Buscar

embriogenese 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriogênese : quatro primeiras semanas
1) Espermatozóide - surge da espermatogênese (Gameta masculino) / Ovócito - Ovogênese ( gameta feminino). A Fecundação é a união de um espermatozóide com um ovócito secundário, que ocorre normalmente na ampola da tuba uterina formando o zigoto.
Fases da fecundação:
·	Passagem do espermatozóide através da corona radiata do ovócito (reação acrossômica): Auxiliado pela ação da enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozóide, e também, pelo movimento da cauda do espermatozóide.
·	Penetração na zona pelúcida: Formação de um caminho na zona pelúcida através da ação de enzimas. Logo que o espermatozóide penetra a zona pelúcida desencadeia o fim da segunda meiose e uma reação zonal, mudanças das propriedades físicas da zona pelúcida que a torna impermeável a outros espermatozóides.
·	Fusão das membranas plasmáticas do ovócito e do espermatozóide: A cabeça e a cauda do espermatozóide entram no citoplasma do ovócito na área de fusão.
·	Término da segunda divisão meiótica do ovócito: Formação do ovócito maduro (pronúcleo feminino) e o segundo corpo polar.
·	Formação do pronúcleo masculino: Dentro do citoplasma do ovócito, o núcleo do espermatozóide aumenta para formar o pronúcleo masculino, enquanto que a cauda do espermatozóide se degenera. Durante o crescimento, os pronúcleos replicam seu DNA.
·	 Lise da membrana do pronúcleo: Ocorre a agregação dos cromossomos (23 cromossomos de cada núcleo resulta em um zigoto) para a divisão celular mitótica e primeira clivagem do zigoto. Após a formação do ovo, inicia-se o desenvolvimento embrionário ou embriogênese.
2) Segunda semana :a implantação do blastocisto termina durante a 2º semana de desenvolvimento do embrião, enquanto esse processo ocorre, transformaçoes morfológicas ocorrem também, como a formação do Disco Embrionário Bilaminar (epiblasto, hipoblasto) . O Disco Embrionário origina as camadasgerminativas que formam todos os tecidos eórgãos do embrião, formação das estruturas extra embrionárias(cavidade amniótica,o âmnio, o saco vitelino, opedículo do embrião e o saco coriônico). Na 2ª semana o TROFOBLASTO se divide em CITOTROFOBLASTO e SINCICIOTROFOBLASTO. O blastocisto aprofunda-se no endométrio através do sinciciotrofoblasto. O sinciciotrofoblasto produz um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana(HCG), que forma a base dos testes de gravidez. A placenta além de fazer secreção endócrinade hormônio lactogênio placentário (LDL),gonadotrofina coriônica humana (HCG),progesterona e estrógeno, também produzglicogênio, colesterol e ácidos graxos, alémde participar do metabolismo do bebê durante o inicio da gravidez. A 3º semana é caracterizada pelo aparecimento da linha primitiva, formação da notocorda e diferenciação das 3 camadas germinativa que formam todos os tecidos do embriao.
3)A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva e é o processo de transformação do disco embrionário bilaminar em trilaminar. É o inicio da morfogênese e um acontecimento significativo na 3º semana
4) Desenho ( vou postar uma foto do meu desenho) 
5) Clivagem consiste em divisoes mitóticas repetidas do zigoto, resultando em rápido aumento do numero celular. A clivagem ocorre normalmemte quando o zigoto passa pela tuba uteria. Durante a clivagem o zigoto ainda se situa dentro da zona pelucida. Estas células embrionárias – os blastômeros - tornam-se menores a cada divisão. Quando já existem de 12 a 32 blastômeros o concepto é chamado de mórul, que alcança o útero cerca de quatro dias após a fecundação e o fluido da cavidade uterina passa através da zona pelúcida para formar a cavidade blastocística. À medida que o fluido aumenta na cavidade, os blastômeros são separados em duas partes: Trofoblasto: Camada celular externa que formará a parte embrionária da placenta. Embrioblasto: Grupo de blastômeros localizados centralmente que dará origem ao embrião. Durante esse estágio o embrião é chamado de blastocisto. Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases).
A notocorda surge pela transformação do bastão celular do processo notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma e degeneram. Ocorre então a proliferação de células notocordais a partir da extremidade cefálica, a placa notocordal se dobra e forma a notocorda que define o eixo do embriao, base para a formação do esqueleto axial. e futuro local dos corpos vertebrais. A formação da placa neural é induzida pela notocorda em desenvolvimento. Por volta do 18° dia, a placa neural se invagina ao longo do eixo central, formando o sulco neural mediano, com pregas neurais em cada lado, paralelo a toda essa etapa, as células da crista neural migram e formam uma massa entre o ectoderma e o tubo neural, a crista neural. Logo, a crista se separa em duas partes, direita e esquerda, e origina os gânglios espinhais e os gânglios do sistema autônomo e as meninges .
6) Desenho ( enviarei a foto)

Continue navegando