Buscar

ppe aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Habermas (1971) propôs a Teoria do Conhecimento Social (HABERMAS, J. Knowledge and human interests. Boston: Beacon Press, 1971.), uma importante contribuição para a base teórica do pensamento crítico. Nela os efeitos da estrutura social sobre o conhecimento influenciam os diferentes modos de saber que são adquiridos pelos indivíduos no ambiente social. Assim, o conhecimento que os indivíduos produzem é parcialmente determinado pelos interesses que os estimulam e os motivam. O autor sugere três áreas de conhecimento: A) técnico, B) prático e C) emancipatório.
Relacione as áreas do conhecimento de Habermas com as sentenças abaixo e marque a sequência correta:
( ) É neste tipo de conhecimento que os significados e a interpretação dos padrões comunicativos se interagem para construir e elaborar o entendimento comunitário que servem para delinear o acordo normativo para a atuação social.
( ) É neste tipo de conhecimento que os exercícios são prescritos aos alunos com o objetivo de direcioná-los para a resposta correta.
( ) É neste tipo de conhecimento que os indivíduos têm como objetivo se emancipar dos diversos modos de dominação social.
		
	
	C - A - B
	 
	B - A - C
	
	B - C - A
	
	C - B - A
	 
	A - B - C
	2-A importância do filósofo medieval Tomás de Aquino reside principalmente em seu esforço de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão. Discorrendo sobre a "possibilidade de descobrir a verdade divina", ele diz: "As verdades que professamos acerca de Deus revestem uma dupla modalidade. Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus, etc. Estas últimas verdades, os próprios filósofos as provaram por meio de demonstração, guiados pela luz da razão natural". A partir dessa citação, identifique a opção que melhor expressa esse pensamento de Tomás de Aquino.
		
	 
	A razão é o único meio do ser humano chegar à verdade.
	
	Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar por seus meios naturais certas verdades.
	
	O ser humano só alcança o conhecimento a partir do conhecimento científico.
	
	Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d´Ele.
	 
	A razão não se opõe a fé, mas é o único caminho para chegar a Deus.
	3-Em relação à fenomenologia, leia o fragmento a seguir: "Trata-se de descrever, e não de explicar nem de analisar. Esta primeira conotação que Husserl dava à fenomenologia nascente de uma 'psicologia descritiva', ou de retornar às 'coisas mesmas', foi primeiramente o desmentido da ciência... Tudo que sei do mundo, mesmo devido à ciência, o sei a partir de minha visão pessoal ou de uma experiência do mundo sem a qual os símbolos da ciência nada significariam" (MERLEAU-PONTY, 1971, p. 5). Marque a alternativa que corresponde à reflexão do autor:
		
	
	Questionar o conhecimento é negar os resultados das observações e da descrição do fenômeno.
	
	A fenomenologia dispensa os símbolos da ciência.
	
	A relação do pesquisador com o objeto de estudo deturpa os resultados.
	 
	A relação do pesquisador com o seu objeto de estudo é condição para o modo de conhecer e de descrever o fenômeno.
	 
	O mundo vivido não tem importância para a ciência fenomenológica.
	Entre as correntes filosóficas que tratam da relação sujeito/objeto do conhecimento, o materialismo dialético se destaca por defender que: I. o conhecimento decorre de relações concretas, ou seja, tem uma base material, histórica II. a relação entre teoria e prática é essencial para se chegar a compreensão da realidade III. o sujeito não é um indivíduo neutro, mas um sujeito social, marcado pelas contradições da realidade social na qual está inserido IV. o conhecimento é mediado pelas relações de poder presentes na sociedade Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	
	
A pesquisadora X procurou para compor o quadro de sua pesquisa uma escola pública de educação básica que se destaca das demais por ser a mais procurada pelos moradores da comunidade, que disputam sempre as vagas oferecidas. A fim de descobrir as razões pelas quais isso acontece, será realizada uma pesquisa que utilizará a observação participante como principal estratégia de coleta de dados. Em tal pesquisa, para o emprego adequado da técnica, será indispensável ao observador participante:
Saber ouvir, escutar, ver, fazer uso de todos os sentidos. É preciso aprender quando perguntar e quando não perguntar, assim como que perguntas fazer na hora certa.
Porque
O pesquisador aprende com os erros que comete durante o trabalho de campo e deve tirar proveito deles, na medida em que os passos em falso fazem parte do aprendizado da pesquisa. Deve, assim, refletir sobre o porquê de uma recusa, o porquê de um desacerto, o porquê de um silêncio. Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar:
		
	
	as duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
	 
	as duas são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	a primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	
	A pesquisa como princípio educativo permite voltar o nosso olhar para a (re)construção dos conhecimentos existentes, permitindo fundamentar a prática educativa de forma coerente e consistente. A pesquisa como princípio educativo traz a possibilidade da formação de um profissional da área da educação que possa problematizar, investigar, compreender e propor práticas educativas comprometidas com a realidade social concreta A presença da pesquisa traz a possibilidade de formar professores capazes de: formular questões para compreender a realidade, encontrar respostas, elaborando assim explicações que possam iluminar novos caminhos e novas práticas pedagógicas, que de fato viabilizem a aprendizagem de seus alunos. Sendo assim, podemos dizer que um processo de formação que tem a pesquisa como base visa promover no sujeito aprendizados que permitam o desenvolvimento: I. da autonomia intelectual II. da consciência crítica III. de práticas transformadoras IV. de um conhecimento crítico sobre a realidade Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras
	
	Somente a alternativa III e IV são verdadeiras
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras

Continue navegando

Outros materiais