Buscar

A importância da cultura organizacional adm estra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância da cultura organizacional e suas definições
É o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhadas por todos os membros da organização. 
Cada organização tem suas próprias características, sua rotina, seus valores, suas metas, seus objetivos, fatores que influenciam no dia a dia da organização. Um dos fatores de extrema importância é a cultura, que tanto influencia internamente como externamente para os colaboradores, é uma ferramenta poderosa no processo de comunicação.
A cultura organizacional faz referências ao comportamento e também é responsável pelas características únicas de cada empresa, diversos fatores são de importância de uma cultura organizacional dentro de uma empresa. Ela pode auxiliar na definição de limites para os colaboradores, na motivação no trabalho dos membros, ainda ajuda a reduzir a incerteza no ambiente de trabalho permite compreender relações de poder, regras estabelecidas não escritas, interesses de grupos determinados, comportamentos contraditórios, não existe a opção de não ter uma cultura organizacional, pois ela é inerente a um conjunto de pessoas. O que nos resta, é identificá-la e posteriormente encontrar estratégias para trabalhá-la. Ter uma cultura organizacional bem definida permite a uma empresa melhor integrar e aperfeiçoar uma nova equipe, como também a atingir as metas de um empreendimento. 
Quando falamos de Cultura Organizacional juntamos os dois conceitos de cultura + organização resultando no conjunto de valores, crenças e entendimentos importantes que os integrantes da organização têm em comum, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização. É a própria cultura que auxilia a administração estratégica da organização.
Níveis da cultura organizacional
Não dar para supersimplificar a cultura organizacional, uma das formas de visualizar a Cultura Organizacional de uma empresa é identificando três aspectos:
ARTEFATOS - visivel e percepitivel, os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização, processos e estruturas visíveis da organização – Incluem produtos visíveis do grupo como: arquitetura de seu entorno físico, tecnologia e produtos, criações artísticas, mitos e estórias sobre a organização, rituais e cerimônias observáveis. Também inclui aqui o comportamento visível do grupo e processos organizacionais nos quais cada comportamento é tornado rotina.
VALORES ASSUMIDOS– são valores importantes para as pessoas, pois funcionam como justificativas aceitas por todos os membros, em muitas organizações esses valores são criados pelos fundadores da organização, são estratégias, objetivos, filosofias – Incluem as crenças e modelos de comportamentos predominantes em uma organização. Pode ser observado nas relações internas durante as tomadas de decisões. Vale destacar que crença é tudo aquilo que as pessoas acreditam ser verdade dentro das suas metas e objetivos, enquanto valor significa o que as pessoas acreditam ser importante;
PRESSUPOSTOS BÁSICOS – estão no nível mais profundo, inconsciente, são os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados pelos membros da organização e que dão resultado positivo. Tendem a serem aqueles que nunca são confrontados, nem debatidos e, portanto, são extremamente difíceis de mudar.

Outros materiais