Buscar

Stakeholders 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
Este artigo tem a função de atender uma teoria de um termo muito usado nas organizações stakeholders, com o embasamento na ética das organizações, serão consideradas empírica em debate e dimensões descritivas, será discutida a ética implícita e a ética subjacente da teoria dos stakeholders sobre os interesses das grandes organizações.
Palavras-chave: Organização, história, stakeholders.
 1. Introdução
As organizações e a sociedade têm se transformado, a partir dos anos 80. Diferentes demandas são introduzidas nas organizações, provenientes de consumidores, de empregados e da comunidade em geral. Estas necessidades têm-se materializado, dentre outras, na maior participação das organizações em programas sociais e em novas posturas em face das necessidades dos consumidores e empregados. No Brasil, algumas dessas questões foram formalizadas pelo Código de Defesa do Consumidor, por leis ambientais e por algumas mudanças introduzidas nas relações trabalhistas.
As organizações têm-se preocupado em entender e discutir as implicações dessas relações. Alguns passaram a discutir esta temática de forma mais aberta, sobre a responsabilidade social corporativa. As dificuldades conceituais e metodológicas em delimitar a extensão da responsabilidade e a ação das organizações, nesta construção, abriram espaço para novas teóricas. Foram focadas em alguns constituintes organizacionais: consumidores, empregados, fornecedores, acionistas e a comunidade onde a organização está inserida, ou seja, nos stakeholders.
Nosso trabalho tem a finalidade de trazer o máximo de informações a todo e qualquer leitor que se interesse e tenha curiosidade em saber o que é stakeholder e como funcionam, quais áreas atingem e influenciam. 
2. Desenvolvimento
O termo stakeholder é um elementos essencial ao planejamento estratégico de negócios. De maneira mais ampla, compreende todos os envolvidos em um processo, que pode ser de caráter temporário como um projeto ou duradouro como o negócio de uma empresa ou a missão de uma organização. 
Os stakeholders são pessoa ou grupos, que legitima as ações de uma organização e que tem um papel direto ou indireto na gestão e resultados dessa mesma organização. É formado pelos funcionários da empresa, gestores, gerentes, proprietários, fornecedores, concorrentes, ONGs, clientes, o Estado, credores, sindicatos e diversas outras pessoas ou empresas que estejam relacionadas com uma determinada ação ou projeto. O termo stakeholder foi criado por um filósofo inglês chamado Robert Edward Freeman nos anos 80. 
As áreas de atuação são de comunicação, administração e tecnologia da informação cujo objetivo é designar as pessoas e grupos mais importantes para um planejamento estratégico ou plano de negócios, ou seja, as partes interessadas.
O termo “Shareholders” significa acionistas, é um termo utilizado para designar todos aqueles que possuem parte da empresa ou da organização, é um assunto bastante direto, pois falou de shareholders já se sabe que são os acionistas. Já o termo “Stakeholders” significa “parte interessada” e é um tema pouco mais amplo que os Shareholders, foi utilizado pela primeira pelo americano R. Edward Freeman, no livro “Gerência estratégica: Uma aproximação da parte interessada” (Ptiman 1984).
É fundamental a importância, do gerenciamento de projetos é construir um relacionamento positivo com as partes interessadas de seus projetos, garantindo o suporte um ambiente favorável a realização do projeto.
Podemos relacionar Stalkeholders com poder e a habilidade daqueles que possuem poder para fazer acontecer os resultados que desejam; Legitimidade é uma percepção generalizada ou uma suposição de que as ações de uma entidade são desejadas, próprias ou aproximadas dentro de um contexto especifico e a Urgência é algo que dirige as ações de forma imperativa. Nesta categoria é importante ter em conta a percepção do tempo e o grau de importância do stakeholder.
Com isso, fizemos uma relação da empresa com:
Stakeholder Adormecido é aquela que tem poder para impor a sua vontade na organização, porém não tem legitimidade ou urgência e assim o poder fica em desuso, tendo ele pouca ou nenhuma interação com a empresa. Entretanto, a gestão deve conhecer este stakeholder para monitora o seu potencial.
Stakeholder Arbitrário é aquele que possui legitimidade, mas não tem poder de influenciar a empresa e nem alega urgência. A atenção que der ser dada a esta parte interessada diz respeito à responsabilidade social corporativa, pois tendem a ser mais receptivos.
Stakeholder Reivindicador quando o atributo mais importante na administração do stakeholder for urgência, ele é reivindicador. Sem poder e sem legitimidade, não devem atrapalhar tanto a empresa, porém devem ser monitorados quanto ao potencial de obterem um segundo atributo. 
Stakeholder Dominante é aquele que tem sua influência na empresa assegurada pelo poder e pela legitimidade. Espera e recebe muita atenção da empresa.
Stakeholder Perigoso quando há poder e urgência, porém não existe a legitimidade, o que existe é um stakeholder coercitivo e possivelmente violento para a organização, o que pode ser um perigo.
Stakeholder Dependente é aquele que tem alegações com urgência e legitimidade, porém dependem do poder de um outro stakeholder para verem as suas reivindicações serem levadas em consideração. 
Stakeholder Definitivo quando o stakeholder possui poder e legitimidade ele praticamente já se configura como definitivo. Quando além disso ele alega urgência, os gestores devem dar atenção imediata e priorizada a este. 
Stakeholders Marginais não são nem altamente ameaçadores nem especialmente cooperadores. 
Stakeholders Indispostos a cooperar possuem alto potencial de ameaça, mas potencial de cooperação.
Stakeholders Ambíguos têm alto potencial de ameaça assim como de cooperação. 
3. Conclusão
Concluímos que a administração bem sucedida de stakeholders exige uma abordagem estruturada para lidar com as partes que têm algo em jogo num determinado projeto. Isso quer dizer que os campeões, participantes e stakeholders externos precisam ser administrados usando uma abordagem passo a passo. A administração estruturada de stakeholders aumenta a probabilidade de sucesso em projetos e diminui as chances de surpresas indesejáveis, também que tem grande influencia sobre qualquer organização, e, para evitar possíveis desagrados na empresa, todos os stakeholders devem trabalhar em perfeita harmonia com a empresa.
4. Referências
LYRA, Mariana Galvão; GOMES, Ricardo Corrêa; JACOVINE, Laércio Antônio Gonçalves. O papel dos stakeholders na sustentabilidade da empresa: contribuições para construção de um modelo de análise. Rev. adm. contemp.,  Curitiba,  v. 13,  n. spe, Junho  2009 .   Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000500004&lng=en&nrm=iso >. Acesso em:  23  nov.  2013.  
MELO, ALEX. Shareholders e Stakeholders. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/producao-academica/shareholders-e-stakeholders/513/ > Acesso em: 23 nov. 2013

Outros materiais