Buscar

432614 estrutura organização educação licenciaturas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: GEO_HIS_MAT_LET_PED_ART_BIO
Série: 1_6_7
Disciplina: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira
Versão: 432614
Data da prova: 29/04/2017
Como a escola precisa ser concebida atualmente? 
A preparação para o processo produtivo________ e para a vida em sociedade técnico-informacional, a preparação para a formação para a cidadania _______critica__________ e participativa e a preparação para a formação ______etica___________ são os objetivos para a construção de uma educação pública de qualidade.
I. A proposta trazida pelo Manifesto dos Pioneiros defendia uma escola pública, única, laica, obrigatória e gratuita.
II. O Manifesto dos Pioneiros foi muito importante para a história da educação brasileira pois representava a tomada de consciência da defasagem existente na educação.
III. Os ideiais do Manifesto dos Pioneiros eram contrários aos princípios defendidos pela Escola Nova.
Silva (2012) defende a necessidade de entender o currículo como um elemento que reflete as relações entre indivíduos e sociedade dentro de um contexto histórico e aponta três vertentes curriculares importantes que orientaram a forma como a educação foi tratada na sociedade capitalista. Quais são e como se caracterizam? 
Sobre o PNE.
I. Elevar a escolaridade média da população de dezoito a vinte e quatro anos, de modo a alcançar o mínimo de doze anos de estudo para as populações do campo, da região de menor escolaridade no país e dos vinte e cinco por cento mais pobres, bem como igualar a escolaridade.
II. Dar preferência para professores especialistas, pois eles possuem um custo mais acessível para o governo e por isso, oportunizam o atendimento a um número maior de alunos.
III. Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os doze anos de idade.
IV. Oferecer educação em tempo integral em cinquenta por cento das escolas públicas de educação.
( ) O Saeb é uma avaliação por amostra, ou seja, nem todas as turmas e estudantes das séries avaliadas participam da prova.
( ) O Enem é um exame anual, aplicado pela primeira vez em 1998, instituído pelo Inep, com objetivo de avaliar alunos em vias de concluir ou que tenham concluído o Ensino Médio.
( ) A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep e distribuída pelo MEC/FNDE para algumas secretarias de educação municipais para que alunos sorteados realizem a prova.
( ) O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Enem como critério para seleção e distribuição de vagas no ensino superior.
I. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
II. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. III. Estão relacionadas com a ampliação da rede pública e com um significativo aumento do valor aluno-ano em todas as etapas e modalidades de ensino.
A organização do sistema educacional brasileiro determina diferentes responsabilidades para cada esfera educacional, contribuindo assim com diferentes níveis, etapas e modalidades de educação e do ensino.
Quais as percepções dos autores Libâneo, Oliveira e Toschi (2012) sobre a gestão democrática?
I. Currículo oculto
II. Currículo formal ou oficial
III. Currículo real

Outros materiais