Buscar

PROINTER II RELATÓRIO FINAL

Prévia do material em texto

Anhanguera Educacional
FACULDADE DE VALINHOS
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
	
	
	KATIA REGINA SACCOLI ROGERIO 
	 RA – 6059273205
	GRACIELA CANADO COSTA DO CARMO
	 RA – 6021483723
	JOICE GRASIELLI RODRIGUES
	 RA – 2597718981
	
	
	
	
	
	
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera 
PROINTER II - RELATÓRIO FINAL
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de
Tecnologia em gestão de Recursos Humanos
da Universidade Anhanguera como requisito Final
à obtenção de nota para aprovação da disciplina 
de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de
Tecnologia I.
VALINHOS
2017
	
KATIA REGINA SACCOLI ROGERIO 
	 
 
 RA – 6059273205
	GRACIELA CANADO COSTA DO CARMO
	 RA – 6021483723
	JOICE GRASIELLI RODRIGUES
	 RA – 2597718981
	
	
	
	
	
	
PROINTER II - RELATÓRIO FINAL
Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de
Tecnologia em gestão de Recursos Humanos
da Universidade Anhanguera como requisito Final
à obtenção de nota para aprovação da disciplina 
de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de
Tecnologia I.
 Tutor (a) de sala: Everson Galusni
Distância: Carolina B. Corcine Cardoso
VALINHOS
2017
INTRODUÇÃO.
	No trabalho a seguir será apresentada a empresa que escolhemos, e suas políticas utilizadas para contribuir com a preservação ao meio ambiente.
	O grupo também ira contribuir citando alguns projetos que podem ser implantados nas empresas para gerar economia de recursos naturais e também passarem a ajudar na preservação ao meio ambiente. Podem constatar também que pode ser gerada economia financeira.
A EMPRESA.
Empresa: Life Empreendimentos.
Razão Social: Life Empreendimentos Ltda.
Endereço Sede: SCS Quadra 8, Bloco B– Centro, Anajuba MA.
Constituição dos Filiados: 7 Filiados distribuídos entre os Estados de São Paulo (2), Minas Gerais (3) e Mato Grosso do Sul (2).
Escolha do Nome: A palavra Life vem do vocabulário inglês com origem na palavra Vida, dando origem ao Nome Life Empreendimentos, com alusão a vendas.
Proprietários: União de Projetos Life Empreendimentos S/A, tem como acionista majoritário o Banco BTG Pactual com sede na cidade do Maranhão.
Pontos Fracos: Distribuição de Planos (Marketing).
Pontos Fortes: Preços, e Gestão Administrativa.
HISTÓRICO.
Fundada em 214 Teve como fundador o Sr. Antônio Fonseca com origem profissional dedicada com mais de 25 anos de empreendimento.
Depois de inúmeras experiências no mercado, o Sr. Fonseca como é atualmente conhecido no meio, decidiu em 2014 criar a própria empresa apostando na experiência adquirida e com visão empreendedora. Após o lançamento do primeiro Cartão Life no centro do Maranhão, veio seguindo um forte crescimento até o ano de 2016, quando completou 7 Filiados recebeu oferta do mercado empreendedor do Maranhão e foi então que foi efetuada a aquisição do Grupo Life Empreendimentos.
Fundamentos da Organização.
Missão: Trabalhar incansavelmente todos os dias, para oferecer aos clientes a melhor variedade e qualidade de produtos, preços imbatíveis, em um ambiente agradável que os faça sentirem-se em casa.
Visão: Ser líder nas praças em que atuamos, tendo a marca reconhecida e valorizada pelos clientes, solidificando parcerias com empresas, proporcionando o desenvolvimento de talentos, criando e adotando as melhores práticas de gestão do setor.
Objetivos: Ser a Maior e Melhor Rede de Empreendimentos do Brasil.
Valores: A integridade como compromisso inegociável para o desenvolvimento de relações sólidas e duradouras.
A responsabilidade dos gestores ao tomar decisões e dar rumos à empresa.
Ter respeito pelas diferenças, pois são ingredientes para o nosso desenvolvimento.
O desenvolvimento das pessoas, parcerias e novas soluções na busca da excelência nos serviços e produtos. A superação através do comprometimento de todos com os resultados da empresa, com o trabalho em equipe e com o aprimoramento contínuo para oferecer o melhor todos os dias, e tudo isso com muita paixão pelo que fazemos!
Fatores Críticos: Trabalhar duro e incansavelmente em busca dos melhores localidades e oportunidades de ganho para o cliente e obtenção de melhores resultados nas vendas, entender cada cliente e suas necessidades, região e/ou estado.
Produtos: Resumidamente trabalha-se com Saúde, Educação e Lazer.
A Life Empreendimentos têm inúmeros produtos dentre estes itens apontados gerando mais de 10.000 (dez mil) itens de vendas tais como: Saúde: Clinicas, Hospitais, Academias Lazer: Clubes, Pousadas, Educação: Escolas e Cursos profissionalizante. 
Departamento: Manutenção, Segurança do Trabalho e Patrimonial.
Produção: Manutenções corretivas, preventivas, Segurança do trabalho e gerenciamento do patrimônio da empresa, controle de Contas de Consumo (Energia e Água).
Matéria Prima: Originada em 7 Lojas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Atendimento classificado com prioridades de demanda entre as lojas e suas solicitações diárias, tais como: 
Manutenção de Loja: Equipamentos Elétricos (Nobreak, Portas Automáticas, Ventiladores, Ar Condicionado).
Manutenção Predial: Pintura, Elétrica, Hidráulica e Esgoto, Telhado, Extintores, Hidrantes.
Segurança do Trabalho: Controle de Acidentes do Trabalho, Prevenção de Acidentes, treinamentos, visórias, e controle documental.
Infraestrutura e Instalações: Departamento localizado no escritório central, composto por equipe de 5 profissionais, sendo: 01 Gerente, 01 Coordenadores de Manutenções, e 03 Auxiliares Administrativos, departamento com 01 veiculo de Manutenção direta (Renault Master) e 01 Veiculo de Visitas Técnicas (Nissan Livina).
Localizações: Equipe se divide entre atividades técnica entre gerente e coordenadores visitando lojas entre todas as localidades, restante realizando atividades administrativas.
Maquinas e Equipamentos Necessários: Para visitas técnicas são necessário:
Veiculo ( Nissan Livine), 
Maquina Fotográfica,
Trena Eletrônica;
Decibilimetro (quando necessário); 
Luximetro ( quando necessário). 
Para realização de atividades Administrativas necessário apenas computador, impressora e programas específicos da área.
Maquinas Administrativa: Computadores e impressoras
 
Habilidades: Gerenciamento de pessoas, gerenciamento administrativo, gerenciamento de conflitos, criatividade, pro-atividade, disponibilidade de viagens, conhecimentos em informáticas, e softwares específicos.
Fluxo de Processo:
Análise SWOT
	
	FATORES POSITIVOS
	FATORES NEGATIVOS
	INTERNA
(ORGANIZAÇÃO)
	
Maior controle de Documental e ocorrências mediante a abertura de chamados, gerando números absolutos para analises futuras e melhores opções de resolução de Manutenções/Reparos e Melhor Segurança Patrimonial e do Trabalho
	
Equipe defasada necessitando no mínimo de mais 01 coordenador e 02 Analistas.
	EXTERNA
(AMBIENTE)
	Lojas conseguem obter resoluções com mais rapidez.
	Distancia entre as cidades e falta de mão de obra adequada em cidades menores.
Política Ambiental
A) Qual ou como é o processo produtivo em relação à questão ambiental?
R: O departamento hoje trabalha com inúmeros produtos que ajudam na questão ambiental, e também é responsável pelo controle de contas de consumo ( Água e Energia).
O principal foco em relação a questão Ambiental é a troca de lâmpadas de Fluorescentes por lâmpadas de LED, de 2014 onde começou o projeto a empresa já trocou mais de 60.000 lâmpadas fluorescentes e passando para a LED, outro grande foco é o controle de consumo de Energia (KWHs), a empresa conseguiu reduzir desde 2014 mais de 100.000,00 kwhs.
B) Há consciência ambiental? 
R: Nos últimosanos a empresa tem voltado foco também para a questão Ambiental, ajudando na coleta seletiva de seus CDs( Centro de Distribuições em SP), cuidando para o descarte correto das lâmpadas fluorescentes, e também com o projeto PAPA Pilhas que acontece em 6 lojas entre SP/MG e MS.
C) Há padrões ambientais?
R: Não 
D) Há comprometimento gerencial com a causa? 
R: Com os projetos Existentes, LED, PAPA Pilhas e Redução de consumo (Energia e Água) sim.
E) Qual o nível de capacidade do pessoal? 
R: Com os projetos existentes o Nivél é alto e outros setores também possuem interesse altíssimo com o assunto.
F) Há resíduos provenientes da produção? 
R: Sim.
G) Há capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)? 
R: Sim.
H) Quais são os principais e maiores Clientes de Produto/Serviço? 
R: Primeiramente as lojas são os principais clientes dos serviços do Departamento de Manutenção, em segundo e diretamente envolvido são os clientes das lojas pois usarão de alguma forma os benefícios e melhorias destinados as lojas.
ÁREA DE MEIO AMBIENTE.
Produção
- Pra economia de energia foram trocadas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED, gerando assim uma economia de mais de 100.000,00 KWHS.
Cuidados de manutenção
- A empresa faz regularmente a manutenção de seus ventiladores, ar condicionados, porta eletrônica, esta sempre focada nesta questão, pois o mal funcionamento destes equipamentos pode gerar gasto excessivo de energia e poluição do meio ambiente.
Menos resíduos
- Nos preocupamos com o descartes coretos das lâmpadas fluorescentes trocadas, criamos uma campanha chamada PAPA PILHAS disponibilizando em cinco lojas e display espalhados em todas as outras lojas com o intuito de recolher as pilhas, baterias evitando que esses objetos sejam descartados no meio ambiente, também coletamos todas as folhas utilizadas em nossos escritórios que seriam descartadas e enviamos para serem reciclagem.
Suprimentos 
Flexibilidade de recursos alternativos
- Também adotamos o uso de folhas de sulfite recicladas em nossos escritórios, e usamos um método de utilizarmos copos de vidro pra reduzirmos a utilização de copos descartáveis.
Acordo com fornecedores e resultados
- Nossa empresa analisa se os nossos fornecedores também adotam sistemas de SGA e nos fornece produtos que estejam de acordo com as normas de política ambiental.
Relações
Reforço da imagem institucional
- Demonstramos da melhor forma possível o nosso comprometimento com o meio ambiente deixando bem claro que a intenção da empresa e contribuir com a economia e o reaproveitamento dos nossos materiais.
Marketing
Materiais adequados
- Em todas as nossas lojas utilizaremos papeis reciclados e cartões biodegradáveis ao invés do PVC, é utilizado um PVC com substratos adicionais que favorecem a sua degradação no meio natural.
Recursos humanos
Conscientização
- Ofereceremos aos nossos colaboradores cursos e palestras de conscientização voltadas ao meio ambiente.
Esquemas de incentivos e remuneração 
- Com a economia gerada com a utilização desses métodos reverteremos uma parte para os funcionários na forma de prêmios como ingressos para cinemas e teatros, que seriam sorteados entre os mesmos. 
Considerações finais 
Todas as empresas podem se comprometer em ajudar com políticas sociais e ao meio ambiente. Um pouco que for feito em conjunto será o bastante para o nosso planeta, que esta nos pedindo ajuda, são anos e anos de destruição utilizando recursos naturais, poluindo, danificando e prejudicando e muito o nosso meio ambiente, agora é a hora de fazer tudo que podemos para reverte estes danos. Ate porque não podemos deixar de perceber que com a destruição causada ate agora seremos e muito prejudicados.
Em nosso trabalho sugerimos técnicas simples que ira contribuir e muito com o meio ambiente algumas inclusive já estão sendo aplicadas na empresa que escolhemos como exemplo. A empresa se preocupa muito com a manutenção dos equipamentos utilizados, como ar condicionado, porta eletrônicas, nobreak. Também esta sempre em ordem com manutenção predial, parte elétrica, rede de esgotos e seus hidrantes. A manutenção é de muita importância pois evita vazamentos que poderiam causar gastos excessivo de água, equipamentos que são sempre revisados gastam menos energia elétrica e poluem menos o ar.
A troca das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED resultou em uma significante economia de energia, e também em economia financeira.
Sugerimos que os todos os funcionários parem de utilizar copos descartáveis e que cada um passe a ter seu próprio copo ou garrafinha. Assim evitaremos o consumo de plásticos e diminuiremos o lixo que tanto prejudica a natureza, a economia gerada com esta política será revertida em prêmios aos próprios funcionários.
Com a colocação de postos de coletas de pilhas, e baterias em nossas lojas estaremos contribuindo para que este lixo não seja descartado de forma indevida.
São políticas simples que podem ser adotadas e seguidas por todas as empresas e vão fazer uma diferença imensa para ajudar nosso meio ambiente. 
CONCLUSÃO.
Foi observado o grande interesse na empresa em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental, pelos pequenos e com grandes resultados nos projetos Ambientais existes.
Ainda existe alguma resistência por meio de alguns departamentos da empresa, mas no geral todos são coerentes quantos as melhores práticas de gestão inclusive Ambiental.
Podemos observar que dentro do Departamento de Manutenção, Segurança do trabalho e Patrimônio, ainda tem muitos itens e mecanismos a ser melhorados em relação a resíduos de Manutenções, Obras e reparos.
Interessante neste relatório foi a experiência e o aprendizado em relação as pequenas e boas práticas de gestão Ambiental, praticas de preocupação Ambiental que ocorre com bom senso e pequenos investimentos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
- Tecnologias e Ferramentas de Gestão, autores (Decio Henrique Franco, Edna de Almeida Rodrigues e Moises Miguel Cazela).
- Direito empresarial e tributário, autores (Pedro Anan Jr., Jose Carlos Marion).
-Sustentabilidade na pratica Fundamentos, Experiências e Habilidades da Anhanguera Publicações, autores (Adriana Camargo Pereira, Gibson Zucca Da Silva, Maria Elisa Ehrhardt Carbonari).

Continue navegando