Buscar

resumo BAUM Teoria da evolucao e reforco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo Teoria da Evolução e reforço
O autor demonstra grande interesse a respeito da teoria da evolução, quem é resultado dos esforços de Charles Darwin, cujo principal legado para a biologia foi a seleção natural. 
Desse modo ele pondera que a história evolutiva ou filogênese de qualquer espécie é fundamental para compreender o comportamento dessa espécie. O segundo motivo pelo qual o autor demonstra tanto interesse na teoria darwiniana é o tipo de explicação que a teoria da evolução. Trata-se de uma forma atípica entre as ciências, pois se trata de uma explicação histórica e e não uma explicação que se prende a um dado momento.
O exemplo utilizado é o do pescoço das girafas. O mecanismo de seleção natural trabalha com a premissa de que sobrevivem jogo da história de uma espécie os indivíduos mais adaptáveis. Neste mecanismo está em jogo também o comportamento. Darwin e outros biólogos admitiram que a forma como os indivíduos de uma espécie interagem com seu ambiente é em grande parte comportamento.
Dentro dessa abordagem, depreende-se que reflexos são também produto da seleção natural, bem como os padrões fixos de ação de uma espécie.
Os eventos ambientais que desencadeiam esses padrões são conhecidos como estímulos-sinal ou libertadores. Um bom exemplo é quando o filhote de codorna vê a sombra de um falcão ele se encolhe para se esconder. Assim um comportamento determina a sobrevivência daquela espécie.
Fazendo referência aos conceitos desenvolvidos por pavlov, ele afirma ah um condicionamento que governa reações reflexas simples bem como os padrões fixos de ação. 
Por isso ele conclui que a história da seleção natural nos legou dois tipos de resultados: eventos importantes aptidão e a suscetibilidade da espécie ao condicionamento respondente. Esses são chamados eventos filogeneticamente importantes.
Esses eventos quando decorrem de comportamento são chamados de reforçadores e punidores. Nesse momento, ele apresenta o segundo tipo de aprendizagem: o condicionamento ou aprendizagem operante.
Na aprendizagem operante, existe uma relação de ação- consequência que pode ser negativa ou positiva; assim como as consequências podem ser reforçadoras ou
punidoras.
Existem três tipos de influência fisiológica no que se refere à reforço e punição: nenhum reforçador ver se essa função o tempo todo; uma predisposição fisiológica à assimilação de certos tipos de condicionamento respondente; e existe uma pré-disposição fisiológica também para aprendizagem operante.
A história de reforço e punição diz respeito a história de aprendizagem operante de um indivíduo desde o nascimento (ontogênese) da mesma forma que o sucesso reprodutivo modela as características de uma espécie durante a filogênese.
Neste momento ele introduz os conceitos que se relacionam com reforço e punição: seleção pelas consequências, lei do efeito modelagem e seleção natural.

Continue navegando