Buscar

Civil caso 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Civil caso 5
Caso concreto Roberto estando em dificuldades financeiras resolve vender um de seus rins a Flávio, que se encontra na fila de espera para transplante de órgãos. Pergunta-se: a) Pode Roberto efetuar referida venda? Justifique e fundamente sua resposta. b) Com relação à característica da indisponibilidade, podemos afirmar categoricamente que a indisponibilidade dos direitos a personalidade é absoluta? Justifique sua resposta.
a)
A legislação brasileira, em matéria de Direito da personalidade regula a questão da proibição da comercialização da venda de órgãos na Constituição Federal ,no artigo 199º parágrafo 4º, sendo certo que a doação é viável com determina a lei 9434/97, que disciplina transplante de órgãos, dando outras providências. O Código Civil de 2002 também cuida da matéria em seu Artigo 14º. A venda afronta tanto a ordem jurídica quanto a ordem moral.
b) 
O artigo 11º do Código Civil, disciplina de forma geral as características do direito da personalidade, resultando a sua indisponibilidade intransmissibilidade e quanto direitos personalíssimos exercidos, intuito Persona, exercido pelo próprio titular. Mas que, excepcionalmente em determinadas circunstâncias admite a sua sessão gratuita onerosa, desde que temporária relativizando desta forma os direitos da personalidade, mas que, por outro lado, são absolutos em essência ”erga omnes”. 
Objetiva: B

Continue navegando