Buscar

Anorexia Nervosa e Bulimia em Homens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anorexia Nervosa e Bulimia em Homens
1 - Introdução
Sempre que falamos em anorexia e bulimia logo vem à cabeça a imagem de mulheres extremamente preocupadas com a aparência e que para se manter em forma são capazes de qualquer loucura. Mas o culto ao corpo não é exclusividade do universo feminino. Os homens também estão cada vez mais preocupados com sua imagem, por isso não hesitam em adotar uma dieta radical e até mesmo vomitar (bulimia) para evitar engordar. O maior número de casos está entre os homens na faixa dos 20 e 25 anos. Os dois casos preocupam os profissionais de saúde. Hoje aproximadamente 10% dos pacientes com transtornos alimentares são homens.
Na anorexia, a pessoa sempre acha que está acima do peso e por isso não pensa duas vezes em fazer dietas absurdas e até parar de comer.
Nos casos de bulimia, a pessoa desenvolve uma espécie de sentimento de culpa com relação ao que come, por isso tenta vomitar tudo que comeu. Há quem tome diuréticos na tentativa de não deixar nada no organismo. Para os especialistas, as duas doenças resultam das pressões sociais para ter um corpo perfeito, considerado ideal para os padrões de beleza. A necessidade de ser aceito faz com que muitos jovens exagerem em suas dietas. A maioria dos jovens que desenvolvem estes problemas tem uma visão distorcida da própria imagem e acredita que para ser feliz precisa ter o corpo como o de atores de TV, acreditam que para namorar e ter status na sociedade devem ser cada vez mais magros.
A grande diferença da anorexia e bulimia em homens é que eles não chegam à extrema magreza. Geralmente, os meninos já foram obesos e por medo de engordar novamente se tornam radicais com relação à alimentação. Outra característica que diferencia é a idade. Enquanto nas meninas o problema acontece com freqüência a partir dos 13 anos, nos garotos a doença vem mais tarde, por volta dos 18.
2- Conseqüências
O que estes jovens desconhecem (ou ignoram) são as conseqüências de banir uma alimentação saudável de suas vidas. A bulimia, por exemplo, reduz a quantidade de potássio no organismo, essencial para o coração. Já a anorexia é porta aberta para problemas circulatórios. As duas, para o alerta de pais e adolescentes, podem levar à morte. Causa também alterações no funcionamento dos hormônios sexuais trazendo a perda de interesse sexual e /ou impotência. 
3- Curiosidades
O doente portador de anorexia se acha gordo mesmo sem estar acima do peso
O anoréxico faz dietas absurdas ou pára de comer, o que é considerado uma doença psiquiátrica fatal
Nos casos de bulimia, o doente fica com sentimento de culpa após comer e provoca vômitos
O bulímico chega a tomar laxantes para não engordar
O tratamento para estas duas doenças deve ser multidisciplinar, envolvendo psiquiatra, psicólogo e nutricionista, entre outros profissionais 
3.1 - Sinais:
Os pais devem ficar atentos para o comportamento dos filhos, pois eles podem ser vítimas da anorexia ou bulimia quando:
Recusar-se sentar à mesa durante as refeições
Diminuir cada vez mais a quantidade de alimento
Deixar de comer alimentos que antes gostava
Logo depois de se alimentar ir direto para o banheiro
Apresentar emagrecimento acentuado
Preocupar-se demais com a possibilidade de ganho de peso
3.2 - Conseqüências:
Anorexia
- Além de alterações metabólicas, gastrintestinais, cardiovasculares e neuroendócrinas, outros transtornos mentais podem estar associados à anorexia, como depressão e características obsessivo-compulsivas
Bulimia
- Alterações cardiovasculares, gastrintestinais, metabólicas associadas a transtornos de humor e de ansiedade. Pode haver também desgaste do esmalte dentário e hipertrofia das glândulas salivares
4- Tratamento
O tratamento para doenças como anorexia e bulimia deve ser multidisciplinar para que tenha eficácia. Psiquiatra, psicólogo e nutricionista (além de outros profissionais, caso haja a presença de alguma doença) são necessários para recuperar o doente. Depois de diagnosticada a doença, o anoréxico ou bulímico deve começar a se alimentar sob a supervisão de um nutricionista. No início, o ideal é tomar líquido, de forma fracionada, de duas em duras horas, ou de acordo com o período previsto no tratamento. Aos poucos é introduzido alimento sólido e pastoso até que a alimentação volte ao normal. Pode ser que durante o tratamento o doente rejeite a comida, cabendo aos profissionais descobrir alternativas para reparar a insuficiência alimentar. Nestas horas, a terapia é fundamental para que o garoto (ou garota) recupere a auto-estima.
5- Conclusão
Os homens não se preocupam em manter um determinado peso, nem em conseguir um corpo definido, geralmente encontram-se com um excesso de peso real antes das dietas e encaram com desejo expresso de melhorar sua auto-estima, através do aspecto do seu corpo.
Concluímos que:
A bulimia em homens começa mais tarde.
Tem antecedentes de obesidades com mais freqüência.
Estão menos preocupados em controlar o peso.
Suas expectativas de peso são bem mais realistas do que as das mulheres.-
6- Bibliografia:
- Herscovici, R. Cecile – A escravidão das dietas – Ed - Artes Médicas
- Nunes, A. Maria Angélica; et al – Transtornos alimentares e Obesidade – Ed – Artmed
- Göckel, Renate – Finalmente livre da compulsão alimentar- Ed - Pensamento
- http://www.hcnet.usp.br/ipq/prato/biblioteca/arthur1.htm
- http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/arquivo.asp?doe_id=63
- http://www.psiqweb.med.br/anorexia.html
- http://www.psiqweb.med.br/bulimia.html

Continue navegando