Buscar

Avaliando Aprendizado 1 - Cultura das Mídias 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702687914)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir do pensamento de Gilles Lipovesky em seu texto "Deve-se culpar a mídia?", assinale quais as alternativas estão de acordo com a reflexão do autor.
 I - Durante anos a mídia foi acusada de ser instrumento de manipulação e de alienação. A própria Escola de Frankfurt via a mídia como uma fábrica de estereótipos a serviço da consolidação do conformismo. Na mídia atua,l para ele, isso ainda continua.
II - Através dos noticiários e dos debates, a mídia abre os horizontes de cada um, dando a conhecer diferentes pontos de vista e oferecendo diversos esclarecimentos. Assim, os indivíduos teriam mais possibilidades de questionar, de avaliar e de julgar mais livremente.
III - Pelo poder que a mídia possui atualmente, é possível afirmar que o aumento da violência, ou a queda do rendimento escolar é resultado das horas passadas diante televisão e da "imbecilidade" dos programas. Assim, a mídia seria capaz de atrofiar as faculdades intelectuais das pessoas.
IV- Mesmo que, de fato, a mídia se dirigisse a todos, ela não homogeneiza o corpo social mais que a escola. As técnicas da comunicação de massa geraram um indivíduo desinstitucionalizado, disposto a dirigir a si mesmo, sem permitir a tão falada manipulação generalizada.
		
	
	II e III
	
	I e III
	
	III e IV
	
	I e IV
	 
	II e IV
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703226193)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - Com a Revolução Industrial e a introdução das máquinas no processo produtivo os trabalhadores das sociedades modernas perdem o controle do processo de produção que o modelo de manufatura os garantia. II - A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo são considerados os dois principais divisores na história das técnicas e da vida social urbana, marcando o surgimento das sociedades de manufatura. III - As sociedades modernas foram caracterizadas por sistemas de produção marcados por tarefas repetidas e limitadas e pelo trabalho racionalizado e padronizado. IV - O desenvolvimento das sociedades modernas está diretamente relacionado ao surgimento da Internet e das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. V - O desenvolvimento as sociedades modernas industriais foi acompanhado pelo declínio do papel e da relevância da crença religiosa. No que diz respeito às sociedades modernas, estão corretas as seguintes alternativas:
		
	 
	II, III e IV
	 
	I, III e V
	 
	I, II e III
	 
	III, IV e V
	 
	II, IV e V
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703121491)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A maneira como compreendemos as dinâmicas do mundo atual está fortemente ligada ao conceito de cibercultura, que aborda questões de acerca da técnica, das práticas sociais, atitudes, modos de pensamento e valores possibilitados por meio da interconexão de computadores. Ao discorrer sobre esse tema, Pierre Lévy afirma que estamos vivenciando um novo dilúvio, um dilúvio de informações que nos desafia a saber nadar e navegar de uma maneira diferente. Sobre esse cenário crescente é possível afirmar:
		
	
	A cibercultura se propõe a ser um mero desdobramento das questões das mídias de massa e as torna mais acessíveis aos indivíduos deste tempo para garantir abertura e participação dos sujeitos ao seu funcionamento.
	
	A cibercultura revalida aspectos das sociedades tradicionais. Ou seja, faz o mundo retornar a um tempo anterior a partir exclusivamente da oralidade, com a finalidade de demonstrar uma comunicação mais sensível às questões deste tempo.
	 
	A cibercultura expressa um novo modo de estar em sociedade diferente de todas as formas culturais que a precederam e jamais haverá um modo de regresso ao modo de ser anterior a ela, pois mesmo sem a internet a sociedade carregará a experiência social que ela possibilitou.
	
	A cibercultura garante que todos os indivíduos possam participar, interagir, evidenciar e se comunicar de maneira mais equilibrada e da mesma forma e de maneira igual as grandes corporações o fazem.
	
	A cibercultura é apenas um desdobramento mais intenso de inúmeros processos sociais que já existiam anteriormente, mas que só foram possíveis de acontecer neste momento por conta das novas possibilidades advindas da rede mundial de computadores que nega as mídias anteriores.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702145797)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Por Cultura das Mídias, pode-se afirmar:
		
	
	É a a cultura com tráfego desacelerado entre suas múltiplas formas.
	
	Dissolução entra a polaridade entre o popular e o erudito, anulando suas fronteiras.
	 
	Fenômenos emergentes e novos na dinâmica cultural e o surgimento de processos culturais iguais aos da lógica que era própria da cultura de massas.
	
	Uma dinâmica que, ao se alastrar nas relações das mídias entre si, impossibilita a seus consumidores a escolha entre produtos simbólicos alternativos.
	 
	As mesmas informações transitam de uma mídia para a outra, distribuindo-se em aparições diferenciadas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703138851)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dominique Wolton, sociólogo francês, fala sobre a sociabilidade midiática. Tomando seus pensamentos como direção, é correto afirmar que
		
	 
	A mídia funciona como redutora de reuniões efervescentes, de afetos comuns.
	 
	Nas sociedades contemporâneas o que ocorre de fato é o aumento da imprensa partidária, da imprensa de opinião e da televisão estatal, no sentido de oferecerem apenas opiniões direcionadas.
	 
	A televisão reconstitui uma forma de laço social na medida em que ao olhar um programa eu sei que outros também o estão olhando e eles mesmos sabem que eu o estou olhando.
	 
	As novas exteriorizações coletivas dos sentimentos estão ligadas, de perto ou de longe, ao impacto da mídia: inexiste emoção coletiva sem hipermidiatização dos acontecimentos.
	 
	A televisão perverte a democracia e degrada o espaço público.

Outros materiais