Buscar

O Racismo no futebol brasileiro Uma perspectiva para a educação física a partir da lei 10.639

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
O RACISMO NO FUTEBOL BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA PARA A
EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA LEI 10.639/2003.
SOUSA, Felipe Antonio Souza*; MENDES, Delson Eduardo da Silva**
RESUMO
O esporte como expressão de relevância social e cultural desde sua disseminação e integração na cultura nacional tornou-se uma das paixões dos brasileiros. Caracteriza-se como a arte esportiva primeira, tanto pela sua prática quanto pela sua abrangência. Fazendo parte da cultura nacional, assim como outros segmentos, o futebol também apresenta aspectos de preconceito e racismo contra o negro. De acordo com a história e acontecimentos, tais aspectos sempre se fizeram presentes no contexto futebolístico, em alguns momentos de forma clara em outros momentos de forma velada. Portanto, nessa perspectiva de inserção de preconceito racial no futebol, desenvolveu-se um estudo sobre o racismo no futebol brasileiro embasado na Lei 10.639/2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Este estudo apresenta como objetivo verificar como a Educação Física pode contribuir para o desenvolvimento da lei através do futebol, onde que a escola tem papel preponderante para a eliminação das discriminações e para a emancipação dos grupos discriminados, ao proporcionar acesso aos conhecimentos científicos, a registros culturais diferenciados, à conquista de racionalidade que rege as relações sociais e raciais, a conhecimentos avançados, indispensáveis para consolidação e concerto das nações como espaço democrático igualitários. Como resultado o trabalho mostra que o Brasil, no que tange o futebol, está cheio de conflitos preconceituosos e racistas, ora silenciosos, ora propagados aos quatro cantos do mundo. Na tentativa de minimizar essa questão, além das ações sociais e a criação de leis efetivadas e desenvolvidas, na perspectiva da descrição e interpretação da história e as origens e principalmente valorizar a cultura negra em todos os seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Tem-se o profissional de educação física que dentro de seu campo de atuação, do conteúdo programático e através da exploração de campos temáticos ou temas transversais pode levantar discussões sobre preconceito e racismo no futebol. Assim como explorar a figura de grandes personagens negros tanto no campo esportivo quanto nas outras áreas do entretenimento.
Palavras chaves: Futebol; Racismo; Escola; Lei 10.639/2003.
INTRODUÇÃO
Historicamente, nosso país sempre vivenciou aspectos de preconceito e racismo em seu desenvolvimento, assim como nas variadas vertentes ou segmentos políticos sociais. Particularmente esse processo perpetua-se até os dias de hoje, pois, comumente e diariamente, somos invadidos por reportagens que denunciam o preconceito racial, seja de forma direta, seja de forma velada.
Como exemplo, podemos citar a partida realizada pela Copa do Brasil entre Palmeiras e Atlético-PR que, de acordo com site http://www.esporte.ig.com.br, um dos jogadores do clube paranaense acusou um dos adversários palmeirenses de

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais