Buscar

exercicios - Circulação coronariana

Prévia do material em texto

TBL CIRCULAÇÃO CORONARIANA
Paciente de 55 anos, com antecedente de tabagismo em grande quantidade e hipertensão arterial sistêmica não controlada foi trazido ao pronto socorro por dor no peito enquanto jogava futebol com os amigos. Relatou que tinha dor leve, em região precordial, já há 1 ano, mas somente aos grandes esforços e melhorava com o repouso. No entanto, notou que a dor estava um pouco mais forte no último mês, chegando a ter alguns episódios ao caminhar, mas que também cessava com o repouso. Estava pensando em procurar um cardiologista, pois lembrava que seu colesterol também estava alto em exame de 5 anos atrás, e seu pai teve infarto com 45 anos.
No pronto-socorro, ainda tinha dor, associada à sudorese e mal estar.
O eletrocardiograma de entrada é o seguinte:
O médico informa que há um acometimento da parede inferior e posterior do ventrículo esquerdo, além do ventrículo direito. Na sequência, o paciente piora e sua pressão cai para 70x40mmHg, ficando com extremidades frias.
Questão 1. Qual sua hipótese diagnóstica? Justifique
Resp. A hipótese é de IAM. O médico acusa lesão na parede ventricular direita e esquerda, além do ECG que mostra um supra de ST
Questão 2. Identifique, neste caso, as possíveis fases clínicas: angina estável, angina instável, infarto. Qual a definição de cada uma destas (o que representam)? A angina estável representa as dores que cessavam com exercício físico, é definida como uma dor de intensidade moderada, também descrita como “desconforto”, passageira (de 2 a 10 min.), resultante de uma isquemia do miocárdio por estreitamento (aterosclerótico) coronariano. A angina instável está representada pela dor que é acompanhada de sudorese e mal estar, ela é caracterizada como a dor que se apresenta mais intensa, mais frequente, por maior tempo (> 20 min.) e que não diminui com o uso de medicamento (nitratos). O infarto é descrito por meio do momento em que o paciente teve brusca queda PA, com resfriamento das extremidades. O IAM é definido como a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), que ocorre de forma rápida (ou aguda) devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias.
Questão 3. Quais são os principais fatores de risco neste caso?
Nesse caso os fatores de risco são a idade, a história familiar do paciente e a elevação do triglicérides
Questão 4. Quais as possíveis artérias envolvidas?
As artérias que possivelmente estão envolvidas são a artéria coronária esquerda no seu ramo interventricular posterior e a artéria coronária direita em seu ramo marginal e interventricular posterior.
Questão 5. Como estão os seguintes componentes: débito cardíaco, volume sistólico e pré-carga?
Devido a Insuficiencia cardíaca, há uma diminuição do DC, que consequentemente diminui o VS e aumenta a pré carga.

Continue navegando