Buscar

Educação Inclusiva Protocolo 302255916

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Educação Inclusiva Protocolo: 302255916
"No mês passado, quando eu perguntei o que era uma borboleta, minhas amigas trouxeram muitas para mim.  Colocaram as borboletas nas minhas mãos, fizeram com que eu sentisse suas asas delicadas e depois me ajudaram a soltá-las... E eu sei que elas voaram para bem longe, felizes e livres" (SECCO, 2005, p.11).
Fonte: SECCO, Patrícia Engel. A felicidade das borboletas. São Paulo. Melhoramentos, 2005.
A frase da personagem Marcela, da obra de Patrícia Secco, traz um relato de quando a experiência lhe permitiu conhecer as borboletas.
Com base no texto, analise as afirmativas:
I. Para uma criança cega, as experiências táteis são fundamentais, pois, contribuem para os processos de ensino e aprendizagem.
II. As interações sociais contribuem para o desenvolvimento das crianças.
III. A personagem é cega e demonstra conhecer e visualizar o mundo por meio do tato.
IV. O auxílio deve ser evitado, pois compromete a autonomia das crianças cegas.
Alternativas:
b) As afirmativas I,  II e III estão corretas. Alternativa assinalada
2)
Professora surda dá aulas na mesma escola (de surdos) em que estudou.
"Em um tempo em que a tônica dentro de sala de aula é a da integração entre alunos deficientes e não-deficientes, uma professora surda defende que, pelo menos em relação às crianças surdas, a educação deve ser feita de maneira separada. Não completamente. Mas, no ensino básico, a professora Thais Ribeiro de Oliveira Ferreira, 28, afirma que é fundamental a criança ser ensinada, primeiramente, em Libras, a Língua brasileira de sinais para, depois, aprender o português. Pode parecer estranho, mas se tratam, de fato, de duas línguas distintas. E as diferenças não estão apenas no fato de uma ser oralizada ou sonora e a outra gestual. Há muito mais para se levar em consideração".
VALLELA, Thiago. Professora surda dá aulas na mesma escola (de surdos) em que estudou. Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/06/06/professora-surda-da-aulas-na-mesma-escola-de-surdos-em-que-estudou.htm>. Acesso em 04 fev. 2018.
De acordo com a reportagem, a professora Thais, passou por processos de inclusão e agora, contribui para o processo de inclusão dos seus alunos. Ao defender o ensino da Libras para as crianças, a professora está provocando reflexões sobre as metodologias aplicadas com esses alunos. Dessas metodologias é correto afirmar que:
Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(   ) o oralismo objetiva ensinar o surdo a falar.
(   ) a comunicação total objetiva ensinar o surdo a falar, ler e escrever em português.
(   ) o bilinguismo defende o uso da língua de sinais e do Português, como duas línguas distintas.
(   ) o bilinguismo defende a Libras como primeira língua do surdo e a língua portuguesa como segunda.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas:
c) V - F - V - V. Alternativa assinalada
.
3)
Menina que nasceu sem as mãos ganha concurso de caligrafia nos Estados Unidos.
"Uma menina de 7 anos que nasceu sem as mãos ganhou nesta quarta-feira (18) um prêmio de caligrafia nos Estados Unidos. Annie Clark, que estuda em uma escola da região de Pittsburgh, foi a primeira ganhadora da premiação Nicholas Maxim, concedida por uma editora. Além de escrever, a garota também aprendeu a pintar, desenhar e colorir. Annie também nada, se veste, come e abre latas de refrigerante sozinha. A menina, que também consegue usar o iPod touch e computadores sem ajuda, quer escrever um livro sobre animais no futuro".
Fonte: Disponível em: < http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/04/19/menina-que-nasceu-sem-as-maos-ganha-concurso-de-caligrafia-nos-estados-unidos.htm>
Acesso em: 04 fev. 2018.
Annie, sem dúvida, é um exemplo de superação da Deficiência Física. Com base no texto, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas.
I. A deficiência física pode apresentar diversas características de acordo com o tipo de comprometimento apresentado. Annie apresenta ausência das mãos e superou a falta com adaptações e uso de tecnologia assistiva.
Por que
II. Recebeu incentivos da família e da escola, em um ambiente que contribui para a interação, o uso de recursos e a compensação social.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada
4)
"O desenvolvimento incompleto das funções superiores na criança débil mental está determinado diretamente pela causa originária ou se trata de uma complicação de ordem secundária? Os dados experimentais e os estudos clínicos ajudaram a encontrar a resposta. O desenvolvimento incompleto das funções superiores está ligado ao desenvolvimento cultural incompleto da criança mentalmente retardada, à sua exclusão do ambiente cultural, da "nutrição" ambiental. Por causa da insuficiência, não é sentida oportunamente a influência do ambiente circundante, e por consequência seu retardo se acumula, se acumulam as características negativas, as complicações adicionais na forma de um desenvolvimento social incompleto, de uma negligência pedagógica. Com frequência as complicações secundárias são o resultado de uma educação incompleta" (VYGOTSKY, 1997, p. 144-145).
Vygotsky (1997), contribui com a discussão sobre o desenvolvimento das crianças com deficiência intelectual, por meio de vários conceitos, entre eles, podemos citar:
I. O conceito de compensação social, ao determinar que a crianças se desenvolvem a partir das relações sociais.
II. Os conceitos de zona de desenvolvimento real e proximal, ao defender o desenvolvimento a partir da integração entre crianças de idade e níveis de desenvolvimento diferentes. 
III. O conceito de escola integradora, organizada para todas as crianças, valorizando potencialidades.
IV. O conceito de deficiência intelectual, classificada por níveis de desenvolvimento, leve, moderado e profundo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
b) As afirmativas I,  II e III estão corretas. Alternativa assinalada

Outros materiais