Buscar

ARSENETO DE GÁLIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARSENETO DE GÁLIO
O laser de Arseneto de Gálio é uma radiação obtida a partir da estimulação de um diodo semicondutor, formado por cristais de arseniato de gálio e, por isso, também é chamado de laser semicondutor ou leser diódico. Seu regime de emissão é pulsado, seu comprimento de onda é de 904 nm, sua cor é infravermelha (invisível). Apresenta potencial terapêutico destacado em lesões profundas do tipo articular, muscular, etc.
Técnicas de aplicação: pode ser pontual, que consiste na irradiação de um determinado ponto sobre o corpo do paciente. São necessários vários pontos para que toda a área a ser tratada seja irradiada. Normalmente cada ponto se distancia um do outro, e compete ao terapeuta determinar no equipamento a profundidade do tecido lesado. Sendo o tempo já definido para cada energia laser, ou por varredura que é uma técnica pouco utilizada já que na técnica pontual uma vez definida, apresenta o tempo de aplicação ideal, na varredura compete ao terapeuta determinar no equipamento o tamanho da área a ser tratada (cm²). A velocidade de deslocamento da caneta na técnica de aplicação por varredura deve ser bem lenta e a caneta sempre a 90 grau com a superfície. Vale ressaltar que não pode colocar o laser próximo á superfícies brilhantes e usar óculos de proteção apropriados.
É indicado para estimulação da regeneração de vários tipos de feridas abertas, tratamento de várias condições artríticas, tratamento de lesões de tecidos moles, alívio da dor, proporcionando assim efeito analgésico, anti-inflamatório, anti-edematoso e efeito cicatrizante, secundariamente proporciona estímulo à micro circulação e ao trofismo celular.
Suas contraindicações são: cuidados com a retina, neoplasias e focos de infecção bacteriana sem acompanhamento medicamentoso, região abdominal de gestante, próximo a gônodas e nódulos mamários, glândulas hipo ou hiper funcionantes, ingestão de corticoides, tratamentos com drogas fotossensibilizantes, pacientes epiléticos e cardiopatas, hemorragias, e pacientes com dificuldades cognitivas. 
A ação e os efeitos do laser são basicamente a liberação de substâncias pré formadas, como a histamina, serotonina e a bradicinina, ainda estimula as mitocôndrias celulares provocando um aumento na produção de ATP intracelular e consequentemente a aceleração de mitose. Com isso haverá aumento do consumo de oxigênio e ativação da respiração celular, eliminando as atividades anaeróbicas ocorridas em um processo inflamatório. Também atua nas transformações de prostaglandinas em prostaciclinas o que provocara a diminuição da dor na inflamação pelo equilíbrio da pressão plasmática. Outro efeito e a ação fibrinolítica auxiliando na redução do edema já instalado.
Considera-se que cinco a seis aplicações são suficientes para estabelecer alguma resposta ao tratamento, se não houver resposta a dose deve ser aumentada.
Para melhor compreensão do laser, foi realizado a leitura do artigo: Efeito do Laser de baixa potência (AsGa, 904 nm) na reparação óssea de fratura em ratos, os achados mais significativos foram, foi analisado os efeitos do laser em ratos, divididos em quatro grupos. Onde o grupo controle não apresentava fratura, outro com fratura e sem tratamento, outro grupo com fratura tratado com laser a 10Jcm², e o grupo com fratura tratado com laser a 15Jcm². Onde teve mais eficácia no processo de reparo ósseo em tíbia de ratos foi o grupo tratado com bases a 15J. Já os de 10J não se mostrou tanta eficácia. Foi fixado um tempo de tratamento de 45 dias alternados por ser tempo para consolidação do tipo de fratura de tíbia.

Outros materiais