Buscar

Atividade Aprendizagem 1 - Legislação Social e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)
O contrato individual de trabalho é um instrumento que cria relação jurídica e deve ser celebrado entre empregado e empregador. Dentre suas principais características, podemos dizer que é requisito do contrato de trabalho:
Alternativas:
a)
A subordinação entre o empregador e a CLT.
b)
A pessoalidade do contrato.
Alternativa assinalada
c)
A capacidade jurídica do empregado acima de 14 anos.
d)
A onerosidade de forma facultativa.
e)
A execução terceirizada do serviço, desde que em nome do empregado.
2)
A regra geral é que os contratos sejam realizados por prazo indeterminado. No dizer de Amauri Mascaro (2011, p. 867), "por duração indeterminada o que se deve entender é que o empregado foi admitido sem previsão do termo final do contrato, que vigerá até que se desconstitua por meio de uma das suas formas normais de extinção". Diante disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, sua duração dependerá de prazo estipulado no próprio contrato ou de termo assinalado para seu fim.
b)
A CLT estipula o prazo máximo de três meses para a modalidade de contrato por prazo indeterminado.
c)
O prazo de 90 (noventa) dias do contrato de experiência poderá ser prorrogado por igual período.
d)
A prorrogação do contrato de trabalho por prazo determinado, dentro do seu prazo de vigência, de forma tácita ou expressa e por mais de uma vez, implicará a sua nulidade.
Alternativa assinalada
e)
O contrato de trabalho temporário deverá ser adotado apenas em casos raros, como os previstos na Constituição Federal.
3)
Roseane Aragão trabalha com Marketing Multinível há 12 anos e obtém sua remuneração da comissão da venda dos produtos que comercializa. Ela está bastante satisfeita com o trabalho, porque tem liberdade para negociar preços e promover descontos e liquidações, faz seu próprio horário de trabalho, executa maior parte dele a partir de sua casa, no estilo home office, e não possui relação de subordinação. Considerando essas características, podemos dizer corretamente que Roseane é:
Alternativas:
a)
Trabalhadora avulsa.
b)
Trabalhadora eventual.
c)
Trabalhadora em domicílio.
d)
Trabalhadora autônoma.
Alternativa assinalada
e)
Trabalhadora empregada.
4)
A seguir, destacamos alguns enunciados da Súmula 331 do TST:
"I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário.
II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional.
III - Não forma vínculo de emprego com o tomador a contratação de serviços de vigilância e de conservação e limpeza,  bem  como  a  de  serviços  especializados  ligados a atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinação direta."
Sobre a relação entre o tomador do serviço, o prestador e eventual interposição de pessoa, e com base nos estudos da matéria, é correto afirmar que:
Alternativas:
a)
A exceção do inciso I refere-se ao órgão gestor de mão de obra que, por sinal, pode ser a cooperativa e o consórcio de trabalhadores rurais.
b)
O não reconhecimento de vínculo citado no inciso II estende-se em relação à empresa que intermediou a prestação do serviço e o trabalhador.
c)
Se o diretor administrativo de uma agência bancária dá ordens diretas ao vigilante contratado por intermediação, de modo característico à relação de subordinação, poderá configurar-se o vínculo trabalhista entre o banco e o vigilante.
Alternativa assinalada
d)
A Súmula 331 só se aplica no caso dos trabalhadores avulsos, porque é nesta modalidade que há intermediação de mão de obra, através do OGMO, e em nenhuma outra modalidade isso ocorre, legal ou fraudulentamente.
e)
A Súmula 331 só se aplica a casos de contratação de mão de obra na
Administração Pública.

Outros materiais