Buscar

Resenha Critica Finalizada

Prévia do material em texto

Resenha Crítica
Farmacotécnica Homeopática
Campus R9 - RJ
2018/1
Cristiane Scott – 201501078224
Rayssa Leal – 201503240509
 
	A presente resenha vai discorrer sobre os fatores que contribuíram para retomada da Homeopatia/Farmácia Homeopática no Brasil após os anos 70, nos dias atuais, até nos próximos 10 anos.
Vários foram os fatores que contribuíram para a retomada a homeopatia, tais como: a Crise de Relações entre a Medicina e a População usuária a Nível Cultural, a Iatrogênia e a Institucionalização da Terapêutica Homeopática nos Serviços Públicos de Saúde. 
A homeopatia foi beneficiada com a crise das relações entre a medicina e a população usuária a nível cultural, devido à falta de humanização dos médicos alopatas com os respectivos pacientes. Médicos, não tem o trabalho de explicar ao doente sua doença, nem o motivo de seus exames e suas receitas prescritas, o que gera tensão na maioria dos doentes. A população busca uma saída, e encontra medicinas e terapias onde os aspectos, sua parte psicossocial e existencial são preservados, inclusive a homeopatia. Existindo uma grande preocupação em visualizar o homem como um todo dinâmico. 
Outro fator é a Iatrogênia dos procedimentos da medicina atual, presente em todos os seus níveis de intervenção, dos medicamentos aos exames invasivos, intervenções cirúrgicas e as complicações pós-operatórias. Seus efeitos adversos ou complicações causadas por ou resultantes do tratamento médico (o termo aplica-se tanto a efeitos bons ou maus), falta de informações na bula ou informações inadequadas. Sendo, muitas das vezes tão mais graves que os originais (doenças agudas ou crônicas). Doenças, provavelmente, causada pelo uso errado de medicamento ou pelo tratamento médico incorreto. Esses “pequenos” problemas contribuíram ao sucesso da homeopatia, onde volta a ser vista como a medicina mais humanizada, mais benéfica e eficaz. Com esse retorno foi incorporado novos clientes, ligados ao espiritismo, kardecista, práticas espiritualistas, além da tradicional.
Após entrar em vigor a Institucionalização da Terapêutica Homeopática nos Serviços Públicos de Saúde (direito à cidadania a serem garantidos), fruto do processo de redemocratização, a homeopatia foi aceita, e inserida na proposta de universalização do direito à assistência médica e do direito de escolha da parte do usuário, contribuindo para a procura dos homeopatas e a multiplicação dos cursos de especialização em homeopatia, por um bom lugar no mercado de trabalho médico.
Acredito que o cenário daqui a 10 anos na procura pela Homeopatia, será maior na rede privada, devido ausência dos efeitos colaterais e por ter um custo mais baixo e como consequência, as pessoas vão ter mais acesso devido ao valor financeiro e principalmente, pela ausência do atendimento humanizado dos médicos alopatas. 
Já no serviço público de saúde, não vejo um grande crescimento, por haver poucos lugares que ofereçam esse “trabalho”, mesmo havendo uma grande procura por eles atualmente. Sabendo que a nível público, a dificuldade de acesso é maior de chegar a um ambulatório de homeopatia, porém, aqueles com acesso em função da proximidade de sua residência ou de qualquer outro motivo, a procura tende a ser grande, ou seja, isso dependerá do serviço público.
Portanto, cada vez mais a procura por um homeopático, acontece pela habilidade a ser cultivada para que o exercício profissional seja continuadamente renovado e totalmente dinamizado pelos clientes sob pretexto de um sintoma ou doença. Em vista disso, é estabelecido um relacionamento profissional e humano aprofundado que é a base da relação médico-paciente, promovendo saúde e traz consigo, uma energia vital e homeostase para o cliente com segurança e individualidade.
Referências Bibliográficas:
http://www.scielo.br/pdf/rbem/v33n3/16.pdf
http://www.convibra.com.br/upload/paper/2014/58/2014_58_9454.pdf

Continue navegando