Buscar

Resumo sobre como usar a CIPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A CIPE tem como objetivo: fornece um instrumento para descrever e documentar a pratica clínica de enfermagem; usar o instrumento como base para a tomada de decisão clínica e fornecer a enfermagem um vocabulário e um sistema de classificação que possa ser utilizado nos sistemas de informação computadorizada.
	Sua linguagem permite uma comparação entre contextos clínicos, populações de clientes, aeras geográficas ou tempo, identificação da enfermagem com equipes multidisciplinares, diferenciação da pratica por níveis de preparação e experiências em enfermagem e permite também, avançar nas correlações entre as atividades de enfermagem e os resultados em saúde.
	Tudo isso para que se possa fomentar o raciocínio clinico dos enfermeiros no processo cuidar, considerando o raciocínio clinico como um processo de pensamento que guia a pratica, sendo assim um processo dinâmico, composto por uma sequência de pensamentos dos enfermeiros ao tomar decisões sobre suas ações e realizar o julgamento clinico da situação clinica que o paciente está apresentando. Divide-se em raciocínio processual que significa o como fazer; raciocínio interativo que focaliza o cliente como pessoa e com suas perspectivas individuais, e o raciocínio condicional, que envolve um processo multidimensional complexo de formas de pensar e requer experiência.
O julgamento clínico compreende o processo de análise e decisões complexas sobre o estado do cliente, sua família e sua situação contextual, que afetam as respostas desse cliente ou família, baseada em dados e conhecimentos para interpretação.
O Diagnóstico de Enfermagem é um julgamento clínico sobre as respostas do cliente, da família ou da comunidade aos problemas e processos da vida vigentes ou potenciais. Proporciona a base para indicar as metas e as intervenções de Enfermagem visando obter resultados esperados como responsabilidade do enfermeiro
.	Na CIPE, temos os eixos: FOCO, JULGAMENTO, TEMPO, LOCALIZAÇÃO, MEIOS, CLIENTES E AÇÃO. Sendo os eixos: Foco, julgamento obrigatórios para a composição de diagnósticos e resultados e o eixo ação para a intervenção.
	O eixo MEIO, é uma maneira ou um método de desempenhar uma intervenção. O eixo TEMPO é o momento, período, instante, intervalo ou duração de uma ocorrência (duração, frequência, início, situação, intervalo de tempo e sequencia de tempo). O eixo LOCALIZAÇÃO é a orientação anatômica e espacial de um diagnóstico ou intervenção (domicilio, posição, estruturação social e estrutura). O eixo CLIENTE é o sujeito ao qual o diagnostico se refere e que é o recipiente de uma intervenção.
	Para realizar um levantamento das questões a serem investigadas e que posteriormente podem entrar na classificação da CIPE, na maioria das vezes, deve-se levantar qual é seu histórico familiar e seu relacionamento com a família, se tem disponibilidade em realizar atividade física, quais são suas preferencias alimentares, qual é sua autoimagem, qual o tipo de terapêutica adotada e como lidou com o descobrimento da doença, por exemplo.
	Após levantar o histórico do paciente, seria bom tentar relacionar os problemas e as potencialidades que encontramos no paciente com as necessidades humanas que estão afetadas ou estão envolvidas no caso.
	Após estabelecer um julgamento, relacionar eles com um foco, que será a área de atuação que é relevante á enfermagem. Para se estabelecer o diagnóstico, deve- se incluir o termo do eixo FOCO e o JULGAMENTO (podendo ser um só ou dois), também se tem a liberdade de incluir outros termos de outros eixos, menos do eixo AÇÃO que será usado para a intervenção. Dentre todos os diagnósticos encontrados, selecione três que considere prioritários e ai por diante liste as intervenções a serem executadas para alcançar esses resultados.
	Para a execução de uma intervenção, deve-se incluir um termo do eixo AÇÃO e pelo menos um termo alvo, que pode ser de qualquer eixo, exceto o eixo JULGAMENTO.

Continue navegando