A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Cirurgia Geral, Isquemia Mesentérica Aguda

Pré-visualização | Página 4 de 4

e inspeção da alça sob a luz de Wood. Quando você analisa, essa alça intestinal e acha que está mais ou menos. Você não retira em um primeiro momento, para ver se consegue preservá-la e já programa uma relaparotomia em 24 horas, para você ver a viabilidade intestinal em um segundo momento. 
TRATAMENTO TROMBOSE ARTERIAL
Obstrução no início da artéria com infarto, geralmente de grande extensão. Vocês viram que a chance maior de o paciente sair é na embolia, porque, o infarto é um pouco mais distal do que a trombose que é no início da artéria. Você pode ter uma revascularização como enxerto (bypass ) de safena ou prótese, entre a aorta e o segmento posterior ao trombo, vai chamar o cirurgião vascular. O trombo está aqui, o cirurgião vascular vai fazer bypass. Vai fazer com safena ou prótese. Vai fazer uma anastomose dessa prótese, aqui, com aorta no segmento distal ao trombo. Aí vou fazer com que pule a obstrução e irrigue aquela artéria mesentérica superior adequadamente. Na isquemia arterial a recuperação do intestino é cinco vezes maior que na venosa. 
Então, olha o intestino delgado todo acometido, ta todo escurecido. Isso aqui, vai ter síndrome do intestino curto e é praticamente inviável para o paciente viver.
TRATAMENTO TROMBOSE VENOSA MESENTERICA
Ainda bem que é raro, diagnostico difícil de se fazer. Você faz uma Trombectomia venosa. Tem que fazer uma anticoagulação com heparina. Em suspeita de perfuração, laparotomia e ressecção dos segmentos necrosados. Que tendem a ser de menor extensão, dependendo da extensão que a gente vai fazer a ressecção da quantidade de alças intestinais necessárias.
TRATAMENTO ARTÉRIA MESENTÉRICA NÃO OCLUSIVA
Primeiramente corrigia a causa básica, se for trauma, tem que corrir com laparatomia exploradora, tem que corrigir aquela causa básica o sangramento. Se for cirurgia cardíaca, ver se se ele está sangrando muito. 
Retirada de drogas vasoconstrictora, porque com elas mais isquemias vou ter. lnfusão de papaverina, 30-60 mg/h pelo cateter arteriografia, na tentativa de causar uma vasodilatação das artérias, para infudir mais sangue e irrigar mais adequadamente o intestino. Se tiver sinais de peritonite fazer laparotomia exploradora.
SÍNDROME DO INTESTINO CURTO
Eu tenho mais de 70% de intestino delgado tendo válvula 
íleo cecal. Se eu temjo 70% do intestino delgado ressecado é sindrome do intestino curto. No tratamento da Sindrome do Intestino curto, só com transpante de intestinio, que é feito nos Estados unidos. E quando paciente nao responde, tem que fazer as vezes transpante multivisceral. 
SÍNDROME DE REPERFUSÃO
Paciente pode ter a síndrome de reperfusão que são radicais livres, após revascularização e pode causar vasoespasmos e infarto em outros órgãos. 
Dr Eduardo tu falou com tua secretaria. Rapaz nunca chegou os documentos aqui. To muito preocupado cara, porque so tenho até o dia 20 desse mês para entregar esses documentos. Se não fazer isso até esse dia , perco o meu financiamento, e já vou ter que pagar 30 mil para o semestre. Fui no correio mais eles não informam nada sem o rastreador