Buscar

Didática Atividade Estruturada

Prévia do material em texto

�
ATIVIDADES ESTRUTURADAS 
	NOME DA DISCIPLINA: DIDÁTICA
	 DIDÁTICA
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CÓDIGO: CEL 0304
	 108 – ESTADOS 
	TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: 
	PLANEJAMENTO DIDÁTICO: PLANO DE AULA
	OBJETIVO:
	1) Conhecer os elementos que constituem o plano didático: objetivos educacionais, conteúdos escolares, metodologia do ensino, recursos didáticos, avaliação, fontes de consulta;
2) Elaborar um plano de aula;
3) Aprender a delimitar objetivos educacionais;
4) Refletir sobre o sentido da temática de estudo.
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	
Objetividade;
Organização do pensamento;
Visão crítica sobre a docência
	
	
	DESENVOLVIMENTO:
	
A atividade estruturada da disciplina DIDÁTICA será realizada em 2 (duas) etapas, abaixo elencadas. Os arquivos produzidos em cada etapa deverão ser armazenados para reaproveitamento na etapa final.
1ª etapa) O aluno do curso de formação docente deverá organizar um roteiro de entrevista que será realizada com um professor da educação básica, solicitando sugestões sobre como elaborar seu plano didático. Os graduandos do curso de Pedagogia deverão entrevistar um professor do Ensino Fundamental I; porém, antes de entrevistar o professor, deverá escolher uma das disciplinas em questão: Geografia, História, Matemática, Língua Portuguesa ou Ciências Biológicas e, a partir daí, delimitar o tema de aula para iniciar a elaboração do seu plano de aula.
2ª etapa) Elaborar o plano de aula, delimitando 2 objetivos específicos, 1 geral, metodologia ou procedimento adotado, recursos didáticos que poderão ser utilizados para tratar o assunto da aula, avaliação e fontes de consulta.
 Os demais alunos dos cursos de licenciaturas: Letras, História, Matemática, Ciências Biológicas, Geografia deverão:
 . 1ª etapa) Organizar um roteiro de entrevista que será realizada com um professor do Ensino Fundamental II ou do Ensino Médio, solicitando sugestões sobre como elaborar o plano didático. O licenciando de História deverá entrevistar um professor de História; o licenciando de Geografia deverá entrevistar um professor de Geografia; o licenciando de Letras poderá entrevistar um professor de Língua Portuguesa, Espanhol, Inglês ou outro idioma e assim sucessivamente.
 . 2ª etapa) Elaborar o plano didático (plano de aula), delimitando o tema da aula referente à sua área, delimitando 2 objetivos específicos, 1 geral, metodologia ou procedimento adotado, recursos didáticos que poderão ser utilizados para tratar o assunto da aula, avaliação e fontes de consulta.
 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	PRODUTO/RESULTADO:
	
1ª etapa) Apresentação do roteiro de entrevista
2ª etapa) Descrição dos dados coletados através da entrevista
3ª etapa) Elaboração do plano didático
Entrevista
Entrevistada: Erika Pinheiro Kraus Caetano
Formação: Licenciatura em Português e Literatura, Pós Graduação em Língua Portuguesa e Linguística, Pós Graduação em Educação Corporativa.
Qual a importância do planejamento para a turma?
Porque é através do planejamento que se organiza e torna as aulas mais dinâmicas, tornando os alunos mais estimulados e atraídos ao conteúdo lecionado.
Qual o objetivo a ser alcançado ao final do conteúdo estudado?
Ao final do conteúdo estudado, o maior objetivo a ser alcançado pelo professor é ter a noção de que sua aula contribuiu para que os conteúdos forma bem assimilados, bem aproveitado e que de alguma forma, encantou aos seus alunos de modo que eles absorveram a ponto de levar para o seu dia a dia o que foi estudado.
O que os alunos já conhecem sobre o assunto estudado?
O que os alunos já conhecem sobre o assunto estudado deve ser um ponto relevante para a elaboração do planejamento. É importante que o professor pesquise as características da turma, suas dificuldades e seus conhecimentos prévios. Aliás, o professor deverá aproveitar os conhecimentos trazidos pelos alunos para a sala de aula e enriquecer o planejamento.
O tema gerador está de acordo com a base curricular?
O tema gerador deve estar de acordo com a base curricular para que acompanhe o processo ensino aprendizagem com êxito e não fuja da proposta. Porém os assuntos trazidos pelo alunos para a sala devem ser aproveitados e trabalhados.
Como você iniciaria o tema com os alunos a fim de despertar interesse?
O tema deverá  ser iniciado aproximado à realidade deles. É necessário que o professor pesquise os gostos e interesses da turma . Caso a música seja um instrumento que facilite a introdução da matéria, deverá ser utilizada. Caso seja um filme, deverá ser assistido.
Como contribuir para as necessidades especifica dos alunos?
O planejamento deverá se aproximar o mais possível  da realidade dos alunos e atender as necessidades e deve estar ajustado de acordo a criar condições de estudo para seu aluno, propondo situações e atividades que promovam numa aprendizagem estimulante.
Como fazer uso dos prévios conhecimentos dos alunos para agregar valor ao tema?
O uso prévio dos conhecimentos dos alunos colaboram e favorecem para o conteúdo, e é uma estratégia proveitosa e facilita a entrada de novos conteúdos.
Você acredita que nos dias de hoje o planejamento ainda é utilizado como instrumento sutil de controle, ou seja, cumprindo papel ideológico?
Nos dias de hoje, o planejamento é utilizado como instrumento ideológico, pois ele direciona e conduz a um enfoque uma perspectiva seja na formação política, social, religiosa, enfim...
O planejamento pode implicar na possibilidade efetiva de transformação da realidade educacional? De que forma? 
Sim, e deveria aproximar à educação da realidades que os alunos estão inseridos.
 Sem planejar é possível realizar um processo de ensino aprendizagem? Por quê?
Não, o planejamento norteia, conduz op processo de ensino. Sem planejamento o professor se vê perdido, sem repertório. Não me vejo, como professora, atuando sem uma aula planejada. Me sentiria perdida.
Planejamento de Aula
Tema: O uso das histórias em quadrinhos em series iniciais.
Justificativa: Tem por objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura das Histórias em Quadrinhos por se tratar de uma leitura agradável e divertida, além de incentivar o desenvolvimento dos alunos na construção de suas próprias histórias, possibilitando que os alunos expressem seus sentimentos e ideias de forma lúdica e prazerosa.
Turma: 28 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre a faixa etária de 8 a 11 anos.
Objetivos:
Incentivar a prática da leitura como fonte de prazer e entretenimento; 
Ampliar o vocabulário, realizado atividades que incluam a discussão oral das Histórias em Quadrinhos apresentadas;
Desenvolver a produção textual utilizando a estrutura e características linguísticas desse gênero ( balões, expressões das personagens, diálogos e onomatopeias);
Conhecer e fazer uso das grafias de palavras;
Utilizar os diferentes sinais de pontuação de acordo com a convenção da escrita;
Metodologia:
Sondagem sobre o conhecimento prévio de cada aluno a partir de historias em Quadrinhos já conhecidas;
Pesquisa sobre as características das Histórias em Quadrinhos;
Pesquisa sobre Mauricio de Souza;
Produção textual individual com a criação de sua própria história.
Recursos:
Gibis diversos levados para sala de aula;
Vídeo: Mauricio de Souza e sua turma;
Vídeo: Mauricio de Souza apresenta sua turma;
Texto: Mauricio de Souza;
Texto: Onomatopeia;
Texto: Criando sua história em quadrinhos;
Texto: Os tipos de balões;
Criação de cartazes das crianças a partir das informações coletadas em sala de aula.
Avaliação:
Analisar o aprendizado adquirido pelos alunos através da criação da história em quadrinhos individual (identifica as personagens, diferencia os diferentes tipos de balões, reconhece os recursosusados, diferencia falas) ;
Acompanhar o interesse doa alunos em relação às atividades elaboradas;
Fontes de Consulta:
Gibis variados Turma da Monica 
https://www.ebiografia.com/mauricio_de_sousa/
https://www.youtube.com/watch?v=kydQ1ZekM1E
https://www.youtube.com/watch?v=mvbMv-8lo5A
Atividades realizadas em uma turma real de 3º ano do Ensino Fundamental (Projeto: História em Quadrinhos) 
Atividades:
Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa (1935) é um cartunista e empresário brasileiro. Criou a "Turma da Mônica", e vários outros personagens de história em quadrinhos. É membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.
Mauricio de Sousa (1935) nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Filho do poeta Antônio Mauricio de Souza e da poetisa Petronilha Araújo de Souza passou parte de sua infância em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares. Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo, onde trabalhou durante cinco anos no jornal Folha da Manhã, escrevendo reportagens policiais e fazendo ilustrações.
Em 1959, quando ainda trabalhava como repórter policial, criou seu primeiro personagem - o cãozinho "Bidu". A partir de uma série de tiras em quadrinhos com "Bidu e Franjinha", publicadas semanalmente na Folha da Manhã, Mauricio de Sousa iniciou sua carreira. Nos anos seguintes criou diversos personagens - "Cebolinha", "Piteco", "Chico Bento", "Penadinho", "Horácio", "Raposão", "Astronauta" etc. Em 1970, lançou a revista da "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril.
Em 1986, Mauricio saiu da Editora Abril e levou seus personagens para a Editora Globo. Em 1998, recebeu do então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha dos Direitos Humanos. Em 2006 saiu da Editora Globo e ingressou na Editora Panini, uma multinacional italiana.
Em 2007, Mônica foi homenageada "Embaixadora do UNICEF". Pela primeira vez um personagem de histórias infantis recebe esse título. Na mesma cerimônia, Mauricio de Sousa foi homenageado "Escritor para Crianças do UNICEF". Em 2008 o Ministério do Turismo nomeou Mônica "Embaixadora do Turismo Brasileiro".
A publicação da "Turma da Mônica Jovem", uma linha de personagens com 15 anos de idade, vendeu em 2008, mais de um milhão e meio de exemplares, dos quatro primeiros números da revista. Nas comemorações do centenário da Imigração Japonesa para o Brasil, Maurício criou os personagens "Tikara" e "Keika", que foram incorporados às histórias da Turma da Mônica.
Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.
Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, vídeos e DVDs, revistas e livros. Em 2013, a "Turma da Mônica" comemorou seus 50 anos
Personagens de Mauricio de Sousa
Turma do Bidu
Turma da Mônica
Turma do Chico Bento
Turma da Tina
Turma do Penadinho
Turma do Peteleco
Horácio
Astronauta
Turma da Mata
Papa Capim
Nico Demo
Turma do Pelezinho
Turma do Dieguito
Ronaldinho Gaucho
Turma da Mônica Jovem
Turma do Cebola Jovem
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Estácio	Relatório de Atividades Estruturadas 	Página 1

Continue navegando