Buscar

Princípios do Direito do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito do Trabalho
Aula 2
PRINCÍPIOS
Diferença entre regras e princípios
Para Alice M. Barros “a norma (vista como dever ser) abrange tanto os princípios como as regras. Estes se distinguem por meio de vários critérios apontados pela doutrina, entre os quais destacamos: a) as regras prescrevem atos relativamente específicos, e os princípios atos inespecíficos; b) os princípios não podem gerar direito subjetivo, ao contrário das regras que geram esses direitos e podem ser aplicadas diretamente; c) os princípios contêm uma enunciação ampla, sendo, portanto, abstratos, enquanto as regras são concisas”. 
Funções dos princípios
Fundamentadora/normativa
Fundamenta criação de norma
Orientadora/interpretativa
Direciona interpretação da norma
Supletiva/integradora
	Preenche lacunas
 Princípio Protetor
 O Direito do Trabalho traz um conjunto de normas de proteção à parte hipossuficiente, buscando equilibrar uma relação desigual
Hipossuficiência
Economicamente mais frágil
Subordinado
Princípio Protetor
3 Subdivisões:
1) In dubio pro operario
2) Norma mais favorável
3) Condição mais benéfica
5
In dubio pro operario
Diz respeito à interpretação de normas, não à prova processual
Exemplo: cotas PCD, 
fração arredonda para 
cima
Norma mais favorável
Aplicação da norma favorável ao trabalhador, independentemente da sua hierarquia
Exemplo 1: CF/88 prevê adicional HE de 50% e CCT prevê adicional de 60%
Exemplo 2: Artigo 620 da CLT - As condições estabelecidas em Convenção, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em acordo. 
Norma mais favorável
E se.......
Uma CCT prevê adicional HE de 60% e adicional noturno de 40%
					e
Uma ACT prevê adicional HE de 70% e adicional noturno de 25%
vs
8
Norma mais favorável
Teoria do conglobamento
Bloco de normas (ex. ACT) X Bloco de normas (ex. CCT)
Teoria da acumulação
Cláusula X Cláusula
Teoria do conglobamento orgânico/por instituto
Matéria/capítulo X Matéria/capítulo
9
Condição mais benéfica
Situações contratuais mais vantajosas se incorporam ao patrimônio do empregado, não podendo ser retiradas.
Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
10
Condição mais benéfica
Exemplos:
SUM-277    CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO OU ACORDO COLETIVO DE TRABALHO. EFICÁCIA. ULTRATIVIDADE (redação alterada na sessão do Tribunal Pleno realizada em 14.09.2012) - Res. 185/2012 – DEJT divulgado em 25, 26 e 27.09.2012 As cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente poderão ser modificadas ou suprimidas mediante negociação coletiva de trabalho.
Primazia da Realidade
Contrato realidade: a realidade se sobrepõe aos documentos
12
Irrenunciabilidade
O empregado pode escolher não tirar férias?
O empregado pode abrir mão de receber seu salário?
O empregado pode renunciar o registro em CTPS?
Não quero comer jiló !!!!!!
13
Irrenunciabilidade
Norma cogente é aquela que por atender mais diretamente ao interesse geral não pode ser alterada pela convenção entre os particulares.
Art. 444 - As relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.
14
Irrenunciabilidade
E se..... O empregado não quiser tirar férias?
Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.
Continuidade
A regra é que o contrato de trabalho tenha prazo indeterminado, pois se presume que o empregado pretende permanecer no emprego
CLT, Art. 10 - Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.
CLT, Art. 448 - A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.
Continuidade
Súmula 212 do TST - O ônus de provar o término do contrato de trabalho, quando negados a prestação de serviço e o despedimento, é do empregador, pois o princípio da continuidade da relação de emprego constitui presunção favorável ao empregado.
CLT, Art. 451 - O contrato de trabalho por prazo determinado que, tácita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passará a vigorar sem determinação de prazo.
CLT, Art. 452 - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.
CLT, Art. 453 - No tempo de serviço do empregado, quando readmitido, serão computados os períodos, ainda que não contínuos, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido despedido por falta grave, recebido indenização legal ou se aposentado espontaneamente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais