Buscar

EJA APOL

Prévia do material em texto

Questão 2/5 - Educação de Jovens e Adultos 
Leia o seguinte fragmento de texto:  
“[A alfabetização] possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela melhoria da qualidade de vida e pela transformação social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREIRE, Paulo. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991. p. 68. 
De acordo com os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre o ensino para o público adulto, analise as afirmativas que caracterizam corretamente a concepção de alfabetização defendida por Paulo Freire como sendo um ato de conhecimento:
I. Escolha de conteúdos mediante uma investigação de palavras e temas geradores, os quais são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos.
II. O importante não é transmitir conteúdos específicos, mas despertar uma nova forma de relação com a experiência vivida pelo educando.
III. Memorização dos códigos alfabéticos para aprender a ler e a escrever.
IV. Imposição de palavras para possibilitar a leitura de mundo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	III e IV.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e IV.
	
	D
	II e III.
	
	E
	I e IV.
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro, nasce da união e compromisso estabelecido entre a alfabetização e a educação popular. Aquela [- a educação de adultos -] [...] destinando-se a grandes contingentes populacionais, ao mesmo tempo em que contribuísse para que estas pessoas voltassem a acreditar na possibilidade de mudança e melhoria de suas vidas [...]. Esta – a educação popular – era concebida como um instrumento de libertação das classes subalternas, exploradas e expulsas da mínima condição de sobrevivência digna e humana [...]. Compreendia-se a educação de adultos inserida na educação popular, no sentido de que o compromisso para com a transformação das condições de opressão e dominação da população constituía-se em bússola para orientar os diferentes trabalhos e práticas de educação de adultos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FREITAS, Maria de Fátima Quintal de. Educação de jovens e adultos, educação popular e processos de conscientização: Intersecções na vida cotidiana. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100005>. Acesso em 20 fev. 2017.
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação de jovens e adultos sobre a concepção de educação de adultos versus a concepção de educação popular, assinale a afirmativa correta no que diz respeito à concepção de educação de adultos:
	
	A
	A educação de adultos é um paradigma educacional oriunda de movimentos sociais que dão vida à prática coletiva construída com a classe trabalhadora ou com a classe menos favorecida.
	
	B
	A educação de adultos articula o acesso ao conhecimento a processos emancipatórios.
	
	C
	A educação de adultos foi desenvolvida no contexto de movimentos populares e de trabalhadores.
	
	D
	Paulo Freire foi o principal educador a adensar o debate a favor da educação de adultos no Brasil.
	
	E
	A educação de adultos tem trajetória secular na educação brasileira, tendo como bandeira central a superação do analfabetismo. CORRETA

Continue navegando