A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL RESOLVIDA

Pré-visualização | Página 2 de 3

a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados: e a educação não-formal é aquela que se aprende ‘o mundo da vida’, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas na escola. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais. Rio de Janeiro, v.14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. p. 28. 
De acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmativas abaixo quanto à função da educação física no espaço não formal ou extracurricular:
I. No espaço extraescolar, as experiências vivenciadas pelos jovens devem ser diversificadas.
II. A educação física no espaço extracurricular tem por objetivo principal a melhoria da comunicação entre os jovens de diferentes regiões da cidade.
III. No espaço não formal, a educação física deve ter relação com a transmissão de valores educativos.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I apenas.      
	
	C
	III apenas.
	
	D
	II e III apenas.
	
	E
	II apenas.
RESPOSTA CORRETA (A, PÁGINA 76 LIVRO BASE)
Questão 7/10
Atente para o seguinte extrato de texto: 
O precatório, enviado em 1999 pela Cúpula Mundial sobre a Educação Física aos Estados–membros da Unesco, foi um documento importante em prol do fortalecimento da função da Educação Física e do Esporte, nas instituições escolares e universitárias, como partes integrantes do processo da educação permanente.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.
Tendo em vista a citação acima e os conteúdos do livro-base da disciplina A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, analise as afirmações a seguir quanto às medidas necessárias, segundo o precatório mencionado na citação acima, para que a função da Educação Física e do Esporte seja fortalecida no ambiente escolar, bem como no universitário:
I. É preciso aplicar um programa de fomento e valorização da educação física e do esporte escolar e universitário, com instalação de equipes e materiais que se adaptem para um melhor funcionamento.
II. É preciso conceder aos professores de Educação Física e Esporte um estatuto comparável aos docentes das demais disciplinas.
III. Devem ser elaborados programas que ressaltem e priorizem o valor educativo do esporte.
IV. Devem ser preparados programas de atividades de Educação Física e Esporte que incentivem favorecer a agressividade entre os jovens.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	III apenas.
RESPOSTA CORRETA ( D, PÁGINA 80 LIVRO BASE)
Questão 8/10
Leia a seguinte citação: 
"Inúmeros encontros, debates e documentos foram elaborados ao longo da [...] história [da Educação Física] com o objetivo de conhecer, esclarecer o caráter educativo, incentivar a prática e divulgar uma Educação Física de qualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CONFEF - Conselho Federal de Educação Física.  Introdução. OLIVEIRA, Antonio Ricardo Catunda de; SARTORI, Sergio Kudsi; LAURINDO, Elisabete (Org.). Recomendações para a Educação Física Escolar, 2014. p.13. Link: http://www.listasconfef.org.br/arquivos/RECOMENDACOES_PARA_A_EDUCACAO_FISICA_ESCOLAR2.pdf. Acesso em 08 jun. 2016.
Um dos documentos que aborda o tema mencionado na citação acima diz respeito a um precatório enviado à Unesco, por ocasião da reunião da Cúpula Mundial sobre Educação Física em Berlim no ano de 1999. Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação sobre as orientações e recomendações o referido precatório para que haja uma Educação Física de qualidade nas instituições de ensino, analise as seguintes afirmativas:
I. Professores bem formados e qualificados nas escolas de ensino fundamental e nos estabelecimentos de ensino médio.
II. Horários fixos nos programas escolares para todas as crianças e adolescentes.
III. Professores que ministrem as aulas de educação física, com formação específica ou não na área.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	I e II apenas
	
	E
	III apenas.
RESPOSTA CORRETA (D, PÁGINA 78 LIVRO BASE)
Questão 9/10
Leia o seguinte extrato de texto: 
“A Educação Física tem sido prejudicada pela avalancha de práticas, pouco ou nenhuma atenção tem sido dada à teoria e ao raciocínio. Sua história tem sido eivada por erros cometidos por aqueles que voltaram as costas ao desenvolvimento e ao progresso e se contentaram em fazer sempre a mesma coisa, ano após ano meramente porque funcionava e era fácil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, J. G. M. de; BETTI, M.; OLIVEIRA, W. M. de. Educação Física e o Ensino de Primeiro Grau. São Paulo, EPU/EDUSP,1988. p. 57.
 
De acordo com um estudo realizado em 1999 pelo Conselho Internacional para a Ciência do Esporte e da Educação Física (Fiep, 2000), estudado no livro-base A educação física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação, sobre as características de uma Educação Física de qualidade, analise as seguintes afirmativas:
I. Uma Educação Física de qualidade contribui para que as crianças tenham um estilo de vida ativo e se interessem pela atividade física, considerados elementos essenciais para um desenvolvimento saudável e a constituição da base de uma vida adulta sã.
II. Uma Educação Física de qualidade contribui para incutir nas crianças o respeito por seu próprio corpo e pelo corpo das demais pessoas.
III. Uma Educação Física de qualidade fomenta a consciência dos alunos do papel da atividade física na preservação da saúde.
IV. Uma Educação Física de qualidade pode contribuir para a vida sedentária.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e III apenas
	
	E
	II, III e IV apenas.
RESPOSTA CORRETA (D, PÁGINA 77,78 LIVRO BASE)
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“No que diz respeito mais especificamente aos benefícios para os pais, eles podem aprender maneiras novas e mais eficazes de disciplinar seus filhos, entender as intervenções realizadas na escola, contribuir com a realização destas e diminuir a tensão sobre a criação dos filhos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: SILVA, Aline Maria. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 153. 
Em nosso livro-base Fundamentos da Educação Especial, vimos que a Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial (Res. Nº 4/2009) aponta para a reorganização da estrutura escolar em relação aos recursos e apoios especializados a serem ofertados. Enumere na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos grupos. 
Alunos com deficiência – surdo
Alunos com deficiência visual
Alunos com deficiência intelectual
Alunos com transtornos globais de desenvolvimento
Alunos com altas habilidades/superdotação 
(   ) Educação bilíngue.
(   ) Adequação de objetivos, conteúdos e metodologias.
(   ) Atividades de vida autônoma.
(   ) Desenvolvimento dos processos mentais superiores.
(   ) Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular .
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	D