Buscar

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM LICENCIATURA E BACHARELADO.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO fÍSICA-LICENCIATURA 
CLAUDIA DO ESPÍRITO SANTOS GOMES
JACIANE SANTOS SOUZA
JENUBIA SOARES JACINTO
JOALDO DE SOUZA SANTOS
JULIANA DE JESUS SANTOS
JULIETE SANTANA SANTOS
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL EM LICENCIATURA E BACHARELADO
Relatório apresentado aos professores Anísio calciolari Jr, Alexandre Schubert, Raphael Gustavo Testa, Thiago Camata, pão Paulo Manfre ministrantes das disciplinas Introdução á educação Física, Jogos brinquedos e brincadeiras, crescimento e desenvolvimento humano, ciências morfofuncionais, Seminário da pratica-Metodologias; Do ensino da educação física; fundamentos da educação para fins de avaliação.
INTRODUÇÃO
Em 1969 a Educação Física ganha status de nível superior com o advento da resolução CFE nº 69/69 que outorgava o titulo de Licenciado em Educação Física e instituia um conjunto de disciplinas básicas que deveriam existir em todos os cursos do país, chamado de curriculo mínimo (TOJAL, 2005).Sendo alterada no ano de 1987 com a resolução CFE nº 03/1987 que acaba com o curriculo minimo e criava o curso de bacharelado em Educação Física com a justificativa que este iria ser preparado para atuar em todos os campos fora da escola, pois existia um forte argumento de que a formação em licenciatura não dava mais conta de preparar adequadamente um profissional de Educação Física diante das inumeras áreas de atuação que surgiam (KUNZ, 1998). De modo geral, são duas as opções de saída para todo o ensino superior.A Licenciatura e o Bacharelado. Cada uma delas com perfil de formação e intervenção profissional próprios. As licenciaturas visam preparar o profissional para atuar como docente na educação básica, já os bacharelados excluem de sua formação a possibilidade de atuar na educação básica. O licenciado em Educação Física terá formação para atuar em instituições publicas e privadas de Educação Basica em seus três níveis;Educação infantil, ensino fundamental e ensino medio. Educação de jovens e adultos,profissional e tecnologicas;Instituto de Educação especial, Orgãos publicos de educação em niveis municipal ,estadual e federal. A formação de Bacharelado concentra-se na area não-escolar. É capaz de acompanhar as demandas e tendencias de um mercado dinamico e globalizado para atuar em; Instituiçoes e orgão de prestação de serviços em atividades fisicas, desportivas e recreativas; Instituição e orgão de administração e pratica desportiva, clubes ,associações desportivas, academias,, centro de recreação e lazer, centro e laboratorios de pesquisas,hoteis,centros de saude,hospitais,,instituições e orgão de saude. Nota–se que a única diferença clara é apresentada sob a prerrogativa de que o licenciado teria uma maior possibilidade de intervenção ao incluir a área escolar: “Espera-se, ainda, que seja capaz de desempenhar funções de docência, supervisão, coordenação e orientação educacional, em unidades públicas e privadas de educação formal e não-formal”.
Um curso com uma base semelhante, que possuem muitas matérias iguais em ambos, porem com finalidades diferentes. Na área de licenciatura o profissional passa para os alunos os seus conhecimentos pedagógicos em aulas práticas e teóricas.Os conteúdos curriculares da fase de ensino que esses determinados alunos se encontrar seja infantil, fundamental, médio ou superior. Na área de bacharel o profissional organiza e supervisiona programas de exercícios físicos. Auxilia no tratamento de portadores de deficiência e prepara atletas de diversas modalidades esportivas. Pode trabalhar com grupos, em escolas, clubes, academias e ONGs, ou prestar atendimento individual, como personal trainer. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho Regional de Educação Física (Cref) de seu estado.
	Disciplinas que só existem na Licenciatura
	Disciplinas que só existem no Bacharelado
	Psicologia do Ensino
	Futebol
	Primeiros Socorros
	Atletismo, Lutas
	Sociologia do Ensino
	Atividades Aquáticas
	Projeto de Pesquisas Pedagógicas
	Musculação
	Filosofia do Ensino
	Voleibol 
	Didática
	Handebol 
	Metodologia do Ensino
	Ginástica de Academia
	Estrutura do Ensino
	Educação Física para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
	Crescimento, Desenvolvimento Humano e Aprendizagem Motora.
	Atividades Físicas Adaptadas
	Educação Física: Fundamentos da Educação
	Basquetebol
DESENVOLVIMENTO
1. Nessa escola tem aula de educação física?
Resposta: Sim.
2. Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física?
Resposta: Sim,sempre.
3. O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação superior?
Resposta: Somente um professor formado em Licenciatura pode ministrar aulas escolares. 
4. Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física?
Resposta: Duas vezes por turma.
5. A estrutura e os materiais disponíveis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?
Resposta: Sim, pois isto é muito importante para um bom rendimento das aulas.
6. Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo?
Resposta: Esportes, dança, jogos, lutas e ginástica entre outros.
7. Quais são as principais dificuldades encontradas para realização das aulas de educação física na sua escola?
Resposta: Nenhuma, pois a escola busca sempre adaptar-se para oferecer a melhor estrutura e materiais de qualidades para seus alunos.
8. Qual é o papel do professor de educação física na escola?
Resposta: Ensinar aos alunos os seus conhecimentos utilizando métodos que facilitem o aprendizado e tornem os estudos uma coisa prazerosa para os alunos.
CONCLUSÃO
Este trabalho foi de suma importância para formação dos alunos do curso de licenciatura em educação física do 3º semestre da Unopar, pois foram esclarecidas as diferenças entre licenciatura e bacharelado em educação física. Como esses dois tipos de cursos podem ser tão distintos tendo a mesma base, também é muito relevante entender que assim como os conteúdos são independes, as futuras áreas de atuação desses dois profissionais serão também diferentes, o profissional licenciado na escola e o bacharelado em academias, clubes, entre outros.
Foi satisfatório o aprofundamento dos conteúdos ministrados nas disciplinas deste 3º semestre. O conhecimento sobre a história da Educação Física, aprender sobre o esporte, o lazer, o método lúdico de se trabalha essa matéria nas escolas, o crescimento e desenvolvimento humano, entre outros, que são fundamentais na formação do docente em Educação Física.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais