Buscar

NP1 e NP2 Bioqui.Farmaceutica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Np1
1-Uma situação clinica comum que precisa levar em consideração o tipo de interação medicamentosa é a prescrição de determinados antibióticos a mulheres em uso da contracepção hormonal. Por exemplo o antibióticos rifampicina faz com que a concetração hormonal á base de estrogênio seja ineficaz em doses convencionais,nessa situação,é necessário recomendar outros métodos de contracepção durante o tratamento com rifampicina.A ineficácia do contraceptivo oral se deve ao fato de:
a)a rifampicina ser inibidora enzimatica da 3 A 4 do P450,que é a principal enzima envolvida no
metabolismo do componente estrogênio comum, o 17beta-etinillestradiol.
b) a rifampicina ser indutora enzimatica da 3 A 4 do P450, que é a principal enzima envolvida no metabolismo do componente estrogenico comum, o 17beta-etinillestradiol
c) a rifampicina competir com a enzimatica da 3 A 4 do P450, que é a principal enzima envolvida no metabolismo do componente estrogenico comum, o 17beta-etinillestradiol
d) a rifampicina não afeta a atividade da 3 A 4 do P450, que é a principal enzima envolvida no metabolismo,o 17 beta componente estrogenico comum, o 17beta-etinillestradiol
2-O consumo de cafeina como estimulante é conhecida há muitos séculos ,porém somente nesta ultima decada é que seus efeitos ergogênicos,vem sendo testados,seus consumos está relacionados com efeito estimulantes no Sistema Nervoso Central,desempenho fisico ,diminuição da perepção da fadiga e ação lipolitica.Com a elucidação de sua ação lipolitica a cafeina está sendo largamente utilizada em formulações como gel redutor.Com bases nestas informações é correto afirmar:
I-A mobilização dos ácidos graxos (AG) da lipólise do tecido adiposo, realizada pela enzima lipase hormonio sensível(LHS),AMP ciclico depende.
II-A cafeina inibe a fosfodiesterase, responsavel pela metabolização do AMP ciclico .
III-A degradação pode ser iniciada via estimulo nervoso simpático,através de descarga colinérgica, pois as celulas do tecido adiposo contem receptores (beta-adrenergicos) especificos para as catecolaminas.
a)-Apenas a senteça I está certa
b)-Apenas a sentença II está certa
c) -Apenas a sentença III está certa
d)-Apenas a sentenças I e II estão certas
e) -Apenas a sentenças I e III estão certas
3-Para testar a eficiência de vários derivados de estatinas, utilizou-se uma preperação UMG-CoA redutase isolada de tecido hepático.A velocidade de reação dessa preparação enzimatica por...função de concentrações crescentes de seu substrato HMG-CoA,na ausência e na presença de uma concentração fixa de três derivados de estatina. Nesses experimentos, o Ph, a temperatura, a concentração de enzima e a concentração dos co-fatores necessários foram sempre mantidos constantes.O gráfico abaixo representa os resultados encontrados; a curva I foi obtida na ausência de estatinas.
 
a) inibição irreversível ligação covalente estável
b) inibição não competitiva ligação covalente estável
c) inibição competitiva não covalente
d) inibição não competitiva, não covalente
e) inibição irreversível, ligação não covalente
4- Medindo-se a concentração de dois importantes íons para a célula o sódio (Na+) e potássio (K+),verifica-se maior concentração de íons Na+ no liquido extracelular,quando comparado com o meio intracelular,acontecendo o contrário com os íons K+.[...]A bomba de sódio e potássio é importante na produção da diferença de cargas elétricas nas membranas,especialmente nas membranas de células nervosas e nas de células musculares propiciando a transmissão de impulsos elétricos através dessas células.
 . 
A partir na analíse do texto e da figura,em relação ao transporte através da da membrana é correto afirmar: 
c) A utilização do ATP induz a mudança na forma da proteína, presente na membrana plasmática,que conduz os íons de sódio e potássio contra um gradiente de concentração.
5-Alguns municípios brasileiros, por vários anos, têm enfrentado epidemias de dengue.Com isso, o risco de surgimento da dengue hemorrágica tem aumentado significativamente,bem como o numero de pacientes diagnosticado com esse tipo de vírus.Durante as epidemias de dengue,os profissionais de saúde informam aos usuários que não devem utilizar alguns medicamentos,principalmente o AAS,porque, de acordo com o seu mecanismo de ação, o ASS inibe as enzimas COX-1 e COX-2,aumentando o tempo de sangramento devido á perda da capacidade de agregação das plaquetas por não conseguirem produzir a tromboxana A-2,potencializando o sangramento provocado pela dengue hemorrágica.Qual(ais) dessas enzimas está(ão) presente(S) no interior das plaquetas e de que forma o AAS as inibe?
A COX-1; de forma reversível.
A COX1; de forma irreversível.
A COX-2; de forma reversível.
A COX-2; de forma irreversível.
A COX-1 e a COX-2; de forma reversível.
6- A manutenção da vida celular depende da continua ocorrência de um conjunto de reações químicas que devem atender a duas exigências fundamentais (1) devem ocorrer em velocidades adequadas á fisiologia celular- a insuficiência na produção ou remoção de metabólicos pode levar a condições patológicas, e (2) precisam ser altamente específicas..de modo a gerar produtos definidos.O gráfico seguinte relaciona a velocidades de uma reação química catalisada por enzimas com a temperatura na qual esta reação ocorre.Podemos afirmar que:
 
I-A velocidade da reação independe da temperatura.
II-Existe uma temperatura ótima na qual a velocidade da reação é máxima
III-a velocidade aumente proporcionalmente á temperatura.
a)apenas a sentença I está certa. 
B) Apenas a sentença II está certa.
c)Apenas as I e II estão certas
d) A penas as sentenças I e III estão certas
e)As sentenças I ,IIe III estão certas
7- Um dos mais conhecidos exemplos de um canal aberto por um ligante ao receptor é o receptor nicotinico da acetilcolina. Esse receptor é encontrado na membrana pós-sináptica dos neurônios em certas sinapses e nas fibras musculares nas junções neuromusculares. Com auxilio da ilustração do receptor nicotinico abaixo assinale a alternativa correta.
I-Receptor de acetilcolina é uma proteina que apresenta sitios de ligação de alta afinidade a acetilcolina nas subunidades beta. 
II-A ligação da acetilcolina ao receptor proporciona a torção das subunidades M2 proporcionando abertura do canal iônico. 
III-O receptor nicotinico é uma estrutura pentâmerica constituido por quatro subunidades distintas(a,a,B
Com relação às afirmativas,assinale a alternativa correta.
a) I,II e III são verdadeiras 
 b) II e III são verdadeiras 
 c) I,II e IV são verdadeiras 
d) I e III são verdadeiras 
 e)Apenas a III é verdadeiras.
8- A doença de Alzheimer é uma desordem neurodegenerativa caracterizada por deterioração dos neurônios colinérgicos o que resulta em déficit do neurotransmissor acetilcolina. Uma alternativa para a correção do déficit colinérgico pode ser:
I- Produção de análogos de acetilicona
II- Uso de inibidores de acetilcolinesterase
III- uso de ativadores de acetilcolinesterase
com relação as alternativa correta
a)-I e II são verdadeiras 
b)- II e III saõ verdadeiras
c)-I,II, e III são verdadeiras
d)- I e III são verdadeiras 
e)- apenas a III é verdadeira 
9- O uso de substancias químicas para melhorar a dor e a inflamação é uma das necessidades mais antigas da humanidade. desde o isolamento da salicilina e a demonstração dos seus efeitos antipiréticos em 1829 por
Leratix. Um longo caminho de pesquisa vem sendo trilhado. A salicílina de sódio foi usado para tratar a febre reumatica como agente antiperético e no tratamento da gota em 1875. O enorme sucesso do fármaco levou à produção do acido acetilsalicílico um antiinflamatório não esteroídal pela via da cicloxigenase quais metabolitos, são formados:Quando o ácido araquidônico é metabolizado pela via da cicloxigenase,quais metabólitos são formados?
a) lipoxinas e PGD2
b) tromboxanos e leucotrieno A4
c) leucotrienos cisteinicos e prostaglandinas
d) tromboxanos e prostaglandinas
e) tromboxanos e fosfolipase A2
10- Os broncodilatadores e os antiinflamatórios são duas categorias de farmacos utilizadas no combate proporciona á ativação da proteina quinase dependente de asma, condição patológica crônica caracterizada pela inflamação e obstrução reversivel das vias aéreas muito comum em crianças e adultos.Entre as afirmações abaixo,qual apresenta característica farmacológica......da miosina de cadeia leve,necessária para a contração
Dos broncodilatadores e de seu uso no tratamento da asma?
I-A teofilina, uma metilxantina, é um broncodilatador, atuando na inibição da enzima fosfodiesterase responsável pela degradação do AMPc.
II-O agonista de receptores beta-2-adrenergicos, proporciona a ativação da proteina quinase dependente de AMPc a qual fosforila (inativa) a quinase da miosina de cadeia leve,necessária para contração promovendo o relaxamento do muscúlo liso.
III-Os agonista de receptores alfa-2-adrenégicos agem relaxando o músculo liso brônquico, apenas quando determinados tipos de espasmogênicos estão envolvidos.
Com relação as afirmativas.
a)-I e II são verdadeiras 
b)-II e III são verdadeiras 
c)-I,II e III são verdadeiras 
d)-I e III são verdadeiras 
e)-Apenas a III é verdadeira
11- Um rapaz de 22 anos de idade foi hospitalizado devido a uma serie de sintomas, dentre os sintomas destacam-se: perca de peso, vômitos, fraqueza muscular, irritabilidade, anorexia e palidez eram os mais frequentes, trabalhava em uma fabrica de tubos de ferro, era soldador e usava chumbo nas soldagens, os exames laboratoriais revelam uma grave anemia denominada sideroblástica e o exame mostrou 0,24mg de chumbo, sendo que a analise de raio X, apresenta deposito do metal ..... a anemia foi
I-Uma das enzimas mais sensíveis é a ferroquelatase, a qual insere o ferro(Fe...uma via de síntese do anel das porfirinas,um constituinte do grupo heme....consequencia do bloqueio enzimático não competitivo é uma forte..
II-Uma das enzimas mais sensíveis é a ferroquelatase, a qual insere via de síntese do anel das porfirias,um...
Eritrócitos.Uma das consequencias do bloqueio enzimático e irreversível é uma forte anemia denominada sideroblastica.
Com relação as afirmativas,assinale a alternativa correta:
a)-I e II são verdadeiras 
b)- II e III são verdadeiras
c)- I, II e III são verdadeiras
d)- I e III são verdadeiras
e)- Apenas a I é verdadeiras
12-O aldicarb, conhecido popularmente como chumbinho, é uma substância de alta toxicidade, derivada do ácido carbâmico. Ele age inibindo a acetilcolinesterase, enzima que, hidrolisando o mediador químico acetilcolina, desempenha um papel importante no processo de transmissão do impulso nervoso em sinapses como as encontradas nas junções neuromusculares.
Observe a concentração de Ca++ medida em dois compartimentos de células musculares, em repouso, na ausência de aldicarb:
Nos gráficos a seguir, representados na mesma escala do anterior, observe algumas alterações na concentração de Ca++ nesses compartimentos:
O gráfico que mostra a ação do aldicarb, logo após sua penetração na junção neuromuscular, é o de número:
(A) I
(B) II
(C) III
(D) IV
 
13- A febre alta pode causar sérios danos ao organismo, pois a temperatura ótima de funcionamento para a maioria das enzimas humanas encontra-se entre 35 e 40ºC. Considerando a relação entre a temperatura e a atividade das enzimas humanas, é correto afirmar que a febre acima de 40ºC causa problemas porque: 
a) Aumenta a atividade da maior parte das enzimas, devido à menor disponibilidade de energia.
b) A atividade das enzimas é reduzida, uma vez que essas sofrem desnaturação e não se associam ao substrato.
c) A maior parte das enzimas perde sua atividade porque se solidifica (precipita).
d) Aumenta a atividade das enzimas devido à sua precipitação, acelerando o reconhecimento do substrato.
e) A atividade das enzimas é reduzida, em consequência da quebra das ligações peptídicas.
14- A maior proporção da dose de uma droga administrada por via oral será absorvida no intestino delgado. Todavia, supondo-se que o transporte passivo da forma não-ionizada da droga determina sua taxa de absorção, o composto que será absorvido em menor grau no estômago é?
(A) a Ampicilina (pKa= 2,5).
(B) a Aspirina (pKa=3,0).
(C) o Warfarin (pKa=5,0).
(D) o Fenobarbital (pKa=7,4).
(E) o Propranolol (pKa=9,4)
15-KLB 48 anos sexo masculino,bancário sem antecedentes de o-morbidades.Foi admitido
Analíse as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que corresponde as informações que o farmacêutico se baseou para realizar a intervenção...Desta maneira o farmacêutico
Sugerindo a substitiução do omeprazol,um inibor da bomba da protons por ranitidina,um antagonista histaminergico.Analise as afirmaçoes abaixo e assinale a alternativa que corresponde às informações que o farmacêutico se baseou para realizar a intervençao.
Inibição enzimatica promovida pelo omeprazol a ação antiagregante plaquetária do
IV-Devido a inibição enzimatica promovida pelo omeprazol a ação antiagrgantes plaquetário do clopidogrel..risco de hemorragia
16-Algumas pessoas, após a ingestão de álcool, desenvolvem a Síndrome do Rubor, decorrente do excesso de aldeído acético na corrente sanguínea. Estudos recentes identificaram os genes envolvidos nessa síndrome. A figura a seguir representa a biotransformação do álcool etílico (etanol), após a ingestão de bebidas alcoólicas, em indivíduos que não manifestam a Síndrome do Rubor e em indivíduos que a manifestam. Analise-a. 
Considerando a figura e o assunto relacionado a ela, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
a) Indivíduos que manifestam a Síndrome do Rubor podem apresentar mutações que aumentam a atividade da enzima álcool-desidrogenase. 
b) O aumento da atividade da enzima aldeído-desidrogenase também pode causar a Síndrome do Rubor. 
c) Alteração na enzima álcool-desidrogenase provoca a diminuição da eliminação do aldeído acético do organismo. 
d) A Síndrome do Rubor é considerada como uma herança genética do tipo monogênica.
15-Os diabetes é uma doença caracterizada pela elevação do nível da glicose no sangue... "Durante uma situação de tensão emocional, o corpo libera hormônios, como a adrenalina e o cortisol,que levam a hiperglicemia” (que têm ação contrária à insulina").Um individuo portador de Diabetes Mellitus
R: Os receptores adrenérgicos pertencem a classe de receptores ligados à proteína G. 
Glicogenólise é o processo em que o glicogênio sofre degradação e transforma-se em varias moléculas de glicose.
Sempre que há necessidade de glicose, o glicogênio e mobilizado a partir de uma sequencia de reações da glicogenese , mas uma via metabólica complexa que se inicia a partir de estímulos hormonais reflexos da hipoglicemia , a cargo, principalmente , dos seguintes hormônios: glucagon, adrenalina e glicocorticoides.
O processo se realiza com a hidrólise da molécula de glicogênio em varias moléculas de glicose-1-fostato que são liberadas para entrar na via glicolítica.
16-O secretário-geral das Nações Unidas,Ban Ki-moon,confirmoi no início da tarde desta segunda-feira que armas quimicas foram usadas em grandes escala em súburbios de Damasco no ataque de 21 de agosto de 2013,resultando em inúmeras mortes,particularmente entre civis.De acordo com relatório da ONU apresentado por Ban,85% dos exames de sangue das amostras coletadas pelos
investigadores das Nações Unidas deram positiva para gás sarin.
-Este é um crime de guerra a uma violação grave.O pior uso de armas químicos em civis no séculoXXI-
Afirmou em uma coletiva de imprensa,após reunião com membros do Conselho de Segurança...Mais significativa de armas quimicas contra civis desde que Saddam Hussein usou em Halabja em1988 foram distribuidos máscaras contra gases e atropina para a população.Com bases nestes fatos explique o motivo da distribuição da atropina.
R: Bloqueia os recptores muscarinicos e inibem a enzima acetilcolinesterase. Essa enzima bloqueia os impulsos nervosos que ativam os músculos. Todos os músculos então se contraem sem parar e acabam estrangulando os pulmões e o coração. Ao perceber que foi atacado com gás dos nervos, o soldado se aplica uma injeção de atropina, substância derivada de uma planta chamada beladona, faz no organismo o papel da acetilcolinesterase inibida pelo gás. Porém, se o alarme for falso, a atropina fará com que a pessoa sinta os mesmos efeitos que o gás lhe provocaria.
17- O lopinavir, um inibidor da protease,não consegue atingir niveis terapêuticos quando utilizado como agente único,em virtude de seu extenso metabolismo de primeira passagem;entretanto,a co-administração do lopinavir com o ritonavir (que também é um inibidor da protease), permite ao lopinavir atingir concetrações terapêuticas.Explique o mecanismo pelo qual o ritonavir auxilia o lopinavir a atingir niveis plasmáticos desejáveis.
18-Em condições normais, a dor está associada a uma atividades elétrica nas fibras aferentes primárias... diametros dos nervos periféricos os quais possuem terminais sensoriais ativadas por estimulos .Tal propriedade depende de canais ionicos pricipalmente canais de Na+ que são regulados de ..membrana é despolarizada.O anestésico local,ao modificador a função dos....Explique porque em um local inflamado a sensibilidade ao anestésico local está diminuida?
R: pela incompatibilidade de pH do tecido inflamado a anestesia. No local inflamado tem mudança do ph diminuindo liberação de enzimas, morte leucócitos, essas enzimas trabalham em ph menor liberando AC graxos. 
19- A invertase é a enzima que hidrolisa a sacarose em glicose e frutose. Incubou-se, em condições adequadas, essa enzima com sacarose, de tal forma que a concentração inicial, em milimoles por litro, do dissacarídeo fosse de 10mM. Observe os gráficos abaixo:
R:Inibição enzimática competitiva e a outra não e não competitiva.
Competitiva - tem mudança de KM Altera a propriedade entre a enzima e o substrato.
Não competitiva - ligação do inibidor não competitivo não altera afinidade nem substrato
 
19-A invertase é a enzima que hidrolisa a sacarose em glicose e frutose. Incubou-se, em condições adequadas, essa enzima com sacarose, de tal forma que a concentração inicial, em milimoles por litro, do dissacarídeo fosse de 10mM. Observe os gráficos abaixo: 
Aquele que melhor representa a variação das concentrações, em função do tempo de incubação, da sacarose e da glicose, é o de número: 
a) 4 
b) 3 
c) 2 
d) 1 
Gabarito: C
Sub....ASS tem PH 3.5,a mucosa intestinal tem PH 1.7 a mucosa gastrica 1.2..onde o ASS será melhor absorvido?Explique.
R=O ASS é melhor absorvido no intestino. O AAS inibe diretamente a atividade da enzima cicloxigenase (COX) para diminuir a formação dos precursores das prostaglandinas e dos tromboxanos a partir do ácido araquidónico. O AAS inibe ambas as isoformas da COX. A COX-1 desempenha um papel importante na manutenção das funções normais a nível vascular, gástrico e renal, catalisando a formação de prostanóides de protecção. A COX-2 é induzida por estímulos inflamatórios e por citoquinas circulantes. Conclui-se, então que as acções anti-inflamatórias dos AINEs são devidas à inibição da COX-2, enquanto que os efeitos indesejáveis, tais como irritação gástrica e efeitos renais tóxicos, são devidos à inibição da enzima constitutiva COX-1.
Np2
1-Para síntese de uma determinada proteína, são necessários RNA mensageiro, RNA ribossômico, RNA transportador e aminoácidos. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas:
I. A tradução ocorre no citoplasma da célula.
II. O RNA transportador carrega a mensagem para a produção da proteína.
III. Cada 3 nucleotídeos do RNA mensageiro determinam a colocação de um aminoácido específico na proteína.
IV. Moléculas de RNA transportador, ligadas a aminoácidos, unem-se ao RNA ribossômico por um sequência de 3 bases.
V. Enquanto o ribossomo se desloca sobre a fita de RNA mensageiro, outros RNA transportadores se encaixam, trazendo novos aminoácidos.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II são corretas.
b) Apenas as afirmativas I, III e V são corretas.
c) Apenas as afirmativas II e V são corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II, IV e V são corretas.
e) Apenas as afirmativas III e V são corretas.
2-Pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus do tipo 1 utilizam o hormônio insulina para 
controlar a glicemia. Esse controle é fundamental para a sobrevivência desses pacientes que, 
após o diagnóstico, passam a utilizá-la durante toda sua vida. Existem insulinas 
comercialmente disponíveis de várias espécies, como as insulinas bovina, suína e humana. Em 
relação à insulina, afirma-se que: 
 
I- A insulina comercial pode ser sintetizada por reações peptídicas seguidas de 
purificação do produto final. 
II- As de origem bovina ou suína podem ser purificadas do fígado desses animais. 
III- A humana é obtida utilizando-se técnicas de DNA recombinante em que o gene da 
proinsulina é inserido em E. coli ou em leveduras. 
IV -As de origem animal apresentam maior antigenicidade quando comparadas com a 
insulina humana. 
Estão CORRETAS apenas as afirmações 
 
a) I e IV 
b) II e III 
c) II e IV 
d) III e IV 
e) I, II e III
3-As técnicas de engenharia corretamente ,a tecnologia DE DNA recombinante (ADNr),começaram
quanto a técnica de DNA recombinante é correto afirmar:
I-O uso de DNA de fonte viral ou bacteriana,como um dos componentes
II-Os plasmídeos são os mais utilizados para a clonagem de
4-Modificações germinativas foram realizadas em eucariontes produzidos por camuNdongos alterados geneticamente
Os organismos que carrega genes herdáveis e introduzidos por engenharias o genética são designados transgênicos e introduzido é denominante transgene
Em mamíferos a técnica utilizada envolve :
5- O gráfico abaixo compara a síntese de proteínas em ovos fertilizados e não fertilizados de ouriço-do-mar, podendo-se notar um grande aumento desse tipo de síntese nos ovos fertilizados.
Essa síntese foi monitorada pela incorporação, na proteína das células, do aminoácido lisina marcado radioativamente com carbono C14. O antibiótico actinomicina D inibe o processo de transcrição do DNA. No experimento demonstrado, ele foi adicionado junto com a lisina marcada.
Analisando o efeito da adição do antibiótico sobre a incorporação do aminoácido na proteína de ovos fertilizados, podemos concluir que:
a) a estabilidade das proteínas sintetizadas após a fertilização foi aumentada acentuadamente
b) a velocidade de tradução de DNA em RNA foi bastante acelerada pela fertilização dos ovos
c) a velocidade de transcrição de RNA mensageiro em proteína foi diminuída após a fertilização
d) o RNA usado na síntese protéica em ovos fertilizados já tinha sido anteriormente sintetizado
6- A terapia genética parece ter curado oito de dez crianças que têm a doença potencialmente fatal do "menino da bolha de plástico", de acordo com um estudo que acompanhou seus progressos por cerca de quatro anos depois do tratamento.
A doença do menino da bolha de plástico é formalmente chamada de imunodeficiência severa combinada, ou SCID. Essa deficiência genética é diagnosticada em cerca de 40 a 100 bebês a cada ano nos Estado
I- Essa forma de SCID surge em bebes com um defeito genético que deixa deficientes em uma enzima chamada deaminase
II-A terapia genética para o novo estudo foi realizada na Itália e em Israel. Os pesquisadores removeram as células da medula óssea dos pacientes, equiparam as células com cópias do gene que produz a enzima e injetaram as células de volta nos pacientes.
III- Pacientes podem ser tratados com injeções duas vezes por semana da enzima ou com transplante de medula óssea mas o medicamento é caro e o transplante nem sempre funciona
7-A idéia de engenharia genética 
I Plantas resistentes ao 
II-Tomates com vida prolongada
 8-De outro lado, o galardão de química ficou com os inventores de ferramentas para estudar proteínas, os verdadeiros atores do drama molecular da vida. É verdade que a Fundação Nobel ainda fala no DNA como o diretor de cena a comandar a ação das proteínas, mas talvez não seja pretensioso supor que foi um lapso, e que o sinal emitido por essas premiações aponta o verdadeiro futuro da pesquisa biológica e médica muito além dos genomas e de seu seqüenciamento (uma simples soletração). (...) LEITE, Marcelo. De volta ao seqüenciamento. Folha de S. Paulo – 20/01/2002 
O autor refere-se às proteínas como “atores do drama molecular” e ao DNA como “diretor de cena”. Essa referência deve-se ao fato de:
a) não ocorrer uma correlação funcional entre DNA e proteínas no meio celular.
b) o DNA controlar a produção de proteínas e também atuar como catalisador de rações químicas celulares.
c) o material genético ser constituídos por proteínas.
d) as proteínas não terem controle sobre o metabolismo celular.
e) o DNA controlar a produção de proteínas e estas controlarem a atividade celular
9- Um pesquisador, interessado em produzir em tubo de ensaio uma proteína, nas mesmas condições em que essa síntese ocorre nas células, utilizou ribossomos de células de rato, RNA mensageiro de células de macaco, RNA transportador de células de coelho e aminoácidos ativos de células de sapo. A proteína produzida teria uma seqüência de aminoácidos idêntica à do
a) rato.       b) sapo.       c ) coelho.      d) macaco.     e) macaco e do rato.
10- Sementes transgênicas podem levar à produção de plantas resistentes a inseticidas, a insetos e a vírus, ou então com melhores qualidades nutritivas, o que aumenta e barateia a produção, favorecendo a população mundial. Há, porém, outras conseqüências que o seu cultivo pode acarretar entre as quais estão:
I. a possibilidade de transmitir seus genes de resistência a plantas de espécies aparentadas.
II. a possibilidade de afetar insetos e outros animais do ecossistema.
III. a necessidade de uso mais intenso de agrotóxicos.
Há desvantagens SOMENTE em
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III
11- A levedura Saccharomyces cerevisiae é utilizada na indústria para a 
produção de etanol e de pão. Para explicar como a levedura age nos dois 
processos, um estudante fez as afirmações abaixo: 
 I. Tanto na produção do etanol como na produção do pão, a levedura inicia 
o processo produzindo grande quantidade de gás carbônico. 
II. A produção de etanol no caldo de cana só começa quando as condições 
tornam-se anaeróbias, o que favorece a fermentação. 
III. O que faz a massa de pão crescer é a produção de bolhas cheias de gás 
carbônico; portanto, a respiração aeróbia é o processo determinante. 
Assinale a alternativa CORRETA. 
a) Apenas a afirmação I está correta. 
b) Apenas a afirmação II está correta. 
c) Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
d) Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmações estão corretas
12- Dois microorganismos, X e Y, mantidos em meio de cultura sob condições adequadas, receberam a mesma quantidade de glicose como único substrato energético. Após terem consumido toda a glicose recebida, verificou-se que o microorganismo X produziu três vezes mais CO2 do que o Y.
Considerando-se estas informações, conclui-se ter ocorrido:
a) fermentação alcoólica no microorganismo X.
b) fermentação lática no microorganismo X.
c) respiração aeróbica no microorganismo Y.
d) fermentação alcoólica no microorganismo Y.
e) fermentação lática no microorganismo Y.
13- Existe um número muito grande de substâncias antibióticas. Essas 
substâncias diferem quanto à maneira pela qual interferem no metabolismo celular. Assim, a tetraciclina liga-se aos ribossomos e impede a ligação do RNA transportador; a mitomicina inibe a ação da polimerase do DNA e a estreptomicina causa erros na leitura dos códigos do RNA mensageiro. 
Essas afirmações permitem concluir que: 
 
I. a tetraciclina impede a transcrição e leva a célula bacteriana à morte por 
falta de RNA mensageiro 
II. a mitomicina, por inibir a duplicação do DNA, impede a multiplicação da 
célula bacteriana 
III. a estreptomicina interfere na tradução e leva a célula bacteriana a produzir 
proteínas defeituosas 
 
Das afirmativas acima, 
a) apenas I é correta 
b) apenas I e II são corretas 
c) apenas II e III são corretas 
d) apenas I e III são corretas 
		e) I, II e III são corretas 
14-Organismos são ditos transgênicos quando, por técnica de engenharia genética, recebem e incorporam genes de outra espécie, os quais podem ser transmitidos aos seus descendentes. Exemplos desses organismos são as plantas transgênicas, receptoras de um gene de outro organismo (doador) que lhes confere resistência a certos herbicidas. Para que ocorra a síntese da proteína codificada pelo gene inserido no genoma da espécie receptora, diversas condições devem ser observadas. Entretanto, fundamentalmente, essa técnica é possível porque
		a) 
	cada organismo apresenta seu próprio código genético.
	b) 
	o código genético é comum a todos os seres vivos.
	c) 
	o código genético é degenerado.
	d) 
	a técnica permite trocar o código genético do organismo doador do gene.
	e) 
	a técnica permite trocar o código genético do organismo receptor do gene.
15- Com o advento da tecnologia do DNA recombinante,tornou-se possível..até mesmo em sequencias especificas do DNA dentro de um gene para alteração
Bactérias podem ser alteradas para produzir grandes de proteinas
Produção de insulina humana em E.coli.Como se dá a produção de insulina possui um intron e a bactéria não faz splicing?Descreva o processo.
16- Diferença entre terapia pré implantacional,responsável pela criação dos super bebes e organismos transgênicos.
R=A teoria pré-implantacional seleciona os embriões através do escaneamento do DNA. Identifica doenças monogênicas hereditárias e alterações no número de cromossomos.
Transgênico é um ser vivo que recebeu um gene de outra espécie animal ou vegetal. O gene inserido (é herdável) pode vir de outra planta ou mesmo de outra espécie completamente diferente.
17-A eritropoetina é um hormonio natural de natureza glicoproteica.....
Descreva como a alfaepoetina é obtida e qual a sua importancia para individuos que fazem hemodialise.
18-Sobre o HIV(AZT)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais