Buscar

Cultura das Mídias - Avaliando Aprendizado (2018) 1

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702205179)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	5. Para Lúcia Santaella, a comunicação como área de conhecimento está tomando o lugar de uma ciência piloto para cujas questões acabam convergindo muitas outras ciências. Sobre as tempestivas conceituações da autora, julgue os itens a seguir: I - Os processos comunicativos não são epifenômenos sociais, pois são insuficientes para alterar as interações sociais. II - A revolução industrial trouxe consigo máquinas capazes de produção de bens materiais e semióticos, como a fotografia, a prensa mecânica e o cinema. III - Convergir significa ocupar o território comum, nos quais as diferenças perdem seus contornos próprios, ou seja, suas especificidades. IV - As seis grandes eras civilizatórias da comunicação são sequenciais, portanto o surgimento de uma nova era leva a anterior ao desaparecimento. V - As convergências entre as comunicações e as artes constituem uma questão que, além de inegável, é multifacetada. VI - A partir do desenvolvimento da revolução industrial nossa cultura ganhou proeminência das ¿belas letras¿ e ¿belas artes¿. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	B) Apenas os itens I e III estão certos.
	 
	D) Apenas os itens II, III e V estão certos.
	
	C) Apenas os itens I, II e IV estão certos.
	
	A) Apenas o item I está certo.
	
	E) Todos os itens estão certos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201702492763)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia atentamente as afirmativas abaixo: I - Com a Revolução Industrial e a introdução das máquinas no processo produtivo os trabalhadores das sociedades modernas perdem o controle do processo de produção que o modelo de manufatura os garantia. II - A Revolução Industrial e o desenvolvimento do capitalismo são considerados os dois principais divisores na história das técnicas e da vida social urbana, marcando o surgimento das sociedades de manufatura. III - As sociedades modernas foram caracterizadas por sistemas de produção marcados por tarefas repetidas e limitadas e pelo trabalho racionalizado e padronizado. IV - O desenvolvimento das sociedades modernas está diretamente relacionado ao surgimento da Internet e das novas tecnologias digitais de informação e comunicação. V - O desenvolvimento as sociedades modernas industriais foi acompanhado pelo declínio do papel e da relevância da crença religiosa. No que diz respeito às sociedades modernas, estão corretas as seguintes alternativas:
		
	 
	II, IV e V
	 
	III, IV e V
	 
	II, III e IV
	 
	I, III e V
	 
	I, II e III
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702167692)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	¿A Hipermodernidade se traduz na Cultura do excesso, do sempre mais, tudo é intenso e urgente¿(G.Lipovetsky). Com base nesse conceito, avalie as afirmações: I- A hipermodernidade mantém três aspectos da modernidade: individualismo, tecnicismo e mercado. II- Lipovetsky também desenvolveu o conceito de Retribalização para expressar a sociedade que está sempre conectada a foruns, comunidades virtuais e troca de mensagens eletrônicas. III- O conceito de HIPERMODERNIDADE foi sintetizado pelo filósofo Lipovetsky em referência a uma exacerbação dos valores criados na Modernidade, atualmente elevados de forma exponencial. IV- A hipermodernidade trouxe também o Hiperconsumo,produzindo um consumidor passivo, manipulado, embrutecido pela mídia, sem consciência crítica e poder de reflexão. V- A sociedade hipermoderna pode ser comparada a um lotf, no sentido de estar voltada à construção do futuro sem abandonar o passado. È correto o que se afirma apenas em :
		
	
	II e III
	
	I e II
	 
	I, III e IV
	
	I e IV
	 
	I, III e V
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201702388061)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A maneira como compreendemos as dinâmicas do mundo atual está fortemente ligada ao conceito de cibercultura, que aborda questões de acerca da técnica, das práticas sociais, atitudes, modos de pensamento e valores possibilitados por meio da interconexão de computadores. Ao discorrer sobre esse tema, Pierre Lévy afirma que estamos vivenciando um novo dilúvio, um dilúvio de informações que nos desafia a saber nadar e navegar de uma maneira diferente. Sobre esse cenário crescente é possível afirmar:
		
	
	A cibercultura revalida aspectos das sociedades tradicionais. Ou seja, faz o mundo retornar a um tempo anterior a partir exclusivamente da oralidade, com a finalidade de demonstrar uma comunicação mais sensível às questões deste tempo.
	 
	A cibercultura expressa um novo modo de estar em sociedade diferente de todas as formas culturais que a precederam e jamais haverá um modo de regresso ao modo de ser anterior a ela, pois mesmo sem a internet a sociedade carregará a experiência social que ela possibilitou.
	
	A cibercultura é apenas um desdobramento mais intenso de inúmeros processos sociais que já existiam anteriormente, mas que só foram possíveis de acontecer neste momento por conta das novas possibilidades advindas da rede mundial de computadores que nega as mídias anteriores.
	
	A cibercultura garante que todos os indivíduos possam participar, interagir, evidenciar e se comunicar de maneira mais equilibrada e da mesma forma e de maneira igual as grandes corporações o fazem.
	
	A cibercultura se propõe a ser um mero desdobramento das questões das mídias de massa e as torna mais acessíveis aos indivíduos deste tempo para garantir abertura e participação dos sujeitos ao seu funcionamento.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201701419669)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	GILLES LIPOVETKY DEFENDE A TESE DE QUE A MÍDIA É UM FENÔMENO MUITO COMPLEXO E POR ISSO NÃO DEVE SER CULPADA POR TUDO DE RUIM QUE ACONTECE NA SOCIEDADE. ASSINALE A OPÇÃO QUE MOSTRA OS ARGUMENTOS QUE EMBASAM SEU PENSAMENTO.
		
	 
	Noticiários e debates abrem os horizontes de cada um, oferecendo diversos esclarecimentos; a mídia libera os espíritos da influência das tradições e das culturas de grupo ou de classe; o espírito crítico não desaparece, tende a generalizar-se.
	
	A mídia manipula toda informação levada ao público; a mídia acaba com o espírito crítico dos indivíduos; os noticiários abrem os horizontes de cada indivíduo.
	
	A mídia libera as pessoas da influência das tradições; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a mídia homogeneíza o corpo social.
	
	Noticiários manipulam os indivíduos; o rádio e a TV manipulam toda e qualquer informação; a mídia homogeneíza todo o corpo social.
	
	A mídia faz desaparecer qualquer espírito crítico dos indivíduos; os debates não oferecem esclarecimentos ao público; a internet é o único meio que divulga a verdade dos fatos.

Continue navegando