Buscar

QUESTIONÁRIO RESPONDIDO- Padrões de herança- GENÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido 14 – Herança Mendeliana: Padrões de Herança
O que são heredogramas? Justifique sua necessidade?
Heredograma é um tipo de gráfico que representa a herança genética de determinada característica dos indivíduos representados.  Tem como finalidade facilitar o trabalho dos cientistas na hora de se estudar o passado genético e familiar de uma pessoa ou animal.
Na construção de um heredograma, que informações são mais relevantes e com que abrangência devem ser coletadas? Que indivíduos devem estar representados?
Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais. Indivíduos do sexo masculino são representados por um quadrado, e os do sexo feminino, por um círculo. O casamento, no sentido biológico de procriação, é indicado por um traço horizontal que une os dois membros do casal. Os filhos de um casamento são representados por traços verticais unidos ao traço horizontal do casal. O símbolo que estiver colorido significa que aquela pessoa é portadora daquela característica. As informações devem abranger todo os ancestrais até receber essa característica.
Considere as características que mais chamam a atenção em heredogramas típicos de características: autossômica dominante, autossômica recessiva e recessiva ligada ao X.
autossômica dominante, todos os filhos terão essa característica.
 autossômica recessiva , essa característica não será expressada nos filhos a não ser que o outro progenitor seja heterozigoto.
recessiva ligada ao X, somente as filhas mulheres poderão expressar a característica se o pai for heterozigoto.
Diferencie, exemplificando, herança influenciada pelo sexo e herança limitada ao sexo. 
Herança limitada ao sexo é quando está relacionada ao cromossomo Y, na sua porção não homóloga ao cromossomo X. É restrita porque só ocorre em homens, pois as mulheres não possuem cromossomo Y.
Herança influenciada pelo sexo Ocorre quando a doença ou característica se manifesta de forma diferente em homens e mulheres. A calvície é condicionada por um gene dominante. Nas mulheres, ele se expressa apenas em dose dupla. Isso ocorre porque o gene C atua como dominante na presença do hormônio masculino testosterona, e pode se expressar mesmo em dose simples. Como as mulheres possuem baixíssimas quantidades desse hormônio, o gene em dose simples não é suficiente para se expressar.
Para o seguinte heredograma, preveja o modo de herança e os genótipos de cada indivíduo. Assuma que os alelos M e m controlem a expressão da característica.
O seguinte heredograma acompanha a herança da miopia em humanos. Preveja o padrão de herança e, baseado nessa previsão, indique o genótipo mais provável de cada indivíduo.

Continue navegando

Outros materiais