Buscar

org.poli.saude9

Prévia do material em texto

A Vigilância Sanitária é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como o controle da ocorrência das doenças e seu aumento e propagação, onde atua a Vigilância Epidemiológica. Vigilância sanitária refere-se à:
		
	
	
	
	
	controle da mortalidade da população em geral.
	
	 
	Controle da incidência de doenças tropicais.
	
	
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
	
	
	Controle do nível de escolaridade da sociedade.
	
	 
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		De acordo com a Lei no 8.080 de 1990 as prioridades na atuação da vigilância ambiental estão relacionadas abaixo, EXCETO:
		
	
	
	
	 
	Estudar o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades.
	
	
	Estabelecer ações de vigilância entomológica para monitorar e orientar as ações de controle nas doenças transmitidas por vetores.
	
	
	Analisar o impacto de mudanças ambientais e situações de catástrofes, acidentes com produtos perigosos e desastres naturais sobre a saúde das populações.
	
	 
	Aumentar a capacidade de detecção precoce de situações de risco à saúde humana, envolvendo fatores físicos, químicos e biológicos presentes na água, ar e solo.
	
	
	Prevenir e controlar as zoonoses e demais controles das ações humanas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A Vigilância Epidemiológica é uma das responsabilidades de atenção do SUS, assim como a fiscalização e o controle da qualidade de medicamentos, alimentos, higiene e adequação das instalações de estabelecimentos de saúde são de atuação da Vigilância Sanitária. Vigilância epidemiológica refere-se ao:
		
	
	
	
	 
	Controle do padrão de consumo da população.
	
	
	Controle da qualidade dos alimentos oferecidos à população.
	
	
	Controle do nível de escolaridade da população.
	
	
	Controle do atendimento prestado à população.
	
	 
	Controle da ocorrência de doenças, seu aumento e propagação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Há muitas maneiras de conceituar epidemiologia e todas elas são "verdadeiras". Importante lembrar sempre em que momento histórico ela foi apresentada. Apresentamos 5 conceitos que podem ser considerados verdadeiros, apenas um é FALSO, assinale:
		
	
	
	
	 
	A epidemiologia estuda apenas as doenças epidêmicas e os agravos que podem aumentar o índice de mortalidade em diversos grupos populacionais.
	
	 
	Antigamente a epidemiologia estudava as doenças epidêmicas, e hoje estuda também doenças endêmicas e, em geral, agravos à saúde. Ou ainda com os primeiros estudos de diferenciais de mortalidade em diversos grupos de uma mesma população.
	
	
	Epidemiologia é o ramo das ciências da saúde que estuda, na população, a ocorrência, a distribuição e os fatores determinantes dos eventos relacionados com a saúde.
	
	
	A epidemiologia está atenta para as ocorrências de doença e não doença que envolvem as pessoas em coletividades. Quando se trata da ausência de doença a epidemiologia estuda os casos de doenças infecciosas, não infecciosas e de agravos à integridade física. Como exemplo: dengue, malária, diabetes, acidentes de transporte e outras.
	
	
	Epidemiologia é a ciência que estuda o processo de saúde e doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		De acordo com a Lei n 8.080 de 1990 no Art. 6º § 1º entende se por vigilância sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo. Dentre as diversas ações desenvolvidas qual delas está INCORRETA em relação à vigilância sanitária?
		
	
	
	
	 
	Controle sobre os vetores, hospedeiros, reservatórios e qualidade da água para consumo humano, prevenir e controlar as zoonoses.
	
	
	Controle dos alimentos, inclusive bebidas, águas envasadas, seus insumos, suas embalagens, aditivos alimentares.
	
	 
	Controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	
	Controle dos medicamentos de uso humano, suas substâncias ativas e demais insumos, processos e tecnologias.
	
	
	Controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
	
	
	
		6.
		Considerando a Vigilância Sanitária no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	
	
	 
	Abrange o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo.
	
	
	Garante ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
	
	 
	Realiza revisão periódica da listagem oficial de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais.
	
	
	Participa, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde - SUS, em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
	
	
	Presta assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho Participa na normatização, fiscalização e controle dos serviços de saúde do trabalhador nas instituições e empresas públicas e privadas.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A Lei no 8.080, de setembro de 1990, definiu os objetivos, as atribuições e as competências do SUS. O conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, constitui-se o que se denomina vigilância:
		
	
	
	
	 
	ativa
	
	
	clínica
	
	
	ambiental
	
	
	epidemiológica
	
	 
	sanitária
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Na instância local, integram-se as atividades da vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, saúde do trabalhador e vigilância ambiental. A vigilância ambiental contribui:
		
	
	
	
	 
	para investigação das propagações de doenças em crianças menores de 01 ano.
	
	
	para atividades voltadas para a identificação, análise, monitorização, controle e prevenção dos problemas de saúde de uma comunidade.
	
	
	para o monitoramentos dos alimentos e medicamentos ofertados a sociedade.
	
	
	para o monitoramento e controle dos portos e aeroportos do país.
	
	 
	para a melhoria da qualidade de vida e de determinantes ambientais do processo saúde-doença.

Continue navegando