Buscar

Atividade de Aprendizagem 04 Fundamentos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)"(...) a própria ciência não sabe por que põe em ordem os fatos justamente naquela direção, nem por que se concentra em certos objetos e não em outros. O que falta à ciência é a reflexão sobre si mesma, o conhecimento dos móveis sociais que a impulsionam em certa direção: por exemplo, em ocupar-se da Lua e não do bem-estar dos homens. (...) O que eu disse da ciência não vale somente para ela, mas também ao indivíduo particular. (...) Não sabe dizer por quais razões se ocupa com paixão de tal coisa e não de outra".
(Fonte: HORKHEIMER, Max. "A teoria crítica ontem e hoje". In: MATOS, Olgária C.F. A escola de Frankfurt; luzes e sombras do iluminismo. 2ªed. São Paulo: Moderna, 2005. [p.78]
A problemática apresentada no trecho está presente nas discussões dos pensadores da Escola de Frankfurt. De modo sintético, que necessidade há diante desta ideia do autor? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)É necessário uma revisão constante daquilo que a filosofia produz, no sentido de que ela esteja alinhada aos desejos e necessidades sociais.
b)É necessário um acompanhamento detalhado do que seja a produção social da ciência, já que ela é que dirige os valores morais da sociedade.
c)É necessário estabelecer um parâmetro a partir do qual toda a ciência possa produzir seu conhecimento, tendo em vista as necessidades da sociedade.
d)É sempre necessário uma nova avaliação diagnóstica da sociedade, na tentativa de serem enxergados os verdadeiros elementos de interesse que influenciam a ação do homem.
e)É necessário uma educação que leve o homem a entender as necessidades de que algo seja feito do modo como sempre é feito.
2)"Os mártires anônimos dos campos de concentração são o símbolo de uma humanidade que luta para vir à luz. A função da filosofia está em traduzir o que eles fizeram em palavras que os homens possam ouvir, ainda que suas vozes mortais tenham sido reduzidas ao silêncio pela tirania".
(Fonte: HORKHEIMER, Max. Apud: REALE, Giovanni e ANTISERI, Dario. História da filosofia. 3ªed. v.III. São Paulo: Paulus, 1991. [pp.849-850])
Os campos de concentração constituíram uma ação considerada por Adorno como o ápice da barbárie do século. Para tal autor, qual deve ser o papel da educação após tal evento de barbárie? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)A educação deve ser estabelecida como um projeto humano universal, para que não sejam possíveis ações antagônicas nas diversas culturas humanas.
b)A educação precisa ser sempre revista, no intuito de que indivíduos com propensão a ações de barbárie possam ser identificados ainda na infância para serem tratados.
c)O ato educativo deve obedecer as regras sempre mais claras e definidas – daí a importância do Estado – para que o processo seja único e leve a um mesmo tipo de ação social.
d)O professor tem papel fundamental no acompanhamento psicológico de alunos que apresentam comportamento agressivo de não aceitação das individualidades.
e)A educação deve se preocupar na formação do ser humano para que este não chegue a repetir os eventos do passado – de Auschwitz, por exemplo.
3)Bourdieu se aproxima bastante da concepção marxista ou, mais amplamente, materialista, segundo a qual a produção simbólica de um indivíduo ou grupo está subordinada ou mesmo determinada pelas suas condições materiais de existência. A cultura de cada grupo basicamente traduziria, em termos simbólicos, suas condições objetivas de existência. (Fonte: NOGUEIRA, Maria Alice. Bourdieu e a educação. 4ªed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014. [p.39])
De modo claro, o que o trecho indica como aproximação das ideias de Marx e Bourdieu? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)Bourdieu, do mesmo modo que Marx, entende haver, unicamente, uma "luta de classes" entre dominantes e dominados – uma tentando tomar o lugar da outra em sucessões ao longo da história.
b)Do mesmo modo como Marx, Bourdieu entende que o capital cultural recebido e vivenciado pelo indivíduo é o que dá origem à sua vida material.
c)As condições objetivas de existência são fruto da produção simbólica de uma classe social, por meio da religião e da arte, por exemplo.
d)A cultura é produzida de modo similar pelas classes sociais – a origem do capital cultural está diretamente ligada àquilo que a humanidade vivencia, e se reflete em todos os indivíduos.
e)A produção simbólica é fruto, unicamente, do capital cultural de uma determinada classe social.
4)Não existe desenvolvimento linear da complexidade; a complexidade é complexa, isto é, desigual e incerta. Não existe preferência quanto à complexidade do macrossistema sobre o microssistema que ele integra: assim, o átomo é uma organização muito mais complexa do que a molécula; a organização dos seres unicelulares é muito mais complexa do que as primeiras organizações pluricelulares; os indivíduos humanos, pela sua aptidão reflexiva e pela sua consciência, são, a este nível, mais complexos do que as sociedades de que fazem parte.
(Fonte: MORIN, Edgar. O método; 1. A natureza da natureza. Mira-Sintra: Europa-América, 1977. [p.143])
Tomando-se a teoria da complexidade como base, o que o trecho acima expressa? Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)O conhecimento da sociedade é de complexidade extremamente superior, ao ser comparado ao conhecimento do indivíduo.
b)Não importa a grandeza do ser: a complexidade é a mesma para tudo o que está no universo.
c)A complexidade é o pleno desenvolvimento do todo nas partes.
d)A complexidade na formação das partes pode ser maior que a complexidade na formação do todo.
e)A desigualdade dos elementos é o que não permite a linearidade da complexidade.

Continue navegando