correntes da mudança, como se isso fosse tudo o que existisse”. O efêmero e o transitório – elementos constituintes dessa nova realidade – determinam a essência transmutante da nova estrutura do sentimento humano que surge com o pós-moderno, sob a forma do frenesi e do movimento.
	
	
	
Pergunta 7
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	O conceito de diversidade tem, ao mesmo tempo,dois aspectos fundamentais para seu entendimento.
Tendo em vista esse conceito apresentado em nossos estudos, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O conceito de diversidade tem caráter singular e múltiplo, simultaneamente.
	Resposta Correta:
	b. 
O conceito de diversidade tem caráter singular e múltiplo, simultaneamente.
	Feedback da resposta:
	Segundo Morin (2000), a diversidade é o caráter ao mesmo tempo singular e múltiplo do homem. A diversidade pressupõe que somos, simultaneamente, unos e múltiplos, pois somos constituídos da pessoa e das inúmeras pessoas que nos “habitam”
	
	
	
Pergunta 8
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Após assistir ao vídeo Desenvolvimento da Reputação, considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Ao investigar a formação da reputação em grupos ao longo do tempo, Michael Sweet levantou a hipótese de que os extrovertidos obteriam reputações cada vez mais exatas e precisas ao longo do tempo. 
I Os resultados constataram que os colegas do grupo confiam mais nos indivíduos extrovertidos porque demonstram espírito colaborativo e flexibilidade para mudanças.
II Contudo, ele acabou descobrindo que os introvertidos tiveram reputações estatisticamente mais exatas e precisas, aos olhos de seus companheiros de equipe, do que os extrovertidos obtiveram.
III Entretanto, seu estudo apurou exatamente o contrário. Sweet acredita que isso se deve ao fato de que, como os introvertidos raramente falam, quando o fazem, é porque já elaboraram muito bem o que querem expressar.
Assinale a alternativa que contém as propostas corretas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas II e III
	Resposta Correta:
	a. 
Apenas II e III
	
	
	
Pergunta 9
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao vídeo Desenvolvimento da Reputação, segundo Michael Sweet.
(    ) Apesar de ter crescido em grupo, todos nós adquirimos experiências diferentes ao longo de nossos anos de formação que nos levaram a ter preferências, necessidades e habilidades que são diferentes de pessoa para pessoa.
(    ) É importante prestar atenção às nossas próprias necessidades na experiência de grupo de modo que se possa participar da forma mais produtiva possível e autorregular-se, se necessário.  
(    ) Os indivíduos introvertidos pensam antes de se comprometerem a verbalizar suas ideias enquanto que os extrovertidos começam a falar antes mesmo de terem formado seus pensamentos.   
(    ) Os indivíduos extrovertidos acreditam que é fácil se controlarem e dessa forma dar espaço aos seus colegas introvertidos de forma que o grupo possa chegar onde precisa ir.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V – V – V – F
	Resposta Correta:
	a. 
V – V – V – F
	
	
	
Pergunta 10
0,2 em 0,2 pontos
	
	
	
	Para responder a questão assista ao seguinte vídeo:  Clique aqui.
Observe de que a forma a charge abaixo descreve as pessoas introvertidas. 
Fonte: http://www.hypeness.com.br/2016/12/artista-cria-quadrinhos-para-explicar-as-lutas-interiores-de-uma-pessoa-introvertida/ Acesso: 27/01/2017.
Com base nas informações contidas na charge e no vídeo Desenvolvimento da Reputação, assinale a afirmação correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
Enquanto a charge apresenta o indivíduo introvertido como inseguro e incapaz de tomar decisões, o vídeo tende a vê-lo como alguém que vale a pena ouvir.
	Resposta Correta:
	b.
Enquanto a charge apresenta o indivíduo introvertido como inseguro e incapaz de tomar decisões, o vídeo tende a vê-lo como alguém que vale a pena ouvir.

Continue navegando