Buscar

inovações robalo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

INOVAÇÕES SUSTENTÁVEIS NA PRODUÇÃO COMERCIAL DO ROBALO EM SISTEMAS FECHADOS NO SEMIÁRIDO	
 Ovil Junior1*, C.I.G.; Morais De²*, P.A; Medeiros²*, M.L; Pires¹** C.L, Profesor Enandes Melhoramento; Gonçalves2***, A.A.
¹Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Departamento de Ciências Animais, Laboratório de Tecnologia e Controle de Qualidade do Pescado (LAPESC), Av. Francisco Mota, 572, 59625-900, Mossoró (RN). **Bolsista 
**PICI/CNPq (engdepescagibson@gmail.com (84) 8736-8716
Palavra-chave: Melhoramento, Nutrição, Sustentabilidade.
INTRODUÇÃO
Estamos caminhando na segunda década do século XXI, são paradoxais as conquistas já alcançadas nas diversas áreas das ciências animais com o objetivo de produzir alimentos, e o pouco que se têm de conhecimento científico em novas tecnologias em aquacultura no Brasil é mínimo comparado a países como Áustria, Noruega, assim como países da Ásia menor que representa para nós tecnologia de ponta na produção de pescado no mundo. Porque não seguir o exemplo aqui? Aplicando novas tecnologias e inovações no universo da aquacultura brasileira. Estamos hoje muito além das fronteiras que nos separavam destas tecnologias vinte anos atrás. E dentro de um cenário global, uma das necessidades humana nos dias de hoje é produzir alimento, e se possível, alimento de alta qualidade nutricional e baixo custo, tornando o negocio cada vez mais atrativo e sustentável para os investidores meio ambiente. A população mundial vem crescendo de maneira tal, que se não acontecer uma melhora nos processos produtivos agora, não seremos capazes de alimentar nossa espécie. Os recursos naturais entraram em colapso e a manutenção do que resta é fundamental.
Pensando nestes e outros aspectos da produção de alimento, encontramos um cenário favorável para a aquacultura na economia brasileira atual, com incentivos e investimentos em atividades que encontrem maneiras sustentáveis de desenvolver seus produtos. Programa Safra do governo federal (produção), programa peixe na mesa (merenda escolar) entre outros. Para o mercado de organismos aquáticos e para a indústria de beneficiamento e processamento um forte candidato é o robalo ( centropomus ssp.). Alguns estudos foram realizados em escala experimental e indicam duas espécies de robalo com boas perspectivas para o cultivo: Centropomus parallelus e C. undecimalis (Patrona, 1984; Tucker Junior, 1987; Pereira et al., 1997; Rodriguez et al., 1998; Barbuio, 1999), com possibilidades de cultivo intensivo em viveiros de terra, tanques, cercos, tanques-rede ou em cultivo extensivo como controlador biológico (Cerqueira, 1995; Silva, 1996). além de já estar aprovado pelo gosto popular é um animal de carne nobre e de características rústicas que o coloca como uma das alternativas para a aquicultura na região do semiárido e a partir de novas tecnologias para todo Brasil. A intensificação dos processos de produção buscam alcançar maior produtividade em menores áreas, menor tempo e custo racionalizado (Kubtiza, 1999). Sua reprodução e alevinagem já estão dominadas pela universidade federal de Santa Catarina onde se desenvolveu a primeira ração para o Robalo.
Os Centropomídeos são peixes marinhos, eurihalinos, encontrados em ambientes com grande variação de salinidade, tanto no mar, como em água de ambientes transacionais (salobros) e ambientes continentais (dulcícola) (Pierângeli et. al., 1998) O robalo Centropomus undecilmales é animal carnívoro, de formato fusiforme com achatamento lateral e ótimo rendimento em cortes e filetagem, podendo a atingir 54% de filé sem pele. São peixes de grande importância econômica e social (Pierângeli et. al., 1998), de carne nobre e excelentes características organolépticas (Tucker et. al., 1985). Devido à qualidade e sabor de sua carne, possui alto valor comercial no mercado (Cavalheiro e Pereira, 1998). Ultrapassando os R$ 80,00 o Kg do filé congelado. Pensando no consumidor a piscicultura do Robalo segundo nossa proposta busca soluções através da formação de um hibrido centropomidae com as melhores características de rusticidade e crescimento das espécie Paralellus e undecimalles alimentados com zoo e fitoplancton (rotíferas e Spirulina) enriquecidas com Fermento biológico nas fases iniciais de vida até juvenil e depois com ração Para peixe Carnívoro a base de Farinha de espirulina enriquecida. O cultivo em água salgada e salobra, que minimizam os problemas de off-flavor, ou seja, a presença de sabores e odores indesejáveis, bem característicos de peixes de cultivo em água doce. Resultando em produtos atrativos quanto ao aspecto sensorial (CYRINO et al., 2004; KUBITZA, 2005). É recomendado.
 O Robalo é um peixe que se adapta muito bem ao cativeiro, tanto os jovens quanto os adultos são muito resistentes às manipulações e variações dos parâmetros físico-químicos da água (Chapman et al., 1982). Entretanto os melhores desempenhos no cultivo do robalo no Brasil duraram dois anos para que o animal atingisse o tamanho de mercado 1,3 a 1,5 kg, isso associado ao alto preço da ração a base de farinha de peixe fizeram com que este animal deixa-se de ser tão interessante para a indústria de produção de pescado. Segundo (Silva Neto, 2010). Há no presente um grande esforço de pesquisa no sentido de substituir, parcial ou totalmente, a farinha de peixe das dietas artificiais por fontes protéicas vegetais, de menor custo e maior previsibilidade de produção. Os resultados experimentais obtidos em alguns trabalhos evidenciam o bom potencial da farinha de Spirulina como aditivo impulsor do crescimento em dietas para camarões marinhos.
Buscando quebrar tais paradoxos, algumas alternativas para resolver estes dois grandes gargalos da atual cadeia produtiva desse animal é proposta neste trabalho. A diminuição no tempo de crescimento desse animal a partir do cruzamento entre os centropomideos de melhor desempenho dentro da filogenia Centropomidae como descrito anteriormente, que possibilite um crescimento mais rápido e com melhor desempenho no processo produtivo. Tomando como exemplo as técnicas aplicadas no melhoramento do Pintado e do carchara, Pseudoplatystoma, com excelentes resultados do Hibrido Ponto e virgula. Um animal que agrega as melhores características do carchara e do pintado no Mato Grosso. Através do melhoramento dos genótipos e da nutrição deste animal introduzindo alimento rico em proteína e ácidos graxos essenciais e ômegas, alimento de alta digestibilidade e uma conversão alimentar melhor (FCA) e mais barata através da introdução de farinha de espirulina na dieta deste hibrido Centropomidae. Uma técnica que vêm se difundindo rapidamente para aumentar a sobrevivência e o crescimento na larvicultura de peixes é a adição de dietas naturais contendo ácidos graxos poli-insaturados, essenciais para o bom desenvolvimento de várias espécies (BELAY et al., 1996). A microalga de maior potencial para o enriquecimento de dietas de peixe é a Spirulina platensis, que tem como principal característica ser fotossintética, planctônica, e formar populações volumosas em corpos tropicais e subtropicais (VONSHAK, 1997).
Uma vez obtido um hibrido e uma ração eficiente para o cultivo comercial, será desenvolvido estudos de rendimento em cortes e composição centesimal deste novo robalo que possibilitem novos produtos com alto valor agregado aos diferentes cortes e filés, destinando uma linha de pré-preparados (pré-assados e pré-cozidos), pratos prontos congelados e outra ao mercado de cortes finos congelados. Sendo todo resíduo do processo reaproveitado na indústria de ração, farmacêutica e confecção, assim como a água utilizada no cultivo será fertilizada com probióticos e re-circulada no sistema e quando não mais possível sua utilização será empregada na irrigação dos insumos vegetais do processamento (ervas fina e hortaliças). A sanidade dos produtos será garantida com a introdução de ozônio na água utilizada em todas etapas do processamento, que vai desde a despesca até a embalagem do produto final.
No entanto,até o momento poucos estudos relacionados com o melhoramento animal de peixes, do seu FCA através da utilização de microalgas no lugar da farinha de peixe, as características morfométricas, rendimento no processamento e composição de filé de robalo, desenvolvimento de novos produtos foi publicado no Brasil mesmo este animal sendo encontrado em todo litoral, estuários e águas continentais. E esses dados são importantes, pois podem fornecer subsídios às indústrias de processamento e aos piscicultores que podem estimar sua produção econômica e diminuir custos. Cabe ressaltar que o processamento de pescado gera grande quantidade de resíduos líquidos (águas residuais) e sólidos (pele, ossos, cabeça, vísceras e nadadeiras). Esses são geralmente descartados sem tratamento mesmo quando possuem valor comercial em outros segmentos, podendo causar poluição ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer o desempenho destas possibilidades na cadeia produtiva do hibrido de Centropomidae, seus diferentes cortes, valor nutricional da carne e os novos produtos para a indústria, assim como, o reaproveitamento de todo resíduo líquido e sólido fechando um circulo virtuoso conhecido como sustentabilidade.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
Silva Neto, José Fernandes da
Farinha de spirulina como aditivo atrato-palatabilizante em dietas
balanceadas para o camarão marinho litopenaeus vannamei /José
Fernandes da Silva Neto, 2010.
55 f. ; il. enc.

Outros materiais