Buscar

EXERCÍCIO DE SAÚDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE SAÚDE COLETIVA
1. "Escuta ética e adequada das necessidades de saúde do usuário no momento de procura ao serviço de saúde e na prestação de cuidados com a finalidade de atender à demanda com resolutividade e responsabilidade” define:
a) Acessibilidade. b) Acolhimento. c) Recepção. d) Adstrição. e) Internação. 
2. A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso ________________ às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
a) Universal b) Igualitário c) Universal e Igualitário d) Discriminatório
3. Constituem princípios básicos e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidos pela Constituição de 1988:
a) centralização e participação da comunidade;
b) rede regionalizada e atendimento individual;
c) atendimento integral e descentralização;
d) atendimento humanizado e cooperativo;
e) participação da comunidade e atendimento especializado.
4. As diretrizes do Sistema Único de Saúde inscritas no Capítulo 2, Seção 2 (da Saúde), artigo 198 da Constituição Federal de 1988, inclui-se:
a) participação da comunidade
b) prioridade para o atendimento hospitalar;
c) centralização das ações de saúde no governo federal;
d) financiamento privado da saúde;
e) regulação do setor de saúde suplementar
5. “Cada unidade de saúde se organiza por meio da composição de equipes, formadas segundo características e objetivos da própria unidade, e de acordo com a realidade local e disponibilidade de recursos. Essas equipes obedecem a uma composição multiprofissional de caráter transdisciplinar, isto é, reúnem profissionais de diferentes áreas, variando em função da finalidade do serviço/unidade”. O apoio multiprofissional que complementa as equipes de referência é conhecido no SUS como:
a) Núcleo de Apoio a Saúde da Família
b) Apoio Matricial
c) Núcleo de Apoio Especializado Multidisciplinar
d) Sistema de Atendimento Médico de Urgência
e) Centros de Atenção e Apoio a Estratégia Saúde da Família
6. Na Unidade de Saúde da Família (USF) “Vila da Paz”, durante um exame para prevenção de câncer de colo do útero na população, foi detectada, na Sra. A. M., de 56 anos, uma neoplasia estágio I. A cliente foi encaminhada para o serviço de especialidades do município, sendo atendida e encaminhada para retirada da lesão no hospital local. Após a cirurgia, ficou em observação algumas horas. Além disso, foi orientada para retornar à USF, com um relatório do médico responsável pelo procedimento, para as atividades normais do seu cotidiano, mas com o acompanhamento pela equipe de saúde da família. Nesse caso, o princípio do Sistema Único de Saúde que foi obedecido se refere à (ao):
a) Integralidade da assistência.
b) Participação da comunidade.
c) Igualdade da assistência à saúde.
d) Direito à informação sobre sua saúde.
e) Utilização da epidemiologia para estabelecimento de prioridades.
7. Trabalho em equipe, práticas de cuidado dirigidas a populações de territórios definidos, acolhimento às necessidades de saúde, enfoque na família, contato preferencial dos usuários como principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. Esses princípios e diretrizes gerais estão relacionados à qual política?
a) Prevenção básica à saúde.
b) Atenção terciária de saúde.
c) Atenção primária de saúde.
d) Proteção primária de saúde.
e) Prevenção secundária de saúde.
8. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício previstos pela Constituição Federal de 1988, com a criação do Sistema Único de Saúde. O Sr. J.M.C não conseguiu atendimento em uma unidade pública de saúde para reavaliação de seu estado de saúde porque não apresentou a carteira de trabalho. Diante disso, que princípio do Sistema Único de Saúde foi descumprido?
a) Universalidade de acesso.
b) Descentralização.
c) Regionalização.
d) Hierarquização.
e) Gratuidade.
9. O Sistema Único de Saúde (SUS) segue as diretrizes previstas na Constituição Federal e obedece a um conjunto de princípios que compõem sua filosofia. Com base nos princípios do SUS, é CORRETO afirmar que:
a) a descentralização é entendida como a exigência de um rápido impacto coletivo na saúde do município.
b) a hierarquização estabelece a estratégia de organização da atenção básica à saúde para atender à população.
c) a integralidade propõe uma composição alimentar e nutricional saudável para garantir as condições de vida de todo cidadão.
d) a universalidade significa que todo e qualquer cidadão tem direto de acesso aos serviços públicos de saúde.
e) a complementaridade do setor privado diz respeito à necessidade de exames complementares para o diagnóstico de saúde.
10. A participação da comunidade caracteriza-se como uma diretriz e um princípio do Sistema Único de Saúde. Considerando a regulamentação desse princípio, assinale a alternativa CORRETA.
a) A representação dos usuários é permanente e paritária em relação aos órgãos do governo nos Conselhos e nas Conferências de Saúde.
b) O Conselho de Saúde, na instância correspondente, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde, incluindo os aspectos econômicos e financeiros.
c) Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados, em caráter permanente e deliberativo, criados para manter a participação majoritária dos usuários do SUS.
d) O Conselho de Saúde reúne-se de acordo com as orientações da comunidade local, para avaliar a situação da saúde e propor as diretrizes para a formulação da Política de Saúde.
e) A participação dos vários segmentos sociais nas deliberações da Política de Saúde se dá mensalmente nos Conselhos de Saúde e a cada dois anos nas Conferências de Saúde.
11. A implementação do Sistema Único de Saúde representa um processo de mudança na prática da atenção e no processo de trabalho dos profissionais de saúde. É CORRETO afirmar que:
a) os profissionais de saúde, na atenção básica, raramente visam a objetivos de mais longo prazo a partir da atenção integral, mas sim sanar um problema pontual.
b) o cenário em cada serviço de saúde é similar, na medida em que os problemas e cuidados de saúde emergem do contexto no qual estes serviços se inserem.
c) as questões de referência, contra-referência, acesso a serviços e procedimentos complementares são problemas resolvidos pela prática dos profissionais de saúde da atenção básica.
d) os profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), diferente dos demais profissionais da atenção básica, têm de exercer uma nova prática marcada pela humanização, pelo cuidado, pelo exercício da cidadania.
e) as práticas de cuidado com a saúde consideram os problemas de saúde locais, o nível das ações e dos procedimentos oferecidos, alicerçadas na compreensão de que as condições de vida definem o processo saúde-doença das famílias.
12. Assinale a alternativa correta que significa identificar as diferenças nas condições e nas oportunidades de vida, buscando alocar recursos e esforços para a redução das desigualdades.
a) Determinantes sociais da saúde (DSS), equidade e respeito à diversidade.
b) Desenvolvimento sustentável.
c) Redes de produção social da saúde e do cuidado.
d) Ambientes e territórios saudáveis.
e) Cultura da paz e direitos humanos.
13. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica, considere os seguintes fundamentos e diretrizes:
1. Ter uma área de abrangência, de forma a permitir o planejamento, a programação descentralizada e o desenvolvimento de ações setoriais e intersetoriais.
2. Garantir os recursos humanos, articulando as ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, vigilância à saúde, tratamento e reabilitação.
3. Coordenar a integralidade em seus vários aspectos, integrando as ações programáticas e a demanda espontânea.
4. Possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos,caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede de atenção. São fundamentos e diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica:
a) 1, 2 e 3 apenas. b) 2, 3 e 4 apenas. c) 1 e 2 apenas. d) 2 e 4 apenas. e) 1, 3 e 4 apenas.
14. O cuidado de enfermagem que visa à continuidade do tratamento na residência do usuário, após a alta hospitalar, caracteriza-se como um serviço de atenção
a) domiciliar
b) intensiva 
c) secundária 
d) ambulatorial
e) de emergência
15. Reconhecer e atender às necessidade de saúde da população e, quando necessário, referenciar para outros pontos de assistência da rede, refere-se a que princípio da atenção primária à saúde?
a) Integralidade.
b) Primeiro contato.
c) Resolutividade.
d) Longitudinalidade.
e) Equidade.
16. A atenção primária à saúde nas redes de atenção à saúde ampara-se com base em atributos e funções. Todavia, quanto às funções é correto afirmar que são: 
a)  Resolubilidade, comunicação e integralidade.
b) Resolubilidade, comunicação e responsabilização. 
c) Comunicação, integralidade e coordenação.
d) Integralidade, coordenação e longitudinalidade.
e) Primeiro contanto, responsabilização e focalização na família.
17. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs) foram criados pelo Ministério da Saúde, visando ampliar à capacidade de resposta à maior parte dos problemas de saúde da população na atenção básica. Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família são equipes de: 
a) Multiprofissionais.
b) Profissionais e comunidade. 
c) Agentes governamentais, comunidade e profissionais. 
d) Agentes de saúde. 
e)  Controle social. 
18. O Programa Saúde da Família representa um modelo de reorganização da atenção básica, visando o atendimento da população através de uma equipe multidisciplinar que atua na comunidade e no domicilio do cliente, facilitando assim o plano de cuidados e assistência. Marque a alternativa incorreta: 
a) Os usuários participam da gestão do SUS através das Conferências de Saúde, que ocorrem a cada quatro anos em todos os níveis, e através dos Conselhos de Saúde, ocorre a chamada paridade: enquanto os usuários têm metade das vagas, o governo tem um quarto e os trabalhadores outro quarto. 
b) A adscrição da clientela é responsabilidade de cada unidade de saúde, através do cadastramento e acompanhamento da população vinculada ao território de abrangência.
c) O homem deve ser visto como um ser integral, portanto a assistência à saúde deve ser entendida como conjunto articulado e contínuo tanto nos meios individuais quanto nos coletivos; tanto nos curativos quanto nos preventivos; as ações de saúde não podem ser divididas, mas sim combinadas de promoção, proteção e recuperação da saúde.
d) Na atenção básica não compete ao enfermeiro planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS. 
19. A Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, descreve as atribuições dos membros das equipes de atenção básica, sendo contribuição comum a todos os profissionais: 
a) realizar o cuidado da saúde da população adscrita, prioritariamente, no âmbito da unidade de saúde. 
b) planejar, gerenciar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS em conjunto com os outros membros da equipe.
c) participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da UBS.
d) cadastrar todas as pessoas de sua micro-área e manter os cadastros atualizados. 
20. Com relação à composição da estratégia de saúde da família, segundo a portaria estabelecida para esse fim, é verdadeiro afirmar que: 
a) o cadastramento de cada profissional de saúde deve ser apenas 01 (um) por ESF, com exceção somente para o profissional enfermeiro, que poderá atuar em no máximo 02 (duas) ESFs.
b) cada equipe de saúde da família deve ser responsável por, no máximo, 5.000 pessoas, sendo a média recomendada de 4.000 pessoas
c) se recomenda que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto menor o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe. 
d) a jornada de 40 (quarenta) horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 (trinta e duas) horas da carga horária para atividades na equipe de saúde da família. 
21. A Estratégia Saúde da Família:
        I - Visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais, representados respectivamente pelo Conass e Conasems, como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica.
        II - Favorece uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.
a) Apenas o item I está correto.
b) Apenas o item II está correto.
c) Os itens I e II estão corretos.
d) Os itens I e II estão incorretos.
22. “A Atenção Básica (AB) integra-se como centro de comunicação das necessidades de saúde da população, responsabilizando-se, de forma contínua e integral, por meio do cuidado multiprofissional, do compartilhamento de objetivos e compromissos, enfatizando a função resolutiva dos cuidados primários sobre os problemas mais comuns em saúde.” (Brasil, 2013.) O papel da AB não se limita a ações de prevenção e de promoção, sendo norteado pelas: 
a) Políticas do INAMPS; políticas públicas de saúde da família. 
b)  Políticas da 58ª assembleia da organização mundial da saúde; saúde mental. 
c)  Políticas da estratégia da saúde da família; reabilitação baseada na comunidade. 
d)  Políticas de humanização; programas de saúde da criança, do homem e do idoso. 
e)  Políticas do Estatuto da Criança e do Adolescente; política mundial da pessoa deficiente

Continue navegando