Buscar

Paciente critico e semi critico ava

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1B - Avaliação Virtual 1
Questão 1: Estima-se que as alterações de sinais vitais antecedem a parada cardio respiratória oito horas antes da emergência, e essas alterações podem ser percebidas no controle diário realizado pela enfermagem. Com base nessa afirmação, assinale verdadeiro ou falso para os parâmetros que indicam que o paciente necessita de atendimento prioritário: (V) Freqüência respiratória > 30 e < 8 ipm. (V)Saturação de Oxigênio < 90% e Tempo de preenchimento capilar (EC)>3s. (V) FC > 100 bpm < 30 bpm. (V)PAS < 90 mmHg. (F) Freqüência respiratória <30 e >8ipm. V,V,V,V,F.
Questão 2: Paciente de 70 anos chega à unidade de PS trazido pelo SAMU vítima de atropelamento. Não está responsivo, respira com esforço e apresenta alteração significativa de sinais vitais. Considerando essa situação e o DECRETO N 94.406/87, que Regulamenta a Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, e dá outras providências.
Assinale a alternativa que melhor descreva as atividades privativas do enfermeiro: Cuidados diretos de Enfermagem a pacientes graves com risco de morte. 
Questão 3: Assinale a questão que melhor caracterize a assistência médica na Unidade de terapia intensiva e semi- intensiva: Na UTI a assistência médica é ininterrupta e na semi intensiva não é necessariamente contínua, mas linear.
Questão 4: Paciente de 55 anos, sexo masculino, chega a unidade de terapia intensiva muito ansioso e com relato de presença de sangue em grande quantidade nas fezes. Devemos estar atentos a avaliação cardiovascular considerando a perda de sangue relatado. (V) Avaliação de estase jugular, ausculta cardíaca nos quatro focos principais, (V) Avaliação dos pulsos periféricos radial e tibial posterior. (V) Avaliação do tempo de preenchimento capilar e avaliação da temperatura das extremidades. (V) Avaliação da temperatura das extremidades. (V) Freqüência respiratória e freqüência cardíaca.
Questão 5: Unidade de Terapia Intensiva e a Unidade Semi- Intensiva acomodam pacientes críticos e semi-críticos, que possuem algumas características definidoras, e que determinam o posicionamento dos pacientes nestas duas unidades. Paciente critico apresenta repercussão de má perfusão nos grandes sistemas e apresenta risco de morte. 
1B - Avaliação Virtual 2
Questão 1: A avaliação constante do  paciente crítico que está sob cuidados em terapia intensiva necessita de parâmetros clínicos contínuos e sistemáticos para possibilitar leitura rápida pela equipe multiprofissional, análise comparativa de dados e intervenção quando necessário. Quatro componentes compõem a monitorização à beira leito: um cateter invasivo e um tubo de alta pressão conectando o paciente ao transdutor; que recebe o sinal fisiológico do cateter e do tubo e os converte em sinal elétrico, o sistema de lavagem para manter a permeabilidade do cateter e o monitor à beira leito. A pressão arterial média (PAM) é a  pressão de perfusão média criada pela pressão arterial durante o ciclo cardíaco. Faixa normal: 70 a 100mmHg. 
Questão 2: A análise das formas das ondas e de seus intervalos constitui a base da interpretação do ECG, onde a onda P  representa a despolarização atrial; o complexo QRS representa a despolarização ventricular, correspondendo à fase zero do potencial de ação ventricular; a onda T representa a repolarização ventricular. O intervalo entre o início do QRS e o ponto médio ou o pico da onda T representa um período refratário absoluto, durante o qual, o músculo cardíaco não responde a outro estímulo, a despeito da força com que o estímulo seja aplicado. Intervalos entre ondas. O intervalo PR representa o tempo entre a saída do estímulo do nó sinoatrial e o início da despolarização ventricular. O segmento ST é a porção da onda que se estende do final do complexo QRS ao início da onda T. Qualquer alteração vertical do segmento ST em relação à linha de base é expressa em milímetros e pode indicar uma isquemia do miocárdio. O segmento ST deve ser cuidadosamente monitorado em pacientes graves.O intervalo QT é medido desde o início do complexo QRS até o final da onda T, e indica o intervalo total de tempo transcorrido desde o início da despolarização até a repolarização completa dos ventrículos. Considerando essas afirmações, assinale a alternativa que caracterize a  taquicardia supra ventricular relacionada as formas de ondas, ritmo  e conduta da equipe assistencial: A frequência atrial é de 150 a 200 batimentos por minuto, o ritmo é regular, o complexo QRS é estreito, deve ser realizado ECG de 12 derivações e a medicação indicada é a adenosina. 
Questão 3: A identificação da 3ª bulha na ausculta cardíaca associada a sintomas cardíacos, é indicativo de: Insuficiência cardíaca por um ventrículo que é incapaz de tolerar a sobrecarga de líquidos. 
Questão 4: A avaliação clínica cardiovascular fornece dados que contribuem para o diagnóstico e o tratamento cardiovascular. Nos casos agudos, deve ser breve com foco na queixa principal, fatores de risco relacionados e os medicamentos em uso. Nos demais casos, deve abordar os seguintes tópicos: revisão da doença atual, visão geral do estado cardiovascular do paciente incluindo avaliações cardíacas prévias, procedimentos intervencionistas, cirurgias cardíacas e medicações em uso; estado geral do paciente incluindo dados do histórico familiar relacionado a doença arterial coronariana (DAC), hipertensão, diabetes, doença arterial periférica ou acidente vascular encefálico; levantamento do estilo de vida incluindo fatores de risco para DAC e exame físico. No exame físico, alguns aspectos devem ser realizados:Inspeção, exame de extremidades, avaliação da turgência do sistema venosos jugular, observação do batimento apical, palpação, avaliação do edema, ausculta, aferição da pressão arterial, avaliação de hipotensão postural e pressão de pulso além da ausculta cardíaca. Paciente internado na unidade de terapia intensiva há 16 horas com diagnóstico de insuficiência cardíaca aguda.  Durante o exame físico o enfermeiro observa distensão da veia jugular. Assinale a alternativa correta relacionada a esse fator: A distensão da veia jugular (DVJ) é causada por aumento da pressão venosa central, pela sobrecarga de líquido e disfunção do ventrículo direito com elevação da pressão do átrio direito. 
Questão 5: Podemos considerar como sons cardíacos normais a primeira bulha (B1) e a segunda bulha (B2), onde B1é um som associado ao fechamento das válvulas atrioventriculares esquerda (mitral) e direita (tricúspide) e B2 (fechamento das válvulas da aorta e pulmonar). Desdobramento patológico pode ocorrer na presença de hipertensão pulmonar, estenose pulmonar, insuficiência ventricular direita e distúrbios elétricos, como bloqueio de ramo direito e contrações ventriculares prematuras. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa verdadeira relacionada a terceira bulha (B3) e a quarta bulha (B4) nas opções abaixo: B3, na presença de sintomas cardíacos é um indicador de insuficiência cardíaca em um ventrículo que é incapaz de tolerar uma sobrecarga de líquido. B4, pode indicar insuficiência cardíaca e diminuição da complacência ventricular.  
1B - Avaliação Virtual 3
Questão 1: Paciente internado na UTI apresentando  anúria e edema em membros inferiores. Está confuso e agitado. Assinale as prioridades de enfermagem na inspeção do paciente com suspeita de insuficiência renal: Sangramento, sobrecarga ou depleção de volume e edema, ausculta cardíaca e pulmonar e pressão sanguínea. 
Questão 2: Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as indicações da aplicação da escala de Coma de Glasgow : ( V ) É uma escala neurológica que permite avaliar o nível de consciência. ( V ) Avalia abertura, resposta motora e melhor resposta verbal. ( F) É a melhor indicação para instrumento de avaliação de nível de consciência para paciente sedado. ( V) Pontuação de 8 ou menos indica coma. ( F ) A melhor pontuação nessa escala é acima de 20. V,V,F,V,F. 
Questão 3: Paciente internado na UTI de neurologia
após acidente automobilístico. Durante o exame físico, o enfermeiro constata bradicardia, hipertensão arterial sistólica com aumento da pressão de pulso e alterações da frequência respiratória. Tríade de Cushing que evidência necessidade de intervenção imediata para melhorar o fluxo sanguíneo cerebral. 
Questão 4: Assinale as alternativas verdadeiras nas afirmações abaixo: I) O sinal característico de AVC isquêmico é o início súbito de sinais neurológicos focais que persistem por m ais de 24 horas. II) A tomografia sem contraste é considerada padrão ouro para o diagnóstico de AVC. III) O tratamento inicial do AVC é o suporte para funções vitais do organismo. IV) A diferenciação entre AVC isquêmico e hemorrágico é desnecessária visto que o tratamento será igual para as duas categorias. V) É comum o desenvolvimento de hemiparesia, afasia, estupor e coma. I,II,III,V. 
Questão 5: Paciente admitido na UTI proveniente do pronto socorro, para onde  foi  encaminhado por familiares que observaram que o paciente  “está um pouco confuso e com dificuldade para andar” e que  esses sinais apareceram subitamente há uma hora. (V) História completa dos sinais e sintomas que antecederam a internação. (V) Nível de consciência. (V) Função motora. (V) Função pupilar. (V) Função respiratória e sinais vitais. V,V,V,V,V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando